Como colocar o mundo em ordem?

Por Isaias Costa

ontem-eu-era-inteligente

“Ontem eu era inteligente, queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, estou mudando a mim mesmo”. Essa é uma das frases mais verdadeiras que já li em toda minha vida. Só é possível mudar o mundo a partir de uma profunda mudança interior. Eu tenho o desejo de me tornar sábio e estou buscando esse caminho de mudança interior. Sou repleto de defeitos, erro muito, todos os dias, mas sei que tendo como propósito a evolução constante, posso crescer e através do meu exemplo, ajudar este mundo.

Lendo algumas palavras do filósofo da antiguidade Confúcio, fiquei encantado com sua visão tão abrangente, um homem que já partiu há mais de 2500 anos e continua tão atual quanto no seu tempo.

“Para se colocar o mundo em ordem, precisamos primeiro colocar a nação em ordem; para colocarmos a nação em ordem, precisamos primeiramente colocar a família em ordem. Para colocar a família em ordem, primeiramente temos que cultivar nossa vida pessoal; precisamos colocar nosso coração em ordem.”

 

Sempre as grandes mudanças acontecem a partir das pequenas. Para que uma elevação do nível de consciência atinja todo o planeta, ela deve começar por cada um de nós, por você que lê esse texto agora, e por mim que o escreveu. Nada de ficar pensando e falando: “Mas fulano de tal rouba, mente, trapaceia, trai etc…”. Os outros são os outros. A única coisa que importa é você, seu caráter, sua integridade, seu coração, seus sentimentos. Muitas pessoas não crescem como poderiam porque se prendem a COMPARAÇÕES. Já coloquei essa frase aqui uma vez, mas vou repeti-la:

“Durante a vida você aprende que não se deve comparar-se com os outros, mas com o melhor que você pode ser…”

William Shakespeare

Hoje eu fui mais amoroso que ontem, mais humilde, mais desapegado, mais compassivo, mais generoso… maravilhoso. Tome cada melhora como mais um degrau no crescimento pessoal que nunca tem fim. Lembre-se que sempre podemos ser melhores, mas essa mudança é absolutamente individual, e não deve ser buscada como quem busca um prêmio. NÃO. Deve ser buscada porque você quer crescer em consciência e quer fazer deste mundo um lugar melhor. Quem tenta melhorar e se mostrar como alguém virtuoso só para se vangloriar ou para esperar um prêmio NOBEL da paz, sinto dizer, vai se frustrar e estar apenas se autoenganando. Procure ser melhor pelo simples fato de saber que isso fará de você uma pessoa sábia. É isso que eu quero. Você também?

Todos os dias lembro as conhecidas palavras do grande Renato Russo proferidas no seu célebre show ao vivo que virou o álbum “Como é que se diz eu te amo”. Em uma das músicas ele diz assim:

“Vocês vão fazer alguma coisa pra consertar as suas próprias vidas? Eu cheguei a seguinte conclusão, não adianta consertar o resto, consertar a gente, ajuda pra caramba…”

Consertar a gente. É desta forma que se conserta o mundo…

Para finalizar. Compartilho uma historinha que provavelmente você já leu e que tem tudo a ver com o que falei aqui. Pense com carinho nestas palavras…

menino_mundo


Como consertar o mundo?

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava!

Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou-o ao filho dizendo:

– Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho.

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas, depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:

– Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!

A princípio o pai não deu crédito as palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.

Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

– Você não sabia como era o mundo, meu filho, então como conseguiu?

– Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Como colocar o mundo em ordem?

  1. Eloisa

    Oi Isaías!
    Grata pelo texto! Bem escrito, simples e profundo, “certo e reto”, como dizem os mineiros. Valeu! Um bom mês de julho pra você, bem consertador..rs
    Abraço,
    Eloisa

  2. Crasso

    Excelente texto, como sempre. Gostei da história do cientista, não conhecia.

  3. Como sempre, belíssimos textos para refletir…

Deixe uma resposta

