Tenha um grande coração e uma grande mente

Por Isaias Costa

coração-e-razãoUm dos meus filósofos favoritos sem sombra de dúvida é o Arthur Schopenhauer. Sua genialidade e visão de mundo ampliou e continua ampliando meus horizontes.

Ele foi um dos que mais me fez refletir a respeito do LEGADO. Tenho uma vontade muito grande de deixar um legado bonito para a humanidade e não me importo se um dia serei conhecido ou famoso, a única coisa que me importo é de compartilhar conhecimentos e acima de tudo, compartilhar quem eu sou.

Para refletirmos juntos sobre isso, compartilho algumas lindas palavras de sua autoria:

Dois caminhos conduzem à fama alcançada pela realização de feitos extraordinários: ações e obras. Um grande coração é a qualificação especial para o caminho das ações, e uma grande mente, para o das obras. Cada um dos caminhos tem suas vantagens e deficiências e a principal diferença entre eles é que as ações passam enquanto as obras permanecem. Das ações permanece apenas a memória, que se torna cada vez mais tíbia, distorcida e insignificante e que deve gradualmente desaparecer, a não ser que a história a retome e transmita à posteridade em estado petrificado. As obras, por outro lado, são em si mesmas imortais e, especialmente as escritas, podem atravessar os tempos. A mais nobre ação possui uma influência apenas temporária, ao passo que a obra de um gênio vive e tem efeito benéfico e edificante por todo o tempo. De Alexandre, o Grande, apenas o nome e a memória vivem, ao passo que Platão e Aristóteles, Homero e Horácio, ainda existem em si mesmos, ainda vivem e exercem um efeito imediato.”

Arthur Schopenhauer

Através de uma grande mente, é possível deixar um imenso legado para a humanidade. A arte de escrever propicia isso de forma magnífica. Muitos deixaram legados incríveis através desta grande mente. Exemplos não faltam: Nietzsche, Sêneca, Jean Paul Sartre, Karl Marx, Sigmund Freud etc.

Porém, eu quero ir mais além. Em minha opinião, para deixarmos um legado ainda mais bonito, precisamos ter uma grande mente e um grande coração. A junção dos dois leva ao caminho perfeito. Ao escrever esse texto, me veio em mente uma mulher encantadora que uniu uma grande mente a um grande coração, estou falando da Santa Teresa de Ávila. Sua inteligência era sem dúvida de uma pessoa genial, sua argúcia ao falar e escrever eram admiráveis e até mesmo invejáveis para alguns. Eu a admiro profundamente e a tenho como uma das minhas grandes referências. Se conseguir terminar a minha vida sendo pelo menos um pouquinho do que essa linda mulher foi, tenho certeza que meu legado será maravilhoso.

É interessante pensar neste legado e relacioná-lo com o tempo. Na data desta publicação estou com a idade de 25 anos. Comecei a escrever aos 23 e nestes dois anos e meio, escrevi muitos textos, até o momento foram mais de 600. Quando comecei, escrevia apenas para colocar pra fora parte dos meus pensamentos que se amontoavam feito um turbilhão, mas fui amadurecendo e esse blog passou a fazer parte de mim. Tenho um compromisso comigo em sempre atualizá-lo e transmitir aquilo de melhor que vem de mim. É o meu melhor que quero deixar para a humanidade, e aquilo que preciso melhorar, vou buscando dia após dia para minimizar meus erros ao longo dos anos.

Caso viva bastante e continue construindo esta obra, dentro de alguns anos terei materiais escritos por aqui que facilmente encheriam livros e livros. Fico feliz com isso e ao mesmo tempo honrado por ter tanta gente maravilhosa caminhando junto comigo. Muito mais importante que qualquer legado é a caminhada, é saber que enquanto estou caminhando, estou fazendo novas amizades, estou fortalecendo as que já existem e estou buscando ser uma pessoa melhor. Lembre-se! A caminhada sempre é o mais importante.

Eu quero ter um grande coração e uma grande mente. Para se conseguir isso, não existe mistério, é se apoiar nos ombros de gigantes. Você sabe quem proferiu essa frase? O grande Isaac Newton, uma das maiores mentes que já pisou no planeta terra.

Eu desejo a você que também busque ter uma grande mente e coração. Desta forma você deixará um legado magnífico e que possivelmente se perpetuará ou durará por séculos…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Tenha um grande coração e uma grande mente

  1. Que lindo, obrigada por compartilhar conosco!!!

  2. Texto maravilhoso meu caro Isaias Costa.
    Gostei muito quando você falou que escreve não é pela fama, mais sim, pelo legado que quer deixar para gerações futura. Eu também me identifico muito com essas palavras.
    Se nós pararmos de nos preocupar com a fama, dinheiro e começarmos a ajudar o nosso irmão como forma de gratidão, com certeza nós podemos deixar um mundo melhor para nossos filhos.

Deixe um comentário

