Porque eu sou brasileiro

Por Isaias Costa

alegria_do_povo_brasileiro

Estou prestes a publicar um texto mais denso e aprofundado falando de um tema político de suma importância e pouco discutido de forma séria, a DEMOCRACIA. Nosso país supostamente vive uma democracia, mas digo a você sem medo que estamos a anos-luz de distância de viver uma real democracia.

Este texto é apenas uma prévia do que tratarei neste artigo que será lançado na próxima semana, dia (29/09/14).

Farei uma breve reflexão a partir de uma música que gosto muito, dos meus conterrâneos da banda “Selvagens à procura de lei”. A letra completa com o videoclipe estão logo abaixo:



Então você é o novo povo brasileiro
Que vende e faz compras no estrangeiro
Nossos índios em algumas poucas memórias
Os de fora nos livros das nossas escolas

Futebol e cerveja é mesmo fantástico
Ta n’A Folha
N’O Povo
No eclesiástico
Utopia pra você
Rádio e Tv para a tia
Nossos heróis de verdade morreram por covardia

REFRÃO

Porque eu sou brasileiro
Meu ano só começa quando passa fevereiro
Pobre ou rico ou classe média
Levante a mão quem já sentiu puxar a sua rédea

Nas prisões eles traçam planos de fuga
Enquanto suas esposas puxam as rugas
De filhos a herdeiros, sanguessugas
A nação que corre com passos de tartaruga

Desculpe se a letra está ficando difícil
É que eu nunca treinei para fazer comício
Nasci e me criei em Fortaleza
Não tenho e nem faço questão da vossa nobreza

REFRÃO

O Brasil é medroso
Você também é
Música não pra cabeça
Mas feita pro pé
Já que é assim
Então segura mais essa: 17 milhões vivem nessa miséria

Mas você não precisa
Se importar tanto com isso
Quando esse tapa se for terminado está o serviço
Pode crer, bote fé, tudo vai voltar ao normal
Não era isso que você queria ouvir afinal?

REFRÃO

****

Esta música trata da realidade do nosso país, onde a maior parte das pessoas passa o ano “empurrando com a barriga” tudo que é importante, assim, sempre arrumando um jeito de jogar em alguma coisa ou em alguém a culpa pelos seus erros.

Músicas críticas como essa não fazem sucesso exatamente porque estamos vivendo a cultura do descartável, da idiotice. As pessoas estão ficando com cada vez mais preguiça de pensar e se questionarem sobre as grandes questões.

Sim meu amigo! Essa é uma música com um enorme teor político. Politica, no mais profundo da palavra, tem a ver com a participação de todos na coletividade.

Esse refrão bate o tempo todo na tecla da nossa sociedade do espetáculo, que precisa de um festa estravagente de 4 dias para extravasar. Nada contra o carnaval, mas deveríamos começar a planejar nosso ano no dia 1º de janeiro, você não acha?

Essa música fala da cultura estrangeirista. Amamos ouvir músicas internacionais, comprar produtos importados, e esquecemos que estamos no Brasil. Esse é o nosso país! Deveríamos valorizar muito mais nossa cultura, nossas músicas, nossas comidas tão deliciosas. É uma pena ver tanta gente que desvaloriza nossos tesouros tão abundantes.

Acho engraçada a estrofe que fala dos principais temas dos jornais, futebol e cerveja. Eles estão querendo dizer que boa parte das notícias é pura bobeira, pura distração, não têm profundidade nem promovem mudanças.

Depois eles terminam a música com uma frase forte:

Não era isso que você queria ouvir afinal?

Estou aqui para lhe dizer que quero e vou fazer diferente da maior parte das pessoas. Vou tratar e escrever sobre assuntos que muitos desprezam, porque a mudança sempre acontece quando alguém cria coragem e toma a iniciativa nesse processo de mudança.

Aguardo sua leitura no artigo sobre democracia. Você vai gostar da leitura, tratei esse assunto sob um viés mais humano e espiritual. Há uma profunda relação entre espiritualidade e democracia, e não tenho dúvidas que se houver um movimento nessa direção nosso país pode melhorar substanciamente. O Brasil poderá se transformar em um paraíso. Você acredita? Eu acredito. É preciso ter fé e agir nesse sentido.

Porque eu sou brasileiro

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

