Tesão pela vida

Por Isaias Costa

287098_Papel-de-Parede-Menina-Feliz-e-Colorida_1920x1080

Assistindo a uma palestra outro dia, fiquei refletindo sobre uma palavra bem mais ampla do que a maior parte das pessoas acha, a palavra TESÃO.

Ouvi essa palavra sendo proferida pelo grande professor de Filosofia da USP Clóvis de Barros Filho. Ele usou essa palavra para falar sobre a nossa potência de agir e associou isso ao tesão pela vida. Essa comparação é perfeita, pois são a mesma coisa. Quanto maior o meu tesão pela vida, maior é a minha potência de agir. Vou me aprofundar um pouco mais nesse tema.

Sempre que ouvimos ou lemos a palavra tesão, a primeira ideia que surge na nossa mente é SEXO, o que não é errado, pois para haver sexo deve haver tesão. Agora esse pensamento é muito restrito sabia? Eu posso levá-lo para todos os campos da nossa vida. Tesão é quando fazemos algo por prazer. Perceba! O tesão sexual nos dá prazer sexual, o tesão pela vida nos dá prazer em praticamente tudo que fazemos, inclusive o sexo e não somente ele.

Essa é a principal mensagem que quero lhe deixar hoje. Todos nós temos algo que fazemos por prazer e precisamos buscar cada vez mais isso para que tenhamos uma vida mais completa, feliz, realizada. Meu intuito com esse texto não é incitar em você desejo sexual, a internet está escancarada destes conteúdos, o meu desejo é fazer você pensar sobre a sua vida.

Pense: “O que me dá tesão de fazer?”, “O que eu gosto de fazer que faria até mesmo de graça?”, “O que eu faço que não consigo nem perceber a passagem das horas?”, “O que eu tenho predisposição e que disperta o meu lado mais criativo?”, “O que eu faço sem dificuldade que arranca elogios e agradecimentos das pessoas?”. Se faça essas e outras perguntas sem pressa de obter as respostas. Garanto a você que se você parar, respondê-las com sinceridade, pegar um papel e uma caneta para anotar ideias que surjam na sua mente, logo você tenderá cada vez mais a seguir o seu coração, a seguir o caminho de maior crescimento interior. O que desejo a você é que tenha muita coragem, pois é preciso coragem para seguir o coração, esse exercício que estou propondo a você nos leva a ouvir a voz do nosso coração. Eu fiz algo parecido com esse exercício antes de descobrir minha predisposição para a escrita e hoje sei que escrever é uma das coisas que mais me dá tesão na vida.

Imagine como seria o mundo se todas as pessoas tivessem tesão pela vida? Essa jornada de trabalho massacrante que temos hoje deixaria de existir e cada um faria o seu próprio horário, trabalharia com pessoas totalmente afins em termos de pensamento e perspectivas, tudo seria mais harmonioso. Parece um sonho não é mesmo? Porém, esse é um sonho perfeitamente possível de se tornar realidade. Basta ter a vontade (tesão) e a coragem de correr atrás dos sonhos.

Para refletir um pouco mais sobre isso, compartilho um vídeo bem interessante com o filósofo que me inspirou a escrever esse texto, o Clóvis de Barros Filho. Vale a pena assistir a esse vídeo, são 50 minutos de pura descontração e aprendizado…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Tesão pela vida

  1. Lusilane Ribeiro

    Muito interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s