Qual será o legado da Copa do Mundo no Brasil?

Por Isaias Costa

1376935002135-copa-torcida

A Copa do Mundo do Brasil terminou de forma vergonhosa para o time da casa, perder de 7 x 1 para a Alemanha. O povo brasileiro ficou triste, mas passou. Agora o que devemos fazer é pensar na pergunta fatídica proferida desde muito tempo, principalmente nos meses que antecederam a Copa. Qual será o legado da Copa do Mundo no Brasil? Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras que li na internet, mas não sei de quem é a autoria, foi um texto que se espalhou pelo whatsapp.

“Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem. Serve de exemplo para as gerações de crianças que saberão que para vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar. Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, que ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro. Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformadora em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo. A Alemanha ganha com maestria e merecimento. Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade.

Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando… Que amor à pátria é esse! Já chega! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para nos agigantarmos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos para uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só do seu futebol…”

Eu sempre falo sobre a importância da honestidade, do caráter, do conhecimento, do esforço… Esse texto vem reforçar tudo o que frequentemente escrevo. O grande legado que essa Copa do Mundo no Brasil pode nos deixar é fazer os brasileiros acabarem com essa fama de “jeitinho brasileiro”. Eu tenho abuso desse termo. É um termo que revela as mazelas do país de um jeito malandro. Não existe malandragem nenhuma que faça ninguém brilhar, se destacar, alcançar a vitória.

Eu defendo e sempre defenderei a bandeira da Educação. Sou professor e bem antes de ensinar os conteúdos, procuro ensinar aos meus alunos a importância de ser honesto, de se superar dia após dia, de seguir os próprios sonhos e não os sonhos dos outros, de acreditar no potencial interior etc. Quase tudo que falo por aqui também falo para os meus alunos.

A partir da Educação e de uma mudança de mentalidade, tudo o mais pode mudar para melhor. Elevando a nossa consciência acabamos com essa história de “jeitinho brasileiro”, de corrupção, de falcatruas, de desvios de verbas.

Estamos nos aproximando das eleições. Precisamos agora pensar em quem vamos eleger, em quem vai governar os estados, o país, as maiores decisões.

Precisamos deixar tanta preguiça de ir atrás de mais conhecimento, em todos os sentidos. A Educação não se resume a formal das escolas, universidades e cursos. Para que o Brasil mude de fato e vejamos um futuro melhor, precisamos investir em Educação Financeira, aprender um pouco sobre Economia e Administração. Precisamos cuidar do que asssitimos na TV, do que consumimos, como consumimos e porque consumimos. Precisamos desenvolver nossa espiritualidade (com ou sem religiões), buscar mais a presença das pessoas que amamos e menos o contato puramente virtual. Precisamos investir na saúde do nosso corpo, praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, buscar alguma atividade relaxante, algum tipo de prática meditativa ou contemplativa, cuidar mais e melhor da nossa natureza, das plantas, dos mares, do ar que a gente respira, da água que nós bebemos.

É fácil cuidar disso tudo e estar atento a todos esses pontos? Não. Mas é preciso. Uma mudança real e definitiva só acontecerá quando se mexer na base, naquilo que há de mais profundo nas nossas mazelas humanas.

Eu penso que esse é o legado que essa copa do mundo pode nos trazer. Pode ser um legado utópico. Sei disso. Mas tenho consciência de que, se minhas palavras conseguirem atingir pelo menos uma pessoa, já terei feito a minha parte… Pense sobre isso…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Qual será o legado da Copa do Mundo no Brasil?

  1. Nossa! Acredito ser uma das melhores leituras que já contemplei… Fantástico!

  2. Republicou isso em Semente Azedae comentado:
    Normalmente não publico textos que não sejam de minha autoria nesse blog, mas esse texto é simplesmente maravilhoso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s