O pior cego é aquele que não quer ver

Por Isaias Costa

escolas-tecnicas-sala

Esses dias li um artigo muito interessante do teólogo Leonardo Boff que fazia um comparativo entre o Governo do PT e os Governos anteriores. Eu fiquei impressionado como tem tanta gente que não tem acesso aos dados reais e saem por aí falando as coisas sem saber.

O artigo completo está logo abaixo e recomendo fortemente a sua leitura.

Dados dos Governos anteriores e do Governo PT


Quero enfatizar apenas alguns pontos, aqueles que eu posso falar com conhecimento de causa, por fazer parte da minha vida e da minha profissão, que é a de professor.

Gastos Públicos em Educação:
2002 – 17 bi
2013 – 94 bi

Criação de Universidades Federais:
Governos do PT – 18
Governos do FHC – zero

Criação de Escolas Técnicas:
Governo PT – 214
Governo FHC – zero

Desigualdade Social:
Governo FHC – Queda de 2,2%
Governo PT – Queda de 11,4%

Eu sou prova viva destes números. Entrei na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2007 e fiquei lá até meados de 2013. Eu posso afirmar que vi muita coisa acontecendo nestes 6 anos e meio. Houve sim muitos investimentos com criação de novos cursos, aumento de vagas nos cursos já existentes, aumento dos cursos de Pós-Graduação, vagas na Pós-Graduação, aumento do número de bolsas, do valor das bolsas, aumento dos blocos, aprimoramento das estruturas físicas da universidade, maior investimento em pesquisas, investimento no “Ciências sem fronteiras”, bolsas para estudar no exterior do Brasil etc. etc.

De onde veio esse dinheiro? Veio do Governo Federal, e o números estão aí em cima para você confirmar isso.

O que me deixa mais perplexo, é ver que o Governo FHC não criou novas universidades nem escolas técnicas.

Sabia que nestes números não temos a verdade toda? O quê? Sério?

Sim! A verdade é que o FHC mandou fechar escolas técnicas. Esse número não deveria ser ZERO, deveria ser negativo.

Vou falar agora o que tenho percebido por onde vou e com pessoas que tenho conversado. Tem muita gente que confessa pra mim não achar a Marina uma candidata muito competente, mas vai votar nela porque não quer mais ver o PT no poder.

Eu me contorço por dentro sempre que escuto isso. Sabe qual é o nome que dou a isso? Pode discordar de mim, fique à vontade. Eu chamo isso de “voto por pirraça”. Isso pode ser qualquer coisa, mas não é consciência política.

Eu sou professor e sempre defenderei a bandeira da Educação. Venho de uma família muito pobre, e se não fosse meu esforço pessoal de estudar até o limite das minhas possibilidades, não teria me formado em uma das melhores universidades do Brasil.

No texto passado contei a história do meu querido amigo que está estudando na Irlanda pelo “Ciência sem fronteiras” para lhe mostrar que isso é real, não estou inventando uma única palavra.

A verdade está aí, escancarada. Só não enxerga aquele que não quer ver, desculpe pela minha franqueza…

Você quer viver em um país melhor? O único caminho, repito, o único caminho é através da EDUCAÇÃO. Sem investimento em Educação, permaneceremos para sempre sendo marionetes nas mãos dos Governantes e dos Bancos. É isso que você quer? Eu não! Então para que o Brasil não seja totalmente governado pelos bancos e os pobres fiquem ainda mais pobres, ratifico minha posição, meu voto é 13, Dilma Rousseff

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “O pior cego é aquele que não quer ver

  1. Rafael

    Como você mesmo mencionou. O pior cego é aquele que não quer ver.
    Não vou entrar em detalhes. Vou apenas lhe pedir que não use esse excelente site para fazer propagando de PT, PMDB,PSDB. Não contamine este espaço com assuntos que não agregam na vida das pessoas. Propaganda política aqui não!!! Sinto lhe informar mais esse ano NEM O PT, NEM O PSDB IRÃO VENCER.

    • Será que Educação não agrega valor na vida das pessoas? Eu prezo e sempre prezarei pela Educação em primeiro lugar. Bem antes de escrever, eu sou professor e quero levar os leitores a refletirem sobre a Educação na vida real, levando a minha própria experiência.
      Escrevo para levar as pessoas a pensarem, mas cada um faz as suas escohas e toma sua decisões. Não precisa votar na Dilma. Estou apenas dando o meu posicionamento. Siga em frente com o seu pensamento, é assim que tem que ser.
      Abraço!

  2. Arletti Veríssimo

    Olá, Esses dados reais……Isaías, você pode afirmar que são absolutamente reais? Eu acredito que são relativos à verdade que o PT prega.Eu também concordo que a Educação é prioridade, e se esses dados são absolutamente reais, não é nada mais que obrigação de qualquer governante, seja ele de que partido for. Mas concordo com você , quando diz que o pior cego é aquele que não quer ver. Não quer ver a corrupção, roubalheira , enriquecimento ilícito, mensalão, caso da compra de refinaria por milhões, agora caso Petrobrás. Eu sei que milhares de pessoas foram beneficiadas por inúmeras coisas boas que o governo do PT proporcionou para muita gente, eu mesma faço uso do bilhete único, que me beneficiou demais, meu filho estuda na Unifesp, que é uma unidade nova. Também estou apenas dando o meu posicionamento.É assim que tem que ser né?
    Sou uma leitora assídua das suas publicações, e admiro sua trajetória .
    Abraço!

    • Obrigado pelo seu comentário Arletti. Concordo com seu posicionamento. Eu não sou ingênuo e sei que houve muita coisa errada no Governo PT. Porém, sair dele neste momento será, sem dúvida alguma, um retrocesso. E isso pode prejudicar a todos nós. Inclusive eu até falei num outro texto que meu desejo mais profundo era de votar na Luciana Genro, se ela tivesse condições reais de ganhar, nem pensaria duas vezes, votava nela e ainda fazia campanha. Mas, infelizmente, ela não tem a menor chance. Ela foi, a meu ver, a que se mostrou mais coerente entre propostas e o que diz nos debates.
      Vou votar na Dilma para evitar que as coisas piorem.
      Vai continuar acontecendo coisas erradas mesmo ela sendo eleita, porém, será feito alguma coisa pelos pobres, o que desconfio muito se a Marina entrar, entende?
      Mas esse é só o meu posicionamento, não quero obrigar ninguém a votar em candidato algum. Isso é uma escolha pessoal!
      Grande abraço Arletti!

Deixe um comentário

