De que forma você ajuda os outros?

Por Isaias Costa

renata_quintela

Recentemente escrevi um texto falando sobre a ética na nossa vida e que ela é construída no dia a dia, a partir das pequenas atitudes. Se você ainda não o leu, deixo o link logo abaixo.

A ética se constrói nas pequenas atitudes

Nesse texto, eu dou o exemplo de uma mulher que perdeu o envelope com o dinheiro para pagar todas as contas do mês e um rapaz a devolveu intacto. O rapaz teve um ato bastante ético e ela o agradeceu com sinceridade.

Agora eu quero lhe fazer uma pergunta bem simples. Imagine que essa situação tenha acontecido com você e que tenha tomado a mesma atitude do rapaz de devolver o dinheiro com as contas. Agora imagine que ao devolver, a mulher apenas tenha recebido, virado as costas e ido embora, sem dizer uma única palavra!

O que você pensaria nesse momento?

Sabe o que a maior parte das pessoas pensa? “Que ingrata! Devolvo seu dinheiro e ela nem para dizer um simples obrigado! Onde estão seus modos, sua educação? Da próxima vez não vou dar uma de besta, vou ficar com o dinheiro para mim…”

Sabe o que eu digo para todos aqueles que têm esse pensamento? Ainda não sabem o que é ter uma atitude GENUINAMENTE ÉTICA. Uma coisa é ser ético, outra coisa bem diferente é quando a ética faz parte dos seus valores mais intrínsecos.

Eu gosto de me questionar sempre e gosto também de levar meus leitores a se questionarem junto comigo.

Em minha opinião, o que nos engrandece como seres humanos é fazer o bem, independente da forma como somos tratados, como as situações transcorrem, independente de elogios, críticas, congratulações ou qualquer outra coisa que infle o nosso ego.

O grande desafio na nossa vida é se desvencilhar dos comportamentos mesquinhos alimentados pelo nosso ego. Nós temos uma espécie de necessidade de ser elogiados quando fazemos algo de bom, quando isso não acontece, frequentemente nos sentimos frustrados. É preciso bastante exercício e aprofundamento no autoconhecimento para mudar essa realidade tão comum.

O que quero sugerir a você através desse exemplo é que faça o bem sempre, mesmo que a outra pessoa seja estúpida. Agir assim fará de você um ser humano cada vez melhor dia após dia.

Não espere que as pessoas venham elogiar algo que tenha feito, simplesmente faça e pronto, porque você quer crescer como ser humano, quer fazer o bem, quer ajudar as pessoas, quer minimizar as dores do mundo ao seu redor.

Muitas vezes o elogio que esperamos nunca vem ou demora anos para vir. Faça como se nunca fosse receber elogio algum. Sabe um grande mestre que nos ensinou isso de “n” formas diferentes? Seu nome é Jesus Cristo. Uma frase sua extremamente conhecida, mas pouco vivida é essa aqui: “Que a sua mão esquerda não veja o que a direita faz…”. Ou seja, não faça nada esperando recompensas. Quem faz isso é mesquinho não só nas atitudes, mas no coração. É alguém que falsamente se mostra como generoso, mas na realidade é um egoísta disfarçado.

Reflita sobre essas poucas palavras e viva a verdadeira ética, essa que toma conta de nossa interioridade ao ponto de cada vez mais nos desvencilharmos do nosso ego. Não é fácil, eu sei disso, mas é possível e é um caminho que todos aqueles que querem crescer em consciência e amor devem seguir…

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “De que forma você ajuda os outros?

  1. Cleusa da Costa Teixeira

    Interessante. Gosto muito dos seus textos e costumo repassar para os meus Amigos, via e-mail e algumas vezes compartilhando no Face também. E de repente, ao ler este, me dei conta que ainda não havia feito qualquer comentário dirigido a você. Creio que seus leitores já devem ter falado tudo que eu gostaria de dizer, mas quero deixar registrada a profunda admiração que eu sinto pela sua sensibilidade e pela maneira como consegue tocar os nossos corações. Obrigada por me presentear diariamente!

    • Eu que agradeço Cleusa. É um prazer para mim compartilhar experiências por mim vividas e as sabedorias que fui adquirindo ao longo da vida através de tantas pessoas boas que surgiram no meu caminho.
      Meu desejo é crescer junto com todos os leitores, como uma família, onde todos estão reunidos com o mesmo ideal, se tornar seres humanos melhores.
      Grande abraço!

Deixe uma resposta

