O Brasil deveria ser governado pelas crianças

Por Isaias Costa

candidatos-presidente3

Esse texto que você lê agora partiu “literalmente” de um sonho. Acordei esta madrugada com um insight que tive e uma música “martelando” a minha mente.

Não pude continuar a dormir sem registrar esses pensamentos.

Quanto mais o tempo passa e maduro eu vou ficando, vou descobrindo uma verdade que parece ilusão para a maior parte das pessoas, mas para meus olhos de menino inocente, é tão real e vívido quanto a natureza, o amor ou Deus.

Esta verdade é que os seres mais iluminados do nosso planeta, os nossos mestres, são as crianças. Pode discordar de mim, mas o mais íntimo dos meus pensamentos me revela isso.

Fui dormir pensando no debate entre os presidenciáveis de 2014 no SBT, realizado na segunda-feira (01/03). Indignado com tantas baboseiras ditas por quase todos os candidatos em uma “farsa” de quase duas horas de duração. Uma verdadeira “farsa”. Estão nos escondendo a verdade de maneira tão contumaz que chega a dar desprezo.

Mas dentro de mim existe uma criança que não se deixou engolir por esse sistema adoecido no qual estamos inseridos. Uma criança que está criando coragem dia após dia de expressar o que pensa de verdade, sem reservas. Uma criança que sonhava em ser astronauta para desvendar mistérios do universo, mas que descobre cada vez mais que sua maior vocação é acender pequenas luzinhas nos corações das pessoas que dão abertura para o que transmito.

Essa criança se chama Isaias. Sabe de uma coisa? Essa criança existe em você também, existe em todos nós, mas ela não se revela por conta da nossa correria, da nossa incapacidade de silenciar, de aquietar, de encontrar as respostas no lugar onde encontramos todas elas, nosso coração. Deus se liga até nós pelo coração. Quem disse isso não fui eu, foram os grandes mestres da humanidade, tidos como “loucos” em suas épocas, mas que carregavam sua natureza de criança.

Talvez você lembre de um desses mestres que dizia: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus” ou “Não entrará no reino dos céus aquele que não for como uma criancinha”. Isso mesmo! O mestre que disse essas frases é o que move os meus passos e poderia mover os seus também, se você permitisse isso.

Esse menino bate na sua porta todos os dias, ele possua muitos nomes sabia? Ele pode se chamar João, Antônio, Flávio, Roberto…

Nossa! Pensava que você estava falando de Jesus? É dele mesmo que estou falando.

Lembra quando ele falou: “Quando desprezas teu irmão, é a mim que desprezas…”. Isso é o mesmo que dizer: “Quando desprezas teu irmão não o estais amando como a ti mesmo”. Era o grande mandamento de AMAR A DEUS E AMAR AO PRÓXIMO que Jesus estava dizendo nesta passagem bíblica..

Um Deus que está presente em tudo. E Deus está na sua forma mais sublime nos olhos nas crianças. Olhe nos olhos delas e vai perceber. Uma das coisas que mais me emociona na vida é olhar no fundo dos olhos de uma criança, pois só consigo ver pureza, alegria, desejo de viver.

tumblr_lsfnlwHA6W1qg7h9g_large

Vamos perdendo esse olhar ao longo da vida. Eu quase perdi esse olhar para sempre quando escolhi ser pesquisador em Física e não via mais sentido naquilo. Quase entrei em depressão num período extremamente tumultuado da minha vida.

Esse menino está aqui hoje e já passou por muitos reveses até chegar onde está, falando para você sobre simplicidade, sem grandes teorias, sem demonstarções matemáticas, sem teoremas. Não precisamos de nada disso, sabia? Somos crianças num mundo que perdeu a simplicidade de olhar, a simplicidade de viver, a simplicidade de sentir a beleza da existência em cada acontecimento, no convívio com os irmãos, nos afetos compartilhados, no canto dos pássaros, na música dos astros.

Pois é! O que me levou a escrever esse texto foi o sonho de viver em um mundo melhor, e não tenho dúvidas que esse mundo melhor só poderá ser governado por pessoas que tenham os olhos e o coração de meninos. Enquanto não for assim, continuaremos a ver inúmeras barbaridades, como estão escancaradas no mundo todo e nem preciso me alongar na conversa, porque você já sabe.

Sabe qual era a música que ficou “martelando” a minha mente? A minha preferida do Roberto Carlos, chamada “Guerra dos meninos”. Essa música, não tenho dúvidas que foi composta com muito amor, pelo menino Roberto, que sabe que os seres mais iluminados deste mundo são as crianças.

Com muito carinho, ponho o link desta música para você ouvir.

O menino Jesus mudou o nosso mundo para sempre, e continua vivo e verdadeiro em cada criança e em cada adulto que não deixou essa criança morrer em seu interior.

E você? Essa criança ainda vive em você? Ou você deixou que ela morresse?

Este é um texto para falar sobre política. Já pensou? Se lesse esse texto para os presidenciáveis, eles ririam da minha cara, zombariam mesmo.

Eles diriam por dentro assim: “Como pode? Um cara desse tamanho, barbado, professor formado pela UFC! Vem nos falar essas baboseiras…”

Engraçado não? Sou só mais um que tenta falar o que vem do seu coração, mas sei que poucos são os que páram para ouvir.

Não nego a minha tristeza com a qualidade dos candidatos. Eles perderam a humanidade que deveriam ter, como as crianças, e nos vem cheios de discursos prontos e palavras sem sentido.

Vou dizer a você meu pensamento político. Pode me dar pedradas nos comentários se quiser.

Entre os candidatos, a que eu vi mostrar um pouquinho mais de consistência e coerência entre o que fala e os projetos de governo foi a Luciana Genro.

Pode ficar abismado e pode dizer: “O quêeeeee?”

Sim! É isso mesmo. Esse é o meu pensamento. Mas fique com o seu. É a criança que existe dentro de mim que está dizendo isso.

Gostaria mesmo de votar nela, mas infelizmente, ela não tem condições de ganhar. Então vou votar na que, se eleita, poderá ainda fazer alguma coisa que beneficie os pobres do nosso país, e essa candidata se chama Dilma Rousseff. Vou votar nela com dor no coração, por acreditar na proposta da Luciana Genro.

Vote em quem você quiser! Não quero convencer ninguém quanto a isso, estou apenas expondo o meu pensamento político.

E para terminar, um vídeo que já assisti diversas vezes, que mostra a sabedoria das crianças. Vale a pena conferir…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

