O que é ter uma vida simples?

Por Isaias Costa

Esses dias assisti a um vídeo incrível do filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella, no qual ele falava sobre os fundamentos de uma vida simples. O vídeo segue abaixo:

Primeiro ele fala que uma vida simples não é uma vida simplória, uma vida com carências. Eu tenho uma vida simples quando retiro tudo aquilo que é inútil e busco o essencial. Isso é libertador meus amigos! Tenho buscado essa vida simples. Buscando a abundância dentro daquilo que pode encher o coração de alegria e felicidade.

Eu amo a palavra ABUNDÂNCIA. Quero ter na vida abundância de amor, de afeto, de amizades sinceras, de saúde… Essas são as bases para se ter uma vida verdadeiramente rica e é disso que o Cortella está falando nesse vídeo. Hoje em dia, existem famílias com duas casas na cidade, uma casa na praia e outra na serra, cada uma com um ou dois carros na garagem. Com recursos de toda natureza e extremamente infelizes. O que explica esse fenômeno cada vez mais frequente? É o distanciamento do simples.

Já falei algumas vezes por aqui! Existem pessoas muito ricas financeiramente e são simples, porque elas partilham o que tem, elas repartem o que tem, e outras pessoas com menos recursos passam a ter uma vida com mais alegria, conforto e saúde. Já reparou que as pessoas que se doam têm tudo e nunca lhes falta nada? Porque isso é uma lei. Não esqueça! É uma lei, do dar e receber. O que dou, eu recebo, de uma forma ou de outra. Tomo por mim. Esse trabalho voluntário com o blog só me fez enriquecer mais e mais a minha vida. Não financeiramente, mas em uma dimensão que fica difícil de dizer em palavras.

Fiz amizades incríveis e me aproximei de pessoas que cada vez mais me ajudam no meu processo de autoconhecimento. Não há dinheiro no mundo que pague isso!

O que é ter uma vida simples? A definição que ele dá é excelente: “É aquela que tem suficiência de recursos para a gente viver, para prover o futuro e para repartir o que tem”. Ele leva esse conceito para a sociedade. Ela é dividida e não repartida. Não tenho a mínima dúvida que se nossa cultura e ideais de vida fossem voltados para este repartir, toda a fome do mundo seria absolutamente irradicada, teríamos uma vida mais feliz e realizada e o número de pessoas doentes reduziria drasticamente.

Estamos nos aproximando do natal. Quero lhe levar a refletir sobre isso. Tenho certeza que você tem muito o que partilhar. Não precisa ser dinheiro em si. Pode ser as roupas que você não usa há um tempão, os brinquedos dos seus filhos que estão pegando poeira, os calçados que você está achando um pouco velho e quer trocar, os livros que já leu há séculos e está lá na estante clamando para serem lidos por outra pessoa etc. etc.

Busque esta mesa de natal farta que o Cortella nos fala. O que é uma mesa de natal farta? É aquela que você tem com quem repartir. É aquela na qual você está bem pertinho das pessoas que você mais ama na vida, feliz por mais um ano que chega ao fim.

Por fim ele fala sobre a diferença entre fundamental e essencial. O fundamental leva ao essencial. Adorei suas palavras e aproveito para aprofundar ainda mais com minha perpectiva. O fundamental carrega em si o equilíbrio.

fundamental = equilíbrio = essencial

O fundamental é ter um bom emprego, sem ser um escravo dele. É ter dinheiro, mas não fazer dele o senhor da sua vida. É ter um bom relacionamento sem se tornar dependente dele. É ter uma boa saúde e um corpo saudável sem se tornar extremamente vaidoso e escravo da estética. É ter bons amigos sem ser um aproveitador ou carente…

Percebe a dimensão do equilíbrio nisso tudo? Isso é o fundamental, que quando buscado de forma correta leva naturalmente ao essencial. Pense sobre isso e leve essa perspectiva mais apurada para o seu ano de 2015. Desejo de coração a você uma vida verdadeiramente simples e rica!… vida-simples-e-feliz-630x418

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

