Coitadinho dele! Coitadinha dela!…

Por Isaias Costa

http-_d-yimg-com_gg_u_5b892c40cf3fc8e718238a491b602b5301df1731

Todos nós temos os nossos problemas, aflições, pendências e fracassos. Isso é unânime! Ninguém escapa! Porém, vou falar nesse texto sobre algo que poucos têm a coragem de dizer, exatamente porque bate fundo no nosso EGO, e ele não gosta que mexam com ele. Se mexer, ele fica com raiva! rsrsrs

Estou tocando no assunto PESSIMISMO, que atinge a todos nós em determinados momentos da vida. São aqueles momentos em que tudo dá errado, parece que nada flui e é como se tivessem colocado uma praga sobre a gente…

Quando isso acontece, a tendência natural da maior parte das pessoas é remoer o que está acontecendo de ruim, ficar reclamando sem parar e entrar num estado meio depressivo, como se o mundo fosse acabar.

Nesse hora acontece algo bem interessante! Aparecem vários amigos e muitos “pseudoamigos” nos dizendo: “Você vai melhorar!”, “Tudo passa!”, “Tem gente passando por coisa muito pior agora!”, “Entendo o que você está passando! Seja firme!”

De algumas pessoas é até compreensível escutar esse tipo de consolo, porque percebemos que elas estão tentando nos fazer se sentir melhor, porém, existem outras que podemos notar muito facilmente que falam num sentido de se sentirem superiores. É nessa hora que o EGO atua em carga total, porque ele está “navegando por cima da lama”, para dizer em uma linguagem mais popular.

O que acontece no interior da mente dessas pessoas que fazem essas afirmações é que elas pensam nos próprios conflitos e dores e vem quase que imediatamente um pensamento COMPARATIVO assim:

“Caramba! Essa pessoa parece que está com mais problemas do que eu! Haha. A minha vida não está uma desgraça assim tão grande…”

E esse pensamento terrível que logicamente a pessoa não expressa em palavras, faz crescer um ciclo de pessimismo gigantesco que só é freado ou parado quando a pessoa que está sofrendo busca com humildade algum tipo de ajuda ou quando se determina de verdade a mudar de atitudes e comportamentos.

Digo tudo isso sem medo porque sei que é assim que acontece, nem adianta alguém dizer que “não é bem assim…”, porque é!

Esse é o conhecido CICLO DO PESSIMISMO que é ativado por uma palavrinha que nós conhecemos muito bem, a palavra COITADINHO.

A pessoa diz internamente: “Coitadinho dele…”, “Coitadinha dela…”.

“Ela se esforça tanto! É uma pessoa tão boa! Faz de tudo para que as coisas dêem certo! É tão esforçada! Tão dedicada! Tão isso, tão aquilo outro…”

Esse tipo de discurso é pura manifestação do nosso EGO, é uma pena que são tão poucas as pessoas que se dão conta disso e resolvem dar um basta. Aquele momento que a pessoa se olha no espelho e diz em plenos pulmões:

…….CHEGA!……..

Portanto! A grande questão é tentar perceber esses padrões e quando perceber que você está entrando nessa maré de pessimismo e de autovitimização, busque se focar naquilo em que é bom! Em desenvolver cada vez mais os seus talentos, aquilo que sabe fazer de melhor.

Ocupando a mente com algo que engrandeça o espírito e lhe traga bem estar é talvez o caminho mais eficaz para sair desse vitimismo e dessa maré de azar que parece que não acaba nunca.

Acaba sim! É simples. Só precisa da sua DETERMINAÇÃO por seguir outro caminho!

Esse tema é bem interessante e vasto. Provavelmente voltarei a ele em uma outra oportunidade.

Para concluir, compartilho um vídeo excelente da Psicóloga, Palestrante e Escritora Maura de Albanesi falando sobre esse CICLO DO PESSIMISMO e como identificá-lo. Foi esse o vídeo que me inspirou a escrever esse texto. Recomendo fortemente que você o assista! Pense sobre isso…

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Coitadinho dele! Coitadinha dela!…

  1. Ana

    Oi Isaias, boa tarde! Comecei a acompanhar o seu blog por esses dias, leio todas as postagens. Esse seu texto de hoje me ajudou bastante, porque é exatamente como estou me sentindo atualmente, parece que tudo está dando errado. Muito obrigada pelo momento de reflexão!

  2. Rosa

    Algumas pessoas adoram serem vistas como “coitadinhas” aff

  3. Léia

    CHEGA!!!!!!me comprometo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s