Diga-me com quem andas e te direi quem és

Por Isaias Costa

10678660_832585293429250_3948871543301362926_nEu falei em um artigo anterior que meu desejo para as eleições 2014 era que a Luciana Genro ganhasse. Posso estar errado, mas em minha opinião, ela era a candidata mais coerente entre o que dizia e mostrava como propostas de governo. Como ela não teria a mínima possibilidade de ganhar, disse que votaria na Dilma e falei meus motivos pessoais.

Eu sou professor e me formei pela UFC, passei quase 7 anos lá e vi muita coisa acontecendo nesse tempo, muitos projetos sendo desenvolvidos e um crescimento vertiginoso da estrutura física da universidade.

As pessoas podem tentar esconder, mas a realidade mostra que o Governo PT investiu muito no ensino superior e não consigo ficar calado diante disso.

Li esses dias um artigo excelente falando sobre o que pretende um dos acessores do candidato Aécio Neves, ele pretende privatizar as universidade públicas. O artigo segue abaixo:

Colaborador de Aécio Neves defende privatização das universidades

O que ele fala nesse artigo é muito amplo e complexo. Se fosse falar nos mínimos detalhes esse artigo ficaria imenso.

O candidato Aécio Neves e seus acessores são declaradamente neoliberais, que é a forma de governo adotada nos EUA. Essa forma de Governo só gera mais e mais desigualdade social, incentiva a competição, que favorece os mais ricos em detrimento dos mais pobres.

Essa forma de governo premia e privilegia os ricos e trata os pobres como inferiores e marginalizados.

Privatizar as universidade públicas só significa uma coisa, RETROCESSO.

Eu venho de uma família muito pobre e tive que ralar muito, muito mesmo para chegar onde cheguei. Fiz Graduação em Física e mestrado em Engenharia Mecânica pela UFC. Se a universidade fosse paga, não poderia cursar a Graduação e hoje, provavelmente estaria trabalhando em um emprego medíocre e você não estaria lendo esse texto, pois boa parte dos conhecimentos que adquiri, não apenas em Física, Matemática e Engenharia, mas em diversas outras áreas como Psicologia, Pedagogia, Teologia, Filosofia, Literatura, Finanças, Comunicação Interpessoal etc. foram adquiridos através das centenas de livros que li gratuitamente durante esse período universitário.

Ainda tem mais. O Aécio já declarou em algumas oportunidades que não se importava com o voto dos professores. Aí eu imagino o quanto ele se importa com a qualidade da Educação.

O título deste artigo é “Diga-me com quem andas e te direi quem és”. Ele anda com pessoas que não pensam em Educação como sendo primordial, por isso ele não se importa tanto com o voto dos professores.

Porém, os professores são os profissionais mais importantes da sociedade, eles são os formadores de novos cidadãos, ensinando conteúdos e valores humanos diariamente. Levando-os a descoberta do sentido da vida, com suas vocações humanas e profissionais.

Prezo por ensinar valores humanos aos meus alunos. O mesmo que digo por aqui, digo para eles, e já vejo os frutos bonitos do que venho semeando em sala de aula.

É preciso fazer essa semente frutificar. Tenho consciência que o PT errou feio em várias coisas. Não sou ingênuo para não saber disso. Porém, ele foi o único governo que se voltou para os pobres do nosso querido país.

O que precisamos fazer é participar mais ativamente da política e nos informarmos muito mais a respeito dos projetos em andamento pelo Governo Federal. Precisamos expandir nossa participação política para além das eleições, o que pouquíssimos fazem.

Portanto, esse é meu pensamento, vou votar na Dilma pensando que precisamos continuar o que tem sido feito de bom, mas precisamos ficar “na cola” dos governantes e exigir que eles cumpram suas propostas. É assim que se faz política, é assim que podemos crescer…

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Diga-me com quem andas e te direi quem és

  1. Rafael Ribeiro

    Para de viver no passado. Ou de viver um mundo só seu. O Brasil tem um ensino fraco. O Governo está um lixo. O PT É UMA FARSA. sou um ex petistas e jamais votaria nesse partido outra vez. O Lula se mostrou um verdadeiro malandro e enganou todo mundo. Ele não se voltou para os pobres não o Nordeste está abandonado. O Norte também. Pura ilusão esse seu discurso. Você que deveria se informar mais.. O ensino federal NÃO SERÁ privatizado. Embora precise pois está uma merda. Outra coisa seu fanatismo por uma ideologia mentirosa é uma merda. O PT está a 10 anos e durante esse período não vi tantas mudança assim não. E muitos projetos sociais não firam criados pelo governo. Foram continuidades de outros governos. ACHO QUE DEVEMIS É PARAR COM ESSA BRIGUINHA DE PT X PSDB. de rico contra pobre. Que coisa antiga e ultrapassada. Sou ex PT. O lula e sua turna destruíram esse belo partido, sua ideologia e seu significado. NUNCA MAIS VOTAREI NESSA TURMA. algo realmente precisa mudar. VOU COMEÇAR A FAZER MINHA PARTE. ( TAMBÉM SOU SERVIDOR. MAS NÀO OLHO APENAS PARA MEU UMBIGO MEU CARO. OLHO PARA O PAÍS). O PT de hoje deveria era ter olhado mais para as classes sociais. Não apenas criar projetos com o interesse eleitoreiro ou de desviar verba. NÃO TENHO RSBO PRESO E NÃO DEPENDO DE CABIDE ELEITORAL. NÃO VOU DEFENDER UM GRUPO QUE ESTÁ DESTRUINDO MINHA NAÇÃO E O FUTURO DOS MEUS FILHO!! O BRASIL PRECISA MUDAR!!! E ESSA SEMENTE JÁ FOI PLANTADA. a marolinha do Lula se mostrou em no primeiro turno. Agora vamos mostrar no segundo. ( O PT AOS POUCOS SE TORNARÁ UM PASSADO RUIM).

  2. Magdalena Maria Cavalcante da Silva

    “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.
    Apreciei bastante.
    Excelente!!
    Sucesso.

Deixe uma resposta

