A doença é uma oportunidade de renovação

Por Isaias Costa

desenho-rapaz-na-cama

Hoje vou falar sobre um tema absolutamente incrível e profundo, um tema que muitas pessoas nem fazem ideia da importância: as DOENÇAS do nosso corpo. Ao contrário do que muitos pensam, ter algum tipo de doença séria, que nos obrigue a parar tudo que estamos fazendo para cuidar da saúde, é uma das experiências mais LIBERTADORAS que podemos ter na vida. Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras do grande mestre espiritual Eckhart Tolle.

“Nossa energia física também está sujeita a ciclos. Não consegue estar sempre no máximo. Teremos momentos de baixa e de alta energia. Em alguns períodos, estaremos altamente ativos e criativos, mas em outros tudo vai parecer estagnado, teremos a impressão de não estarmos indo a lugar nenhum, nem conseguindo nada. Um ciclo pode durar de algumas horas a alguns anos e dentro dele pode haver ciclos longos ou curtos. Muitas doenças são provocadas pela luta contra os ciclos de baixa energia, que são fundamentais para uma renovação. Enquanto estivermos identificados com a mente, não poderemos evitar a compulsão de fazer coisas e a tendência para extrair o nosso valor de fatores externos, tais como as conquistas que alcançamos. Isso torna difícil ou impossível para nós aceitarmos os ciclos de baixa e permitirmos que eles aconteçam. Assim, a inteligência do organismo pode assumir o controle, como uma medida auto protetora, e criar uma doença com o objetivo de nos forçar a parar, de modo a permitir que uma necessária renovação possa acontecer.”

Eckhart Tolle

Estas são palavras de um profundidade impressionante. O que o mestre Eckhart quer dizer com elas é que nossa vida é regida o tempo todo por ciclos, SEMPRE. Já reparou que tudo na sua vida tem um começo, um meio e um fim? Isso acontece exatamente por nossa vida ser regida por ciclos. Sempre que, de alguma forma, queremos alterar o fluxo natural dos acontecimentos, o universo (quando digo o universo estou me referindo às situações, às escolhas, os amigos, às palavras que são ditas pelos outros, o que lemos, o que ouvimos, o que assistimos etc etc…) tudo nos dá indicações de que estamos vivendo de forma equivocada e fazendo escolhas que não nos farão crescer e dar o melhor de si.

Ótimo! Esse é o primeiro ponto. O universo sempre nos dá pistas. As pessoas que são mais INTUITIVAS conseguem captar esses sinais e, consequentemente, sofrem menos. Agora quem não é, acaba naturalmente seguindo para o segundo ponto, as DOENÇAS.

A palavra intuição

Mesmo depois de receber diversos sinais, algumas pessoas insistem em fazer escolhas erradas, insistem em não seguir o seu coração, se estressam em demasia, se preocupam, se angustiam, perdem as esperanças pouco a pouco. E no fim, o que acontece é que o nosso corpo, sabiamente, se acomete de uma doença para que, literalmente, PAREMOS tudo que estamos fazendo para reavaliar nossos caminhos, nossas escolhas, pensamentos, sentimentos, comportamentos…

É aqui que se encontra a OPORTUNIDADE de se libertar. Quando isso acontece conosco, depois que nos recuperamos da doença, passamos a enxergar a vida e as situações com um pouco mais de profundidade e alteramos várias das nossas escolhas, passamos a escolher aquilo que não vai nos estressar em demasia, que não vai nos gerar tanto desconforto, que nos traga paz, serenidade e alegria.

Quero falar sobre minha própria experiência com isso. O ano de 2009 acredito que tenha sido um dos anos mais reveladores de toda a minha vida, provavelmente você não estaria lendo esse texto hoje se eu não tivesse passado pelo que passei neste ano. Em 2009 eu quase entrei em depressão, minhas emoções nunca ficaram tão abaladas, porque sempre fui estudioso e dedicado, mas as dificuldades próprias do curso que estudava (Bacharelado em Física), aliado a professores péssimos e extremamente antididáticos, me fizeram ter os piores desempenhos de toda a minha vida. Fui diretamente confrontado com o que fazia de melhor, estudar. O resultado desse choque foi que passei mais da metade do ano doente, vivia gripado, sentindo febre, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, tensões musculares, tive várias micoses na pele etc. Todo esse desequilíbrio me fez PARAR, refletir, e buscar o autoconhecimento como nunca havia feito até então. Eu era louco por matemática, só pensava em contas e problemas matemáticos. Esse caminho incessante pelo autoconhecimento me levou naturalmente a me tornar mais sereno, saudável e feliz. O autoconhecimento me levou a descobrir a minha missão de vida, que é ajudar as pessoas a se tornarem melhores através da escrita e da educação. Provavelmente, se não tivesse sofrido tanto e ficado doente, permanecesse entorpecido até hoje, fechado no meu próprio mundo, sem vislumbrar mudanças e crescer como poderia.

Essa doença me levou pouco a pouco a uma mudança de carreira. Hoje sou professor e escritor. Os sofrimentos que passei me levaram a despertar o lado mais humano que sempre existiu em mim, mas estava adormecido. Hoje minha vida é totalmente diferente e estou cada vez mais feliz. Há outro detalhe que preciso dizer. Quando sentimos que estamos realizando a nossa missão de vida, o corpo e a mente se harmonizam de uma maneira tão bonita que a probabilidade de ficar doente é muito pequena. Raramente fico doente, e quando fico, é algo simples como um resfriado e fico curado em poucos dias. Essa saúde não acontece à toa, por acaso do destino. NÃO. Essa saúde foi conquistada através do autoconhecimento e você também pode adquirir essa saúde mais completa. Tempos atrás compartilhei um texto sobre isso, vale a pena a sua leitura…

Autoconhecimento gera saúde

Contei resumidamente o caminho que trilhei para que você entenda através de um exemplo real que as doenças são na realidade LIBERTADORAS. Se você se identificou com essas palavras, espero que acolha com carinho em seu coração e busque relaxar, se aquietar, entender o que levou você a desenvolver alguma doença séria.

Se quiser ler um pouco mais sobre isso, deixo o link de outro texto que escrevi que trata de outros pontos importantes, o link está logo abaixo…

A calma e a saúde

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

