Tesão pela vida

Por Isaias Costa

287098_Papel-de-Parede-Menina-Feliz-e-Colorida_1920x1080

Assistindo a uma palestra outro dia, fiquei refletindo sobre uma palavra bem mais ampla do que a maior parte das pessoas acha, a palavra TESÃO.

Ouvi essa palavra sendo proferida pelo grande professor de Filosofia da USP Clóvis de Barros Filho. Ele usou essa palavra para falar sobre a nossa potência de agir e associou isso ao tesão pela vida. Essa comparação é perfeita, pois são a mesma coisa. Quanto maior o meu tesão pela vida, maior é a minha potência de agir. Vou me aprofundar um pouco mais nesse tema.

Sempre que ouvimos ou lemos a palavra tesão, a primeira ideia que surge na nossa mente é SEXO, o que não é errado, pois para haver sexo deve haver tesão. Agora esse pensamento é muito restrito sabia? Eu posso levá-lo para todos os campos da nossa vida. Tesão é quando fazemos algo por prazer. Perceba! O tesão sexual nos dá prazer sexual, o tesão pela vida nos dá prazer em praticamente tudo que fazemos, inclusive o sexo e não somente ele.

Essa é a principal mensagem que quero lhe deixar hoje. Todos nós temos algo que fazemos por prazer e precisamos buscar cada vez mais isso para que tenhamos uma vida mais completa, feliz, realizada. Meu intuito com esse texto não é incitar em você desejo sexual, a internet está escancarada destes conteúdos, o meu desejo é fazer você pensar sobre a sua vida.

Pense: “O que me dá tesão de fazer?”, “O que eu gosto de fazer que faria até mesmo de graça?”, “O que eu faço que não consigo nem perceber a passagem das horas?”, “O que eu tenho predisposição e que disperta o meu lado mais criativo?”, “O que eu faço sem dificuldade que arranca elogios e agradecimentos das pessoas?”. Se faça essas e outras perguntas sem pressa de obter as respostas. Garanto a você que se você parar, respondê-las com sinceridade, pegar um papel e uma caneta para anotar ideias que surjam na sua mente, logo você tenderá cada vez mais a seguir o seu coração, a seguir o caminho de maior crescimento interior. O que desejo a você é que tenha muita coragem, pois é preciso coragem para seguir o coração, esse exercício que estou propondo a você nos leva a ouvir a voz do nosso coração. Eu fiz algo parecido com esse exercício antes de descobrir minha predisposição para a escrita e hoje sei que escrever é uma das coisas que mais me dá tesão na vida.

Imagine como seria o mundo se todas as pessoas tivessem tesão pela vida? Essa jornada de trabalho massacrante que temos hoje deixaria de existir e cada um faria o seu próprio horário, trabalharia com pessoas totalmente afins em termos de pensamento e perspectivas, tudo seria mais harmonioso. Parece um sonho não é mesmo? Porém, esse é um sonho perfeitamente possível de se tornar realidade. Basta ter a vontade (tesão) e a coragem de correr atrás dos sonhos.

Para refletir um pouco mais sobre isso, compartilho um vídeo bem interessante com o filósofo que me inspirou a escrever esse texto, o Clóvis de Barros Filho. Vale a pena assistir a esse vídeo, são 50 minutos de pura descontração e aprendizado…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Tesão pela vida

  1. Lusilane Ribeiro

    Muito interessante!

Deixe um comentário

