A importância do riso e do choro

Por Isaias Costa

laughing baby

Eu admiro muito as sábias palavras do místico oriental Osho e cada vez mais aprendo com ele. Hoje vou fazer uma breve reflexão sobre a importância do riso e do choro para o nosso equilíbrio, harmonia, saúde e felicidade.

“Sorrir é a primeira atividade social e deveria permanecer a atividade social básica. O indivíduo deveria continuar rindo a vida toda. Se você consegue rir em todos os tipos de situação, você se torna capaz de lidar com elas- e isso lhe trará maturidade. Não estou dizendo para não chorar. Na verdade, se você não consegue rir, também não consegue chorar. As duas coisas caminham juntas, fazem parte de um mesmo fenômeno: ser verdadeiro e autêntico.

Há milhões de pessoas cujas lágrimas já secaram; os olhos delas perderam o brilho, a profundidade; perderam a água- porque não podem chorar, não podem prantear; as lágrimas não fluem naturalmente. Se o riso é deficiente, as lágrimas também se tornam deficientes. Só uma pessoa que ri bem pode chorar bem, então você está vivo. Um homem morto não ri nem chora. Um homem morto pode ser sério. Observe: olhe para um cadáver – o homem morto pode ser sério de uma maneira mais habilidosa que você. Só um homem vivo pode rir, soluçar e chorar.

O riso traz força. Hoje, até a ciência médica sabe que o riso é um dos remédios mais profundos que a natureza fornece ao homem. Se você puder rir quando está doente, recuperará sua saúde muito mais rapidamente. Se não puder rir, ainda que esteja saudável, cedo ou tarde perderá a saúde e ficará doente.”

Osho

Logo no início ele fala sobre algo que poucas pessoas se dão conta, o riso e a maturidade. As pessoas mais sérias da sociedade tem uma falsa impressão de que aqueles que riem demais são imaturos. Grande engano! Na verdade é o contrário, aqueles que conseguem enxergar a vida e o mundo com o olhar de uma criança, com pureza e vendo sentido nas pequenas coisas, estas sim são mais maduras. É muito fácil confundir maturidade com responsabilidade, com seriedade, com compromisso etc. Mas isso tudo não é a maturidade, é apenas parte dela, entende? As pessoas estão cada vez mais infelizes porque não conseguem relaxar, se aquietar, parar e apreciar o simples, o essencial. Estão presas nos seus trabalhos, nas suas obrigações, nos seus horários, nas suas agendas, e esquecem o essencial. Rir da vida, dos acontecimentos e, principalmente, rir de si mesmo, é um verdadeiro remédio, e traz harmonia, saúde, paz e logicamente, maturidade.

Eu já falei aqui sobre a importância das lágrimas, elas existem para purificar, para limpar, para renovar nossa alma e nosso espírito. Quando choramos, eliminamos energias negativas e abrimos espaço dentro dos nossos corações para novas experiências e vivências. Gosto de associar o choro com um copo cheio de água, ele representa o transbordamento de sua água, o copo cheio demais não suporta tanta água e é obrigado e expulsar a parte em excesso. As lágrimas eliminam o excesso das nossas dores, para que nos purifiquemos. É por isso que quando rompemos algum relacionamento amoroso choramos tanto, porque é muita dor para ser administrada, e a forma que o nosso corpo tem de administrá-la é através das lágrimas. O Osho também tem algumas palavras simplesmente perfeitas para explicar porque choramos e a importância das lágrimas. Leia com atenção.

“As pessoas perderam quase que completamente a dimensão das lágrimas. Elas só as deixam sair quando estão em profundo estado de dor ou sofrimento. Esqueceram-se de que as lágrimas também podem ser de felicidade, de enorme prazer, de celebração.

As lágrimas não têm nada a ver com o sofrimento ou a felicidade. Elas têm a ver com qualquer coisa que seja muito profunda e precise transbordar. Pode ser felicidade, pode ser tristeza.

Qualquer coisa que seja intensa demais, impossível de conter, algo que transborde: a xícara ficou cheia demais. As lágrimas saem desse excesso. Então, dê a elas o seu devido valor.”

Osho

lagrima

Agora aqui vem uma das mensagem mais importantes destes textos do Osho. Só ri e chora quem está vivo. Ele se utiliza desta linguagem de morte de uma maneira muito sábia. Ele não está falando da morte biológica, mas da morte do espírito. Quando nosso espírito morre, nós morremos também, mas mesmo assim, podemos continuar habitando a terra, como se fôssemos zumbis. Respiramos, nos alimentamos, trabalhamos, mas não vemos um sentido maior para as nossas vidas. E, infelizmente, existem mais pessoas nestas condições do que se imagina. É por isso que tantas doenças vêm se alastrando, em especial a depressão, que já é considerada o mal do século.

Uma vez eu li em um artigo que encontraram na bíblia do Frei Tito (que foi duramente torturado na época da ditadura militar) os seguintes dizeres: “É melhor morrer do que perder a vida”. Essa frase é de uma profundidade absolutamente fora do comum. O que ela quer dizer? Exatamente o que foi exposto acima. Quando você “perde a vida”, você perde o seu sentido, nada mais faz sentido, então você já está morto, mesmo que respirando. Então o que o Frei Tito fez foi se suicidar antes que isso acontecesse, ou seja, antes que ele não conseguisse mais ver sentido algum na sua vida a ponto de passar o resto de seus dias como um zumbi. Eu admiro muito este homem, ele tinha um coração muito humano e solidário. Certamente foi uma das maiores perdas do final do século XX…

Para concluir. A mensagem final do Osho é sobre a saúde. O riso nos dá saúde e harmonia. Não há como uma doença se instalar em um corpo equilibrado, isso é quase impossível. A doença é fruto do nosso desequilíbrio, primeiramente na mente, em seguida no corpo. Também escrevi um pouco mais detalhadamente sobre isso, se quiser ler, deixo o link abaixo.

Rir é o melhor remédio

Portanto! Lembre-se sempre que o riso e o choro são terapêuticos. Eles nos ajudam a nos equilibrar e harmonizar nossas emoções…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A importância do riso e do choro

  1. Neusa Rocha

    Lindo Texto!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s