A deterioração das religiões

Por Isaias Costa

slide318

Eu sou um profundo admirador das mais variadas religiões e gosto de estudar e aprender aquilo que existe de melhor em cada uma delas. Quanto mais o tempo passa, mais entendo que todas as religiões são maravilhosas. Existe uma religião que se encaixa melhor para cada tipo de pessoa e sua personalidade.

Porém, é um tanto triste notar que a beleza das religiões é deteriorada por interesses escusos de seus líderes, transformando o que deveria ser um bênção em algo deletério. Para embasar a reflexão, compartilho algumas sábias palavras do filósofo Espinosa.

“Inúmeras vezes fiquei espantado por ver homens que se orgulham por professar a Religião cristã, ou seja, o amor, a alegria, a paz, a continência e a lealdade para com todos, combaterem-se com tal ferocidade e manifestarem cotidianamente uns para com os outros um ódio tão exacerbado que se torna mais fácil reconhecer a sua fé por estes do que por aqueles sentimentos.

De fato, há muito que as coisas chegaram a um ponto tal que é quase impossível saber se alguém é cristão, turco, judeu ou pagão, a não ser pelo seu vestuário, pelo culto que pratica, por frequentar esta ou aquela igreja, ou finalmente porque perfilha esta ou aquela opinião e costuma jurar pelas palavras deste ou daquele mestre.

Quanto ao resto, todos levam a mesma vida. Procurando então a causa desse mal, conclui que ele se deve, sem sombra de dúvidas, a considerarem-se os cargos da Igreja como títulos de nobreza, os seus ofícios como benefícios, e consistir a Religião, para o vulgo, em cumular de honras os pastores.

Com efeito, assim que começou na Igreja esse abuso, se apoderou dos piores homens um enorme desejo de exercer os sagrados ofícios; logo o amor de propagar a divina Religião se transformou em sórdida avareza e ambição, de tal maneira que o próprio templo degenerou em teatro, onde não mais se veneravam doutores da Igreja, mas oradores que, em vez de quererem instruir o povo, queriam era fazer-se admirar e censurar publicamente os dissidentes, não ensinando senão coisas novas e insólitas para deixarem o vulgo maravilhado. Daí surgirem grandes contendas, invejas e ódio, que nem o correr do tempo foi capaz de apagar.”

Espinosa

*****

Com estas palavras, consigo concluir facilmente que muito mais importante que as seitas, os preceitos, as orações, as meditações, as músicas, hinos, culturas etc. são as ATITUDES pessoais no dia a dia.

As religiões existem para que cresçamos em amor, em consciência, em paz, na fé, nas amizades, na compaixão… e não para tentar se promover, humilhar os outros, se tornar pedante.

Vejo isso acontecendo o tempo todo e admito que foi um dos principais motivos para eu deixar de ser uma pessoa religiosa, isso de acordo com o que a nossa sociedade chama de “religioso”, que é estar em uma religião e praticá-la.

Não pertenço a nenhuma religião, mas sou apaixonado por todas. Eu me delicio lendo sobre os fundamentos e preceitos de tudo que leio, mas faço isso com senso crítico, pois sei que em todas elas existem ensinamentos voltados para a cultura da época, para as leis da época que foram escritas etc.

O que o Espinosa quer transmitir em suas palavras é muito simples. As igrejas e religiões foram utilizadas como forma de PODER, e ao tomar esse direcionamento começou a se deteriorar e deixar rastros amargos por todos os lados, como conflitos religiosos ou mesmo guerras.

Quero com essas palavras lhe levar a refletir sobre os fundamentos básicos de todas as religiões, que existem para nos aproximar de Deus e sua natureza divina.

E que você não use máscaras, não se esconda atrás de uma roupa, de um livro, de uma bíblia, de um discurso etc. Tudo isso não fará de você a melhor pessoa que poderia ser. O que pode transformar sua interioridade é crescer em amor, em consciência, tornar-se cada dia mais humilde, reconhecer o tempo todo sua pequenez diante da imensidão do universo, saber que você é apenas um ser humano que busca contribuir com o mundo e as pessoas.

É simples. É só isso. Com isso você será uma pessoa religiosa, independente de seguir ou não uma religião. Pense sobre isso…

* Sugestões de leitura

Não existe uma religião melhor do que outra

O reino dos céus está dentro de vós

Adorar a Deus em espírito e verdade

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s