Um bom ambiente pode transformar a sua vida

Por Isaias Costa

7845212368_2258251189_bUm dos textos que escrevi logo no início do blog, quando ainda estava fazendo mestrado, falava sobre as pessoas e lugares kriptonitas.

Nele, fiz uma analogia com a atuação da kriptonita sobre o Super-man. Sabemos bem que ele perde todas as suas forças quando em contato com ela.

Da mesma forma acontece com relação a certas pessoas e ambientes. Para os que ainda não leram, segue o link abaixo:

Pessoas e lugares kriptonitas

Nós somos um corpo de energia. Somos seres espirituais e sentimos a energia presente em tudo ao nosso redor. Quanto mais sensível for uma pessoa, mais ela sentirá essa energia que está contida em tudo.

Quero compartilhar um texto muito sábio do iogue indiano Paramahansa Yogananda para nos fazer refletir sobre o poder de um bom ambiente sobre a nossa vida e nosso sentimento de paz, e farei um breve comentário a partir dele.

********

Vida simples e pensamento elevado devem ser a meta. Aprenda a levar em você todas as condições da felicidade, meditando e sintonizando a consciência com as influências externas. Seja qual for o ambiente, não permita que sua paz interior seja afetada por ele. Analise-se, torne-se o que você deve e quer ser. Raramente as pessoas aprendem o verdadeiro autodomínio, fazem coisas que prejudicam seu bem-estar maior e pensam estar sendo felizes; mas não são. Ser capaz de fazer as coisas quando e porque devem ser feitas, e recusar-se a fazer o que sabe que é prejudicial – eis as chaves do sucesso e da felicidade verdadeira.

Não mantenha a mente ocupada com muitas atividades. Analise o que ganha com elas e veja se são realmente importantes. Não desperdice tempo. Ler um bom livro é muito mais útil do que ver filmes. Costumo dizer: “Se você lê durante uma hora, escreva em seu diário espiritual durante duas horas; se escreve durante duas horas, pense durante três horas; se pensa durante três horas, medite todo o tempo”. Onde quer que eu vá, mantenho a mente continuamente na paz da alma. Você também deve sempre apontar a agulha da atenção para o polo norte da alegria espiritual. Então, ninguém poderá jamais perturbar seu equilíbrio.

Lembre-se disto: se cada novo dia não encontrá-lo melhor do que no dia anterior, você está regredindo – em saúde, paz mental e alegria da alma. Por quê? Porque não exerce controle suficiente sobre suas ações. Você mesmo criou seus hábitos e você mesmo pode mudá-los. Se tem pensado de maneira errada, tome a decisão de andar em boas companhias, estudar e meditar. Uma mudança de companhia pode fazer grande diferença. A influência mais forte na vida, ainda mais forte que a força de vontade, é o ambiente. Modifique-o, se necessário. Enquanto não for mentalmente forte, nunca será o que deseja ser sem um bom ambiente para ajudá-lo. Quando encontrar dificuldade em modificar-se para melhor, companheiros espirituais e outras influências inspiradoras serão essenciais.

A auto-análise também é essencial para ajudá-lo a aprimorar-se. Se puder analisar-se corajosamente, será capaz de suportar, sem pestanejar, uma análise crítica feita pelos outros.

Aqueles que gostam de falar dos defeitos alheios são abutres humanos. Já existe maldade demais no mundo. Não fale mal, não pense mal e não faça mal. Seja como a rosa, exalando para todos o doce aroma da bondade da alma. Faça todos sentirem que você é um amigo, que está pronto a ajudar, não a destruir. Se quiser ser bom, analise-se e desenvolva as virtudes que existem em você. Expulse a ideia de que o mal faz parte de sua natureza e ele se irá. Faça os outros sentirem que você é uma imagem de Deus, não pelas palavras, mas pelo comportamento. Enfatize a luz e não existirá mais escuridão. Estude, medite e faça o bem aos outros.

Paramahansa Yogananda

********

Posso falar sobre isso com conhecimento de causa, pois já vivi na pele o que ele está falando nesse lindo texto. Desejo que você preste muita atenção nestas palavras.

Já falei aqui inúmeras vezes que fiz Bacharelado em Física, mas não me sentia nem um pouco feliz no curso que fazia, por causa do ambiente e das pessoas.

Passei e continuo passando por um intenso processo de autoconhecimento, e esse caminho que estou trilhando há vários anos foi naturalmente me levando a ambientes cada vez melhores e favorecedores do meu crescimento humano.

A dica que o Yogananda nos dá é preciosíssima, e aproveito para esclarecê-la ainda mais.

Quando você está em um ambiente que não favoresse o seu crescimento, você tem o poder de ESCOLHA para mudar de ambiente, para um que se sinta melhor.

Ao fazer isso acontece algo incrível, você vai fortalecendo a sua interioridade, é como se fosse uma vacina fortalecedora do sistema imunológico. Pouco a pouco seu sistema imunológico chamado interioridade, vai se tornando mais e mais equilibrado e harmonizado.

É por isso que ele nos diz: “Enquanto não for mentalmente forte, nunca será o que deseja ser sem um bom ambiente para ajudá-lo. Quando encontrar dificuldade em modificar-se para melhor, companheiros espirituais e outras influências inspiradoras serão essenciais”.

Percebe a importância da espiritualidade? Ela é a chave para tomar atitudes mais acertadas, para adentrar em ambientes melhores e com pessoas melhores.

Busque companheiros espirituais! Eles são muito importantes na nossa vida, pois nos levam a encontrar o ouro presente em nossa interioridade.

Nos meus caminhos e mudanças, encontrei seres humanos profundamente espiritualizados, que ainda hoje fazem parte da minha vida e me ajudam a crescer como ser humano.

Hoje, posso dizer que tenho uma mente um pouco mais fortalecida. Se eu adentro em um ambiente com pessoas de difícil convívio, já não me abalo como antes. Estou aos poucos levando a luz da minha interioridade para esses ambientes também.

Mas lembre-se, a mudança nunca acontece no ambiente, acontece sempre na gente, mudando a nós, mudamos nossa perspectiva do mundo, das pessoas e dos ambientes, e tudo passa a se tornar mais luminoso, mais harmonioso, mesmo que o ambiente não favoreça isso.

Enfim! Reflita sobre essas palavras. Busque o autoconhecimento, busque elevar o seu pensamento, utilizar bem o seu tempo com atividades que elevem o seu espírito e busque companhias mais espirituais.

Fazendo isso, não tenho dúvidas que sua vida dará um maravilhoso salto de qualidade, e você provavelmente lembrará desse texto dizendo: “Não é que ele tinha razão!!”

Muita paz e luz na sua vida!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s