Como criar amigos verdadeiros?

Por Isaias Costa

friends_forever_by_danise16

Acredito que todos nós, direta ou indiretamente, já nos fizemos esta pergunta: como criar amigos verdadeiros?

Não é possível ter uma resposta definitiva para ela, porém, pelo menos para mim, o mais próximo que já consegui chegar dela foi dita pelo querido Dalai Lama:

“Uma vida feliz precisa de amigos, apoio. Há amigos do dinheiro, amigos do poder, mas para esses indivíduos, se o dinheiro acaba ou o poder se vai, a amizade também acaba. Mas os amigos verdadeiros ficam.

Então, como criar amigos verdadeiros? Se tiver um sentimento de compaixão, terá mais amigos verdadeiros. Mostre sentimentos gentis e sorria, e terá bons amigos. Porque essa atmosfera pacífica será a sua base, que irá criar as condições para a amizade.”

Dalai Lama

Os dois ingredientes que ele dá são GENTILEZA E COMPAIXÃO. Esses sentimentos têm um poder incrível de nos trazer bem estar e felicidade, além de levar esse mesmo sentimento para os que estão a nossa volta. Essa é a atmosfera pacífica, que é a sua base para a amizade.

Tenho repetido bastante que o nosso mundo está carente de afeto, de cuidado, de amor, de atenção e de cooperação.

Estamos nos tornando cada vez mais individualistas, devido a uma cultura consumista e capitalista. É colocado em nossas mentes de forma bem sutil que os outros são nossos competidores, que podem nos derrubar, que podem nos usar para benefício próprio, e essa energia gera um sentimento de desconfiança, e com desconfiança não há compaixão, e sem compaixão, as bases para uma amizade verdadeira se tornam frágeis.

O que fazer? Essa pergunta não é tão simples. Eu acredito que precisamos desenvolver nossa consciência e buscarmos o caminho do meio, ou seja, o equilíbrio. Não confiar 100% nas pessoas, sendo gentil, acolhedor, paciente, porém, sempre com um olhar vivo para saber quais são as intenções dos outros ao quererem nossa amizade. Da mesma forma que não podemos ser 100%  desconfiança, pois assim, ninguém vai querer nem chegar perto de nós, porque estaremos bloqueando a passagem, estaremos com um escudo que só gera solidão e isolamento.

Tenho buscado ser assim e já percebo o quanto isso é positivo. Tenho pouquíssimos amigos, porém, os que tenho posso dizer que são verdadeiros, pois são generosos e compassivos comigo, na mesma medida que sou com eles.

Compaixão é isso, eles querem o meu bem em qualquer circunstância e fazem de tudo para que suas presenças em minha vida seja algo que agregue valor, que some, que faça de mim um ser humano melhor. É isso que busco e meus amigos me ajudam demais nesse processo.

Nem preciso me aprofundar com relação ao que ele fala sobre dinheiro e poder, porque a própria história e as pessoas mais ricas que você conheça já estão aí para comprovar, a grande maioria vive em ilhas repletas de muros e grades.

Quero deixar claro que o problema não é ser rico financeiramente ou não. a grande questão é a sua atitude. Você pode ser um milionário ou um bilionário. Se você for generoso e compassivo, terá excelentes amizades, pessoas que sempre estarão com você mesmo que todo seu patrimônio financeiro venha a ruir.

Portanto. Deixo esse recado, muito antes de buscar grandes coisas, busque ser generoso e compassivo. Assim você conquistará o maior tesouro que se pode ter, amigos verdadeiros

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

