3 caminhos para o sucesso

Por Isaias Costa

sucesso

Outro dia li um excelente artigo do grande filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella chamado “Sábia consciência”, no qual ele falava sobre 3 caminhos para se chegar ao sucesso, segundo um monge budista de nome Beda. Abaixo transcrevo um pequeno trecho deste artigo:

“É imprescindível revisitar um monge beneditino que, há aproximadamente 1.300 anos, viveu na Inglaterra: Beda, que, além de ter sido santificado pela igreja do período, era chamado também de o Venerável. Tamanha foi a erudição e a honestidade narrativa que sustentou ao escrever uma trajetória de seu país- desde a ocupação romana até aqueles dias- que sua obra tornou-se referência para os estudos históricos medievais.

Um homem como ele, pleno de conhecimentos e admirado pela imensa capacidade intelectual, conseguiu não ser vítima da presunção que acomete a muitos e muitas nessa condição ou, até, longe dela; Beda nos legou (com validade indeterminada!) uma prescrição em forma de advertência, na qual diz que há três caminhos para a infelicidade (ou fracasso): 1) não ensinar o que se sabe; 2) não praticar o que se ensina; 3) não perguntar o que se ignora.

Uma tríade assim arremessa a idéia de sucesso para muito além do que muitos acreditam nos nossos modernos tempos; poderíamos dizer -retomando pelo positivo as três advertências de Beda- que o sucesso está na generosidade mental (ensinar o que sabe), na honestidade moral (praticar o que ensina) e na humildade inteligente (perguntar o que ignora). Nesse sentido, o ensinamento do monge está impregnado do que entendemos ser a sabedoria ou, mais ainda, a sapiência.”

É muito importante notar que esses caminhos além de levarem ao sucesso também levam à sabedoria, pois nos remetem a valores e princípios nobres: generosidade, honestidade e humildade. Com essas virtudes vivenciadas no dia a dia, podemos revolucionar nossa qualidade de vida e pouco a pouco a de muitas outras pessoas.

As advertências de Beda são muito importantes e vou falar brevemente sobre cada uma: 1) não ensinar o que se sabe; 2) não praticar o que se ensina; 3) não perguntar o que se ignora.

1) Eu procuro estar sempre aprendendo coisas novas e me sinto quase que na obrigação de ensinar o que estou aprendendo para as outras pessoas. Seria muito egoísmo de minha parte se guardasse tudo para mim. Eu fico muito feliz em compartilhar meus conhecimentos e ver o quanto ele está fazendo bem aos que leem. Essa sensação não tem preço e me realiza de verdade. Tenho certeza que essa minha pequena atiude frente a esse blog me ajuda a alcançar o sucesso desde as pequenas coisas até as maiores. Portanto, compartilhe o que você sabe! O mundo inteiro agradecerá por essa tomada de atitude.

2) Eu realmente procuro viver aquilo que escrevo. Seria muita hipocrisia da minha parte escrever uma coisa e viver outra. Inclusive, constantemente escrevo sobre minhas falhas, meus medos, minhas angústias, pois sou humano, tão humano quanto você que me lê agora. Eu faço questão de não esconder as minhas falhas e imperfeições, pois sei que são elas que vão lapidando um Isaias melhor a cada dia. Pense sobre isso…

A escultura chamada ser humano

3) Essa é fundamental, pois muitas vezes somos movidos pelo EGO, por um orgulho exacerbado que nos mata aos poucos. Perguntar, questionar, duvidar, não aceitar tudo etc, é o caminho para conquistar a sabedoria. A sabedoria nasce da dúvida. Já pensou? Como pode ser sábio alguém cheio de certezas? De verdades? É impossível! Nessa hora me vem em mente as sábias palavras do mestre Rubem Alves:

“As pessoas, para serem belas e amadas,
precisam ter um vazio dentro delas.
A maioria acha o contrário;
pensa que o bom é ser cheio.
Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria
e falam sem parar.
São umas chatas quando não são autoritárias.
Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar.
A essas pessoas é fácil amar.
Elas estão cheias de vazio.
E é no vazio da distância que vive a saudade…”

Portanto. Pergunte! Questione-se! Duvide! Desta forma o sucesso certamente virá até você.

A arte da dúvida

Para terminar, não sei se você percebeu, mas esses caminhos para o sucesso também nos levam a ter mais felicidade na vida, pois quem é generoso, honesto e humilde, certamente também é feliz. Esses três caminhos para o sucesso também são os mesmos para a sabedoria e para a felicidade. Guarde-os com carinho e procure segui-los, tenho certeza que logo você colherá os frutos positivos desta escolha e decisão…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

