Tenha um grande coração e uma grande mente

Por Isaias Costa

coração-e-razãoUm dos meus filósofos favoritos sem sombra de dúvida é o Arthur Schopenhauer. Sua genialidade e visão de mundo ampliou e continua ampliando meus horizontes.

Ele foi um dos que mais me fez refletir a respeito do LEGADO. Tenho uma vontade muito grande de deixar um legado bonito para a humanidade e não me importo se um dia serei conhecido ou famoso, a única coisa que me importo é de compartilhar conhecimentos e acima de tudo, compartilhar quem eu sou.

Para refletirmos juntos sobre isso, compartilho algumas lindas palavras de sua autoria:

Dois caminhos conduzem à fama alcançada pela realização de feitos extraordinários: ações e obras. Um grande coração é a qualificação especial para o caminho das ações, e uma grande mente, para o das obras. Cada um dos caminhos tem suas vantagens e deficiências e a principal diferença entre eles é que as ações passam enquanto as obras permanecem. Das ações permanece apenas a memória, que se torna cada vez mais tíbia, distorcida e insignificante e que deve gradualmente desaparecer, a não ser que a história a retome e transmita à posteridade em estado petrificado. As obras, por outro lado, são em si mesmas imortais e, especialmente as escritas, podem atravessar os tempos. A mais nobre ação possui uma influência apenas temporária, ao passo que a obra de um gênio vive e tem efeito benéfico e edificante por todo o tempo. De Alexandre, o Grande, apenas o nome e a memória vivem, ao passo que Platão e Aristóteles, Homero e Horácio, ainda existem em si mesmos, ainda vivem e exercem um efeito imediato.”

Arthur Schopenhauer

Através de uma grande mente, é possível deixar um imenso legado para a humanidade. A arte de escrever propicia isso de forma magnífica. Muitos deixaram legados incríveis através desta grande mente. Exemplos não faltam: Nietzsche, Sêneca, Jean Paul Sartre, Karl Marx, Sigmund Freud etc.

Porém, eu quero ir mais além. Em minha opinião, para deixarmos um legado ainda mais bonito, precisamos ter uma grande mente e um grande coração. A junção dos dois leva ao caminho perfeito. Ao escrever esse texto, me veio em mente uma mulher encantadora que uniu uma grande mente a um grande coração, estou falando da Santa Teresa de Ávila. Sua inteligência era sem dúvida de uma pessoa genial, sua argúcia ao falar e escrever eram admiráveis e até mesmo invejáveis para alguns. Eu a admiro profundamente e a tenho como uma das minhas grandes referências. Se conseguir terminar a minha vida sendo pelo menos um pouquinho do que essa linda mulher foi, tenho certeza que meu legado será maravilhoso.

É interessante pensar neste legado e relacioná-lo com o tempo. Na data desta publicação estou com a idade de 25 anos. Comecei a escrever aos 23 e nestes dois anos e meio, escrevi muitos textos, até o momento foram mais de 600. Quando comecei, escrevia apenas para colocar pra fora parte dos meus pensamentos que se amontoavam feito um turbilhão, mas fui amadurecendo e esse blog passou a fazer parte de mim. Tenho um compromisso comigo em sempre atualizá-lo e transmitir aquilo de melhor que vem de mim. É o meu melhor que quero deixar para a humanidade, e aquilo que preciso melhorar, vou buscando dia após dia para minimizar meus erros ao longo dos anos.

Caso viva bastante e continue construindo esta obra, dentro de alguns anos terei materiais escritos por aqui que facilmente encheriam livros e livros. Fico feliz com isso e ao mesmo tempo honrado por ter tanta gente maravilhosa caminhando junto comigo. Muito mais importante que qualquer legado é a caminhada, é saber que enquanto estou caminhando, estou fazendo novas amizades, estou fortalecendo as que já existem e estou buscando ser uma pessoa melhor. Lembre-se! A caminhada sempre é o mais importante.

Eu quero ter um grande coração e uma grande mente. Para se conseguir isso, não existe mistério, é se apoiar nos ombros de gigantes. Você sabe quem proferiu essa frase? O grande Isaac Newton, uma das maiores mentes que já pisou no planeta terra.

Eu desejo a você que também busque ter uma grande mente e coração. Desta forma você deixará um legado magnífico e que possivelmente se perpetuará ou durará por séculos…

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Tenha um grande coração e uma grande mente

  1. Que lindo, obrigada por compartilhar conosco!!!

  2. Texto maravilhoso meu caro Isaias Costa.
    Gostei muito quando você falou que escreve não é pela fama, mais sim, pelo legado que quer deixar para gerações futura. Eu também me identifico muito com essas palavras.
    Se nós pararmos de nos preocupar com a fama, dinheiro e começarmos a ajudar o nosso irmão como forma de gratidão, com certeza nós podemos deixar um mundo melhor para nossos filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s