Como resgatar o nosso verde-amarelo?

Por Isaias Costa

Podemos voltar a sorrir assim...

Podemos voltar a sorrir assim…

Estamos há poucos dias da Copa do Mundo no Brasil. Este é um dos eventos esportivos mais importantes da humanidade e, infelizmente, no nosso país, não vai acontecer como deveria devido a uma série de motivos, mas o principal sabemos bem, que é a CORRUPÇÃO.

Não posso negar que estou um pouco desmotivado com essa Copa e até mesmo para que eu escrevesse esse texto foi difícil. Levei mais de um mês para organizar as ideias, mas a inspiração surgiu mesmo com a minha observação nas ruas da minha cidade, moro em Fortaleza e reparei que não havia enfeites em parte alguma, até mesmo aquelas simples bandeirolas verde-amarelo que nem dá tanto trabalho para fazer, nem elas eu vi. Mas sabe por que isso está acontecendo? Não há nenhuma MOTIVAÇÃO nas pessoas. O que é MOTIVAÇÃO? É um motivo para uma ação. Existe algum motivo para enfeitar as ruas para uma Copa que será uma completa farsa? Cada brasileiro está pensando todos os dias nos bilhões de dólares que foram desviados para o bolso dos políticos pilantras, dos organizadores brasileiros, e de um mar de gente desonesta e sem caráter. As várias obras inacabadas, as ruas cheias de buracos, o trânsito caótico etc. É difícil para as pessoas engolir que o país teve sete anos para preparar a casa para a Copa do Mundo e ainda há diversas obras inacabadas às vésperas do evento. Os sentimentos de amor à pátria e orgulho nacional arrefeceu em quase todas as pessoas e é isso que faz com que as ruas estejam tão feias.

E isso se estende para o próprio comércio, que teve uma grande queda nas vendas, provavelmente teremos prejuízos nas vendas. E se estende até mesmo para os hotéis, o que me deixou embasbacado. Existem vagas em hotéis em praticamente todas as cidades, até mesmo no Rio de Janeiro, sede da Copa, por incrível que pareça.

Agora eu faço uma pergunta bastante reflexiva: Como resgatar o nosso verde-amarelo? É possível? Eu acredito que sim, e vou dizer agora o que acredito ser um possível caminho para isso.

1) Precisamos investir em conhecimento, pois uma pessoa culta e bem informada dificilmente será massacrada por tanta gente pilantra espalhada por todos os lados. Isso tem sido o que mais tenho feito na minha vida e por esse motivo coloquei como sendo o primeiro ponto e o mais fundamental. Eu sempre vou defender a bandeira da EDUCAÇÃO. Todas as mazelas do nosso país só se resolverão através da educação. Pode ter certeza disso…

2) Precisamos fugir do consumismo desenfreado. O Brasil está como está porque as pessoas aceitam serem sugadas até a alma em prestações enormes, juros absurdos, cheques especiais, pré-datados, empréstimos abusivos e por aí vai. Todos nós, sem exceção, devemos desenvolver a mentalidade EMPREENDEDORA. Esta é a mentalidade que fará com que esse espírito de manada seja pouco a pouco extirpado das pessoas e surjam pessoas criativas, donas do seu caminho e autoras da sua própria história. Já pensou o que será dos bancos se nunca mais ninguém fizer empréstimos, investir o seu dinheiro, aprender a poupar e passar a fazer todas as suas compras à vista e com desconto? Eles vão ficar com muita, mas muita raiva mesmo. Ahh! Tenho que repetir que isso só será possível se você compreender o ponto um. É impossível adquirir a mentalidade empreendedora sem um ingrediente básico, é preciso ter determinação e disposição para buscar a EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

3) Tendo educação, sabendo administrar bem o dinheiro, já é parte do caminho para a LIBERDADE. O ponto seguinte é desenvolver a CONSCIÊNCIA, no sentido mais amplo da palavra, buscando a espiritualidade, a interiorização, o senso crítico e a paz. É um processo, nós crescemos em consciência a partir do nosso próprio caminho e das escolhas que fazemos. Ao adquirir essa consciência mais elevada algo surpreendente passa a acontecer conosco, nos tornamos infinitamente menos MANIPULÁVEIS. Preste atenção nas pessoas mais manipuláveis da sociedade brasileira. São as que tem boa educação ou aquelas que estão alienadas e vivendo às custas do Governo? O que você acha que o Governo quer? Será que o Governo quer ver todas as pessoas felizes, harmonizadas e tenso senso crítico? Pois é… Agora já deu para entender porque a Educação brasileira é o que é, não é mesmo?

4) Por que eu falei sobre consciência? Porque ela é absolutamente necessária para se ter CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Se você tiver prestado bastante atenção a forma como enunerei esse caminho para resgatar o verde-amarelo, verá que é possível sim, não é utopia. Através da educação desenvolvemos a mentalidade empreendedora, com a mentalidade empreendedora aprendemos a tratar o dinheiro de uma forma mais inteligente, tendo educação financeira desenvolvemos em nós o que significa a verdadeira liberdade, com a liberdade desenvolvemos a nossa consciência para não ser manipulados pelos pilantras de plantão e tendo uma consciência elevada chegamos ao ponto chave, nos tornamos CIDADÃOS POLÍTICOS, capazes de influenciar as pessoas. Você sabia que pode influenciar as pessoas? Nos tornando cidadãos políticos teremos mais critério na hora de votar, e votaremos em candidatos mais honestos e que estejam comprometidos com suas palavras. Não posso ser ingênuo neste ponto. Claro que não será do dia para a noite que todos os políticos se tornarão honestos e farão seus trabalhos como deve ser, mas digo sem medo que se, verdadeiramente, com desejo de mudança concreta de pensamento, milhões de brasileiros resolverem seguir esses conselhos que acabei de colocar, uma enorme energia de ÉTICA, HONESTIDADE E CONSCIÊNCIA tomará conta deste país, e ele pouco a pouco se tornará bem diferente. O país nada mais é do que o reflexo da sua população. Guarde bem essa frase! Essa é a frase que resume esse texto inteiro… Quantos brasileiros buscam avidamente o conhecimento? Quantos querem adquirir a mentalidade empreendedora? Quantos se aprofundam em educação financeira? Quantos tem como propósito de vida o aprofundamento na espiritualidade? Quantos querem crescer em consciência? Quantos vão atrás de saber em quem estão votando? Suas histórias? Seus passados? Pense sobre isso…

E que venha a Copa do Mundo 2014…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s