A sabedoria não está só nos livros

Por Isaias Costa

elindomablewillhunting_g-e1332184192692

Tempos atrás fiz uma breve abordagem sobre o filme “Gênio Indomável”, mas se trata de um filme riquíssimo de ensinamentos e, com certeza, deixei de abordar muitos tópicos interessantes sobre ele. Aos que não leram segue o link.

Gênio indomável

Hoje vou fazer uma breve reflexão sobre uma das principais cenas desse filme (sugiro que assista antes de continuar a ler o texto).

Nessa cena do filme o professor Sean dá uma verdadeira lição de vida extremamente amadurecida para o Will. Ele fala de forma tão sincera e convincente que o Will fica completamente sem palavras. Essas palavras lhe tocaram o fundo da alma, primeiro por causa da SINCERIDADE do Sean, segundo porque eram verdadeiramente SÁBIAS e com o intuito de AJUDÁ-LO. O Sean falou sobre a vida, sobre o amor, sobre as escolhas e sobre ser amado de verdade.

O que mais quero comentar sobre esse vídeo é com relação a sabedoria adquirida na vida. O Will não sabia o que era ser sábio, sabia ser apenas inteligente. Entre inteligência e sabedoria há um abismo separando. Ele tinha um conhecimento vastíssimo, mas não entendia nada das coisas do coração, por isso sofria tanto e tinha tantos transtornos. Ele julgou o professor Sean sem saber o que realmente se passava na sua vida. O julgamento precipitado é algo que todos nós podemos cometer e se arrepender depois. Eu estou procurando a cada dia evoluir nesse sentido, não é tão fácil, muitas vezes pré-julgamos alguém sem nem saber a sua realidade, seu comportamento, sua índole, seu caráter. Muito cuidado com isso…

Sabedoria e Conhecimento

A sabedoria pode ser adquirida com os livros, mas apenas uma pequena parte dela. A maior sabedoria se adquire com a VIDA e com as PESSOAS. Eu já falei em outros textos que possuo verdadeiros amigos que me fazem ser melhor a cada dia e sinto que realmente preciso deles na minha vida. Sem eles a minha vida não teria o brilho que tem, e o professor Sean falou isso ao Will de forma magnífica. O vazio deixado pela perda da sua esposa era um vazio que jamais seria preenchido, ele aprendeu a conviver com a perda, mas jamais esqueceu.

Outra coisa que quero apenas frisar, pois já comentei bastante em outro post é sobre o sentido do conhecimento em nossas vidas. Ele serve para nos fazermos ser melhores do que já somos e para fazermos cada vez mais o bem aos outros. Se você não leu, segue o link com o texto.

Para que serve o conhecimento?

Para concluir vou falar sobre o mais delicado. O AMOR. Falar sobre amor só toca profundamente uma pessoa se você vive isso. As palavras ditas pelo professor Sean são como um refrigério para os ouvidos de praticamente todas as mulheres, porque elas são sensíveis por natureza e quando amam alguém de verdade são como anjos, o amor de uma mulher é uma força infinita e feliz do homem que encontra esse amor, ele terá uma satisfação e um prazer em viver que não tem palavras para descrever, mas eu digo e repito, um relacionamento assim só é possível se houver a palavra mágica: SINCERIDADE. Um relacionamento profundo acontece quando você se mostra sem máscaras a pessoa amada. É por isso que no mundo de hoje tanta gente diz que o amor não existe ou é fantasia, ou coisa de cinema, porque a maioria das pessoas insiste em viver com máscaras e, por isso, não experimentam o amor verdadeiro. Se você quiser se abrir para o verdadeiro amor seja sincero com você mesmo e com todos os outros. Vou deixar como sugestão de leitura um post em que coloquei uma definição mais próxima que encontrei da palavra AMOR, que possui milhares de significados…

Uma definição do amor

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s