Como está sua motivação?

Por Isaias Costa
motivação72
Provavelmente você já leu em algum site ou revista alguém falando sobre motivação. Gosto muito desse tema, porém, tenho cuidado para não ler conteúdos muito cliclês daqueles que dizem: “você nasceu pra vencer…”, “sua vitória já está mais que garantida…”
Essas leituras dão sono e sei que você concorda comigo! Busco leituras que tragam alguma mensagem mais espiritual, mais voltada para nosso eu interior.
Compartilho com você um texto muito bonito que li dias atrás, da terapeuta Nadya Prado. Leia com bastante atenção e busque todos os dias a motivação que fará sua vida ser mais próspera e feliz…
*******
Motivação é um estado de espírito. Algumas pessoas confundem expectativa e ansiedade com motivação.  
 
Motivação é considerada, no âmbito profissional, um incentivo, uma mola propulsora. Porém, ninguém é verdadeiramente motivado por impulsos externos por longos períodos, sem que haja em si a vontade, o ímpeto.
 

Temos a prova disso em tantas pessoas, que apesar de terem um bom emprego e uma boa vida financeira, estão em depressão, desmotivadas, sem vontade de viver.  Então, aí está a confusão. Um bom salário e benefícios criam expectativas de uma vida melhor, mas, com o tempo o ser vivencia a frustração, porque a felicidade não vem de fora, ela é interior.  A motivação é um sentimento de estar presente e participativo no conjunto da vida. Qual o melhor motivo para a ação?

 
Presença, sim, contemplação. Não faça nada pelo amanhã, faça pelo agora. Amanhã são expectativas e ansiedades, hoje é plenitude.
 
Contemplação é um estado de presença na vida, sem interferências da mente com o passado ou com o futuro.
Hoje eu sou feliz, não amanhã. Eu quero contemplar a vida e isso é motivação. Eu amo a natureza e me sento diante dela e me uno a ela. Eu amo compartilhar com você e me sento diante do computador e escrevo para você agora!
 
Isso é motivação! Não penso se me trará benefícios para o amanhã, se garantirá meu futuro… Apenas faço o que quero aqui e agora.
 
Se está desmotivado com seu trabalho, reflita e seja corajoso! Assuma o seu verdadeiro ser. E se não pode deixar seu emprego agora, então faça algo que compense essa tristeza interior. Entretanto, aviso que será algo passageiro e logo você voltará ao mesmo estado de tensão.
 
Sei que a pergunta fundamental é: – Como sair dessa? Como largar tudo? De que vou viver?
 
Outro dia, alguém me disse que precisava de um lar, que precisava de seu espaço. Meu eu superior lhe respondeu:
 
“Seu lar é seu planeta!” Por que não confia na vida e se entrega a ela? Por que não confia em Deus e na natureza que lhe proverão o sustento?
 
Tenho filhos para sustentar, tenho impostos, tenho tantos compromissos financeiros!
 
E felicidade, você tem?
 
Você está cheio de medo, expectativas e ansiedades sobre o amanhã.
 
Entregue-se e pare de lutar. Viva! Sinta prazer pela vida!
 
O prazer pela vida não está no dinheiro, não está no outro, não está no amanhã… Você não tem que competir com o outro, não tem que ganhar uma premiação…
 
Motivação é viver aqui e agora! É tão simples…
 
Quando você entender a motivação, então não haverá mais problemas com seu trabalho seja ele qual for.
 
Se você é um “gari” e faz o seu trabalho, contemplando em estado motivado, você é feliz hoje e não se preocupa com o amanhã.
 
Se você é um empresário , vai para seu escritório e faz o seu trabalho em contemplação no aqui e agora, não sofrerá de um ataque cardíaco, de crises de ansiedade ou outros transtornos. Você se sentirá pleno e não precisará trabalhar 20 horas por dia para dizer: “Eu fiz a minha parte”. Isso é falso e não será suficiente, porque não houve presença.
 
E isso serve para todas as coisas da vida. Se você está sozinho, sofreu uma decepção amorosa e coloca sua energia nessa dor, então ficou estagnado no passado e acha que o outro era sua motivação.
 
Você está errado, está parado na ilusão… Perceba que só depende de você, estar motivado não é algo que se compra, como um livro de autoajuda. Eu tenho um cliente que se perde em meio a tantos livros. Ele busca sua cura, sua transformação interior, busca conhecimento. Mas, ele apenas fica na “mente” e lá ele sofre…
Ideais não servem a nada se não colocados em prática. 
 
O que eu quero lhe dizer é que você precisa se libertar dessa pessoa infeliz e entender o que é motivação, sem confundir com ansiedade, expectativas e até lembranças. Essas coisas são ilusórias.
Motive-se, viva aqui e agora, aceite e seja feliz!
 
A prática do  Wei Wu Wei  (agir sem agir)  nos ensina a viver em contemplação e motivados no presente. Vivenciando o momento sem expectativas e com plenitude.Viver em harmonia com a natureza e com nossa essência sem imposições que nos afastem de nosso “ser”.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

