Aprendendo a ser um líder com o jogador David Luiz

Por Isaias Costa

Um grande jogador e grande ser humano também...

Um grande jogador e grande ser humano também…

Eu e todos os brasileiros realmente ficamos tristes com a derrota histórica do Brasil na Copa do Mundo por 7 x 1 contra a Alemanha. A pior derrota da seleção em toda a história do futebol brasileiro. Compartilho abaixo as palavras que publiquei no facebook sobre um aprendizado desta copa para a nossa vida. Em seguida farei uma breve reflexão sobre o David Luiz e sua lição de liderança para todos nós.

UMA LIÇÃO DA COPA DO MUNDO PARA A VIDA

Não sou de falar de futebol, mas a tristeza que senti com esse jogo me levou a isso. Essa derrota terrível da seleção brasileira na copa pode nos ensinar algo muito bom para a vida.

Eu observei com atenção o comportamento dos jogadores da Argélia no jogo contra a Alemanha e vi o quanto eles jogaram com raça, com garra, com vontade de vencer, com vontade de colocar o coração em campo.

O Brasil se confiou demais nas suas estrelas, principalmente o Neymar, que era o principal jogador, mas esqueceram que deveriam desenvolver seus talentos individuais. Um time se faz com 11 jogadores e não com um só.

Algo que não vi em lugar nenhum ninguém falar é que os jogadores não se miraram no Neymar para ser tão bom quanto ele. Acho que eles pensavam: “Temos Neymar! Estamos seguros…”. Isso é pensamento de gente fracassada.

Faltou atitude de campeões nesses jogadores. Levaram gols e ficaram logo abatidos, com cara de derrotados. Os jogadores da Argélia fizeram um gol na Alemanha nos últimos minutos da prorrogação, um gol muito bonito por sinal.

Falei para todos os meus amigos que o Brasil não precisava se mirar nos grandes, estudar o jogo dos grandes. O que o time precisava era se mirar na garra, na força e na determinação dos Argelianos.

Posso estar enganado, mas se o Brasil tentasse imitar o jogo dos Argelianos, poderiam até perder, mas não seria a derrota vergonhosa e histórica que acabamos de testemunhar.

Tirei essa grande lição da copa do mundo no Brasil. Nunca subestimar ninguém. Em minha opinião, a Argélia, principalmente, depois a Costa Rica, foram as grandes revelações. Times que nunca triunfaram, mas desta vez triunfaram em terras brasileiras.

Que em 2018 o Brasil queira tirar lições dos times considerados pequeninos e que se agigantaram através da raça, garra e determinação.

E que nós, em nossas vidas, aprendamos a nos tornar grandes e sábios através dos pequeninos…

****

Eu fiquei emocionado com as palavras do jogador David Luiz após o jogo. Ele, sem dúvida alguma, é um verdadeiro líder. Suas palavras são pura liderança.

Na entrevista ele apenas se desculpa e diz que ficou triste por não ter conseguido dar essa alegria aos brasileiros. Prestei muita atenção quando ele disse que o Brasil poderia ter essa alegria pelo menos no futebol, PELO MENOS. Só com grande atenção às suas palavras para entender o que ele quis dizer. Ele veio de uma realidade dura, pobre, e deu a volta por cima, correu atrás dos seus sonhos e teve uma das melhores atuações não só do Brasil, mas da Copa do Mundo.

O que faz com que o David Luiz seja um jogador diferenciado é a sua HUMILDADE, aqueles que se colocam como pequenos são os que se tornam grandes, são os que triunfam.

Eu fiquei encantado ao ouvir sua entrevista ao perceber que em nenhum momento, absolutamente em nenhum momento, ele tentou JUSTIFICAR os erros do Brasil. Essa é a atitude de um líder verdadeiro, nunca, jamais inventa desculpa para os erros, o Brasil não jogou bem e ele admitiu isso com cabeça erguida.

Esse jogador incrível vai muito, muito mais longe mesmo. A sua humildade, sinceridade, transparência, vontade de dar o melhor de si, respeito com os colegas, desejo de honrar os jogadores que perderam (como o que aconteceu com a Colômbia, em que ele pediu para que a arquibancada aplaudisse o jogador destaque do time), seu carinho com os outros jogadores, sua fé e entrega da sua vida nas mãos de Deus, tudo, tudo leva a concluir que ele é um grande, um imenso líder. A sua energia pessoal é contagiante.

Veja só quais são as palavras de um líder de verdade.

“Hoje foi um dia de muita tristeza, mas também de muito APRENDIZADO. Na minha vida eu aprendi desde cedo a ser homem em todos os momentos. Eu assumo tudo.

Eles jogaram melhor, se prepararam melhor. O nosso sonho acabou, não da forma como a gente queria. Mas eu nunca, nunca vou desistir. E ainda vou dar alegria para os brasileiros.”

David Luiz– Entrevista para a rede Globo

****

Ele tomou essa terrível derrota como um aprendizado. Esse aprendizado é para ser ainda melhor. Tenho certeza absoluta que ele vai treinar para se tornar ainda melhor. Isso é o que faz todo e qualquer líder. Fracassa e coloca seu fracasso como uma alavanca para o sucesso.

O fracasso como uma alavanca

Muito obrigado David Luiz, por ser um exemplo de jogador, de ser humano e de líder. Torço pelo seu brilho que é mais do que certo. Você é um ser humano que nasceu para brilhar e certamente vai realizar sim o seu desejo de alegrar os brasileiros com sua atuação pela seleção brasileira.

Em 2018, estarei torcendo por você com todas as energias. Força a você e a todos os outros jogadores da seleção…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s