Teimosia e persistência

Por Isaias Costa

persistencia-a-chave-para-o-sucesso-10

As palavras teimosia e persistência muitas vezes são confundidas, mas elas são utilizadas em contextos completamente diferentes. Para refletir sobre isso, compartilho algumas palavras da conferencista Heloísa Capelas:

Teimosia ou persistência?

A sensação de frustração decorrente dos sonhos não realizados surge da não aceitação do esforço e tempo a serem conjugados naquela direção. E, ainda, da incapacidade de avaliar quais comportamentos devem ser modificados até que se esteja, de fato, pronto a alcançar tal realização.

Com frequência, a busca pela concretização de uma meta esbarra em obstáculos e, diante deles, cabe a cada um de nós avaliar o que deu certo e o que deu errado. Essa trajetória, por vezes, nos proporciona aprendizados únicos, ainda que não nos leve diretamente ao objetivo esperado. Sendo assim, a verdadeira questão é: o que você aprendeu com isso? Se esse caminho não deu certo, qual outro pode percorrer em direção ao seu real desejo?

Observe que essa é a diferença entre a teimosia e a persistência. A primeira fará com que repita as mesmas ações incessantemente em busca do seu objetivo; a segunda o levará a encontrar meios e possibilidades diferentes para alcançá-lo.

Lembre-se que, consciente ou inconscientemente, cada pessoa planeja a própria trajetória. O que você vive hoje é fruto das decisões que tomou no passado. Da mesma forma, as escolhas que fizer no momento presente determinarão como será seu futuro. Onde, como e com quem você deseja estar em alguns anos?

O autoconhecimento pode ajudá-lo a se livrar da sensação de frustração que o impede de seguir em frente e permitirá que encontre essas respostas. A partir dele, poderá identificar com clareza quais ações e pensamentos o ajudarão a caminhar com plenitude em direção às suas verdadeiras vontades.

****

A ideia central para diferenciar teimosia de persistência é essa: “Observe que essa é a diferença entre a teimosia e a persistência. A primeira fará com que repita as mesmas ações incessantemente em busca do seu objetivo; a segunda o levará a encontrar meios e possibilidades diferentes para alcançá-lo”, e o caminho para ser mais persistente e menos teimoso deve passar pelo autoconhecimento, quanto mais nos conhecemos, mais conscientes nos tornamos e, consequentemente, melhores escolhas vamos fazendo. Eu percebo que a teimosia é um comportamento típico de pessoas que não amadureceram emocionalmente, e quase sempre o resultado final dos que optam por ela é a FRUSTRAÇÃO, pois a frustração nada mais é do que a tristeza decorrente de uma enorme energia gasta com algo que foi em vão e não levou a crescimento e aperfeiçoamento pessoal. Eu já me frustrei diversas vezes por conta da minha teimosia (um dos meus maiores defeitos e admito isso!), mas hoje em dia bem menos, porque busquei e continuo buscando incessantemente o autoconhecimento. Desta forma, estou fazendo melhores escolhas e me sentindo muito mais realizado, estou me tornando persistente com aquilo que sei que contribuirá tanto para mim como para os outros.

Vou citar um exemplo simples de persistência, este blog. Já pensei em desistir dele algumas vezes, principalmente nos primeiros meses, quando eu via pouquíssimos acessos e comentários. Mas sempre houve uma grande força dentro de mim que me levou a continuar escrevendo e já vejo os vários frutos que este meu trabalho está despertando tanto em mim como nos meus leitores. Percebo a pessoa que estou me tornando pouco a pouco e, através dos comentários e compartilhamentos, o impacto das minhas palavras sobre os leitores. Gosto sempre de lembrar a história das estrelas do mar morrendo na beira da praia. Penso daquela forma, meu trabalho pode ser pequeno, mas sei que está fazendo diferença na vida de alguém, e isso é mais que suficiente para que eu me sinta realizado. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho o texto que traz esse ensinamento, que é o que carrego comigo todos os dias…

Visão com ação pode mudar o mundo

Vamos ser mais persistentes e menos teimosos. Agora você já sabe! O caminho para conquistar essa mudança se chama AUTOCONHECIMENTO

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

