Bem-aventurados os mansos porque herdarão a Terra

Por Isaias Costa

voce-e-manso-de-coracaoHá uma passagem da bíblia sagrada que só ela em si tem conteúdo suficiente para se escrever livros e livros. Trata-se da passagem do sermão da montanha, na qual Jesus fala sobre as bem-aventuranças.

Farei uma breve reflexão a partir da bem-aventurança que é título desse texto, e tomando por base as sábias palavras do escritor e mestre espiritual Eckhart Tolle.

Através da entrega, a energia espiritual penetra nesse mundo. Ela não gera sofrimento para você, para outros seres humanos ou para qualquer outra forma de vida no planeta. Ao contrário da energia da mente, ela não polui a terra e não está sujeita à lei das polaridades, que diz que nada pode existir sem o seu oposto e que não pode haver o bem sem o mal. Aqueles que continuam dominados pela mente – a grande maioria da população – não percebem a existência da energia espiritual. Ela pertence a uma outra ordem e vai criar um mundo diferente quando um número suficiente de seres humanos entrar no estado de entrega e se tornar totalmente livre da negatividade. Se a Terra sobreviver, essa será a energia daqueles que a habitarem.

Jesus se referiu a essa energia quando proferiu seu famoso e profético Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os mansos porque herdarão a Terra”. É uma presença silenciosa mas intensa, que dissolve os padrões inconscientes da mente. Eles podem até permanecer ativos por um tempo, mas não vão mais governar a sua vida. As condições externas, que apresentavam uma resistência, também tendem a mudar ou a se dissolver através da entrega. Essa energia é um poderoso agente transformador de situações e de pessoas. Caso as condições não mudem imediatamente, a sua aceitação do Agora permite que você se coloque acima delas. De qualquer forma, você está livre.”

Eckhart Tolle

Nestas palavras, ele vem falar sobre as pessoas que buscam incessantemente a espiritualidade e a paz. O destino daqueles que buscam essa paz interior é uma alegria, uma satisfação, uma presença, um sentido para a vida muito mais pleno.

Ele está nos levando a refletir sobre a vivência do hoje, do agora, do momento presente.

Tem se tornado até mesmo um cliquê as pessoas dizerem: “Viva o hoje. Viva o agora…”. Mas afinal de contas? O que isso significa? Não é algo tão simples como muito dizem por aí, mas também não é tão complicado.

Viver o hoje é buscar essa mansidão ensinada pelo mestre Jesus, buscar a pacificação através do aquietamento e da busca espiritual.

É exatamente por isso que digo não ser tão simples, porque a maior parte das pessoas está vivendo de maneira tão alucinada, tão distraída, tão mesquinha, tão ensimesmada, tão materialista, que esse ensinamento pode mesmo parecer utópico.

Quero convidar você a, neste exato momento, parar, respirar fundo. Faça isso! Respire! Se aquiete!

Isso fez bem? Esse é o ensinamento de Jesus. Que para os mansos é tão simples como o cantar dos passarinhos, a chuva que cai pela manhã, a natureza e sua beleza etc.

Há uma beleza e uma profundidade infinita nas palavras: “Bem-aventurados os mansos porque herdarão a Terra…”.

Jesus viveu entre nós há mais de 2 mil anos, mas ele já sabia que a humanidade estava caminhando a passos largos em direção ao precipício. Jesus era um verdadeiro profeta, um mestre extremamente iluminado e sábio.

Nos dias atuais, é possível vermos claramente que uma imensa maioria das pessoas está mais voltada para o materialismo, para o crescimento puramente material, financeiro, pensam em hostentação, em grandes coisas, em uma reputação inabalável, em ter um currículo exemplar e admirável, em ter uma poupança gorda para ter uma boa aposentadoria etc. etc.

Tudo isso é bom, mas está neste mundo, não faz parte do mundo espiritual. Pouquíssimas pessoas buscam o caminho do meio, não ser nem tanto espirituais, nem tanto materialistas.

Os que Jesus chama de mansos e humildes de coração são estas, que infelizmente, são uma minoria muito, mais muito reduzida mesmo. Inclusive digo a você sem medo nem receio. Não sou também um destes que Jesus chama de manso. Tenho consciência disso, ainda não atingi esse equilíbrio no caminho do meio que ele nos ensinou com uma perfeição tão incrível quanto o mestre Buda.

Porém, tendo consciência desta minha limitação, estou me trabalhando para também me tornar manso. Não é fácil, mas é possível.

A maior parte das pessoas trata essa passagem bíblica e tantas outras com uma superficialidade que beira o absurdo.

Tenha convicção de uma coisa! Nenhuma das palavras proferidas por Jesus pode ser analisada com superficialidade, pois se for feito assim, não causará nenhuma mudança efetiva na vida de ninguém. É por isso que não canso de repetir que existem pouquíssimos cristãos verdadeiros no nosso mundo.

Enfim! O planeta terra infelizmente tem caminhado em direção ao precipício e existe uma forma de reverter essa tendência. A única forma é se voltando para dentro, para o nosso coração. A mudança tem que acontecer no nível do mais profundo do nosso ser.

Mudando nossa mentalidade, pouco a pouco essa mudança se estenderá para a sociedade como um todo.

Portanto! Aquiete o seu coração! Busque a luz divina presente dentro de você e pouco a pouco perceberá, sentirá que essa mudança na realidade é simples. Com um coração pacificado, vivendo o aqui e agora, tudo se tornará mais simples.

Paz e luz…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s