Como devemos nos comportar na Copa do Mundo do Brasil?

Por Isaias Costa

Copa 2010_estadios_Durban

Hoje começa a Copa do Mundo no Brasil. O país está ensandecido. As opiniões das pessoas a respeito deste evento são as mais diversas possíveis, mas, no geral, a aprovação não foi tão grande. A preparação para o evento mostrou o quanto nosso país têm gente corrupta nos altos cargos. É triste ver essa realidade, mas diferente do que muitos fazem, não me isento da culpa de vermos tanta corrupção. Sempre digo, se o Brasil está assim, é porque permitimos que assim ficasse.

Busquei inspiração para falar aos leitores como nós devemos nos comportar durante essa Copa do Mundo e encontrei um texto que certamente ficou bem melhor escrito do que se eu tivesse feito, então resolvi compartilhá-lo. É um texto do jornalista, cartunista, palestrante e escritor Luciano Pires. Meu pensamento é muito parecido com o dele. Para falar a verdade, a única diferença é que não vou assistir aos jogos, não por birra, contraposição, nem nada parecido, é simplesmente porque não gosto de futebol, apenas por isso, se gostasse também assistiria e torceria fervorosamente para o Brasil.

Boa leitura! Espero que goste…

Sempre fui contra esse absurdo de trazer uma Copa do Mundo para o Brasil, por isso estou muito confortável em criticar agora. Só os bobinhos estão se sentindo traídos/enganados/envergonhados.

Entendeu? Sou CONTRA a copa do mundo no Brasil por milhares de motivos, inclusive os que você tem. 

A Copa vai acontecer de qualquer jeito, temos que não aumentar o prejuízo e tratar com educação os visitantes. 

Não é sensato atacar os jogadores, o ônibus, os patrocinadores, os estádios. Eles não têm nada a ver com a decisão de trazer a Copa para o Brasil. 

Vou torcer para o Brasil ganhar, sim senhor. E de 4 x 0 contra a Espanha.  

Sonho em ver o estádio todo cantando o hino nacional de costas, ou com uma fita preta na manga da camisa amarela. Sonho com uma vaia histórica dirigida às autoridades, na mesma intensidade com que o hino será cantado.  

Mas sonho também em ver o estádio todo chorando de emoção, a turma dançando e se abraçando, um turbilhão de energia. Isso é futebol, meu caro. Se você não gosta de futebol, azar seu.
 
Quero ver uma CPI da Copa montada logo após o evento, para investigar os gastos, o não cumprimento de prazos, quem ficou rico, quem se aproveitou. E eu quero ver aqueles mesmos manifestantes que param os ônibus, as ruas os trens, na frente do Congresso exigindo uma CPI “padrão Fifa” (opa!).

Entendeu? Quero ver a mesma energia dos que se manifestam contra tudo isso que está aí, exigindo que a organização da copa do mundo seja passada a limpo.

Quero ver a mesma energia que a turma vai gastar na copa, durante as eleições. Quero ver nas urnas se teremos o mesmo interesse em provar que somos os melhores do mundo.

Quero ver na cadeia quem quebrar vitrines e ônibus, botar fogo em automóveis e sair às ruas para barbarizar.
 
Quero que o maior beneficiário em caso de vitória do Brasil, seja também o maior prejudicado em caso de derrota. Seja ele quem for. 

Quero que OS BRASILEIROS NÃO ESQUEÇAM dos orçamentos explodidos, das promessas feitas e não cumpridas, da falta de investimentos em infraestrutura, dos hospitais na penúria, de tudo aquilo que não recebe a mesma priorização, vontade, evidência, generosidade e atenção que recebeu a copa do mundo. E manifestem-se nas urnas.  

Quero que depois da copa e das eleições os políticos passem a temer o povo. Esse pode ser o grande legado da Copa. 

Agora deixa eu passar minha camisa amarela.

Luciano Pires

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Como devemos nos comportar na Copa do Mundo do Brasil?

  1. Eu já tinha lido esse texto e também me identifico muito com ele. Não sou contra a seleção brasileira, mas sou contra a sujeira que vem acontecendo por trás dela. Espero que o Brasil seja campeão, mas também espero que na hora de votar cada um de nós saibamos escolher melhor os nossos representantes. Sei também que não é uma tarefa fácil escolher algum político que nos represente bem, mas não podemos desistir e jogar a toalha. Temos que vigiar quem nós votamos, antes de escolher temos que ver o histórico do candidato… Enfim, temos que lutar pelo o melhor para nosso país, para nossos filhos. Um grande abraço meu amigo e vamos a luta!

    • Com certeza Genário! Eu gostei muito das palavras do Luciano ao dizer que o grande legado da copa pode ser o medo que os políticos terão das pessoas. A tecla que mais bato quase diariamente é que mudemos nossa mentalidade, pois, como disse no texto “como resgatar o nosso verde-amarelo?”, se as pessoas buscarem crescer em consciência, ética, honestidade, cidadania etc. Uma enorme energia positiva tomará conta desse país e a única coisa que restará aos políticos corruptos é ficarem com medo, pois eles não saberão o que fazer ao lidar com pessoas conscientes e não manipuláveis.
      Nossa! Esse é o meu grande sonho, e cada dia da minha vida quero destinar a levar mais e mais pessoas a refletirem profundamente sobre isso…
      Abraço e muito sucesso!

  2. Minhas respostas no meu blog, deixe a sua opiniao, é de extrema importância para que eu melhore mais, obrigadoo pela leitura, espero que goste, http://andyathletics.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

