O velocista medroso

Por Isaias Costa

velocista-usain-bolt

Era uma vez um jovem rapaz que sonhava em ser um grande velocista. Desde garotinho já adorava correr e sempre teve um corpo atlético que favorecia a corrida.

Na época da escola, até que ele ganhava de vez em quando, mas nunca foi muito perseverante, porque o esporte que sempre predominou nela era o futebol, afinal, o Brasil é o “país do futebol”, não é mesmo?

Tendo concluído os estudos, começou a disputar pequenos torneios, mas surgiu um grande problema, o MEDO. Ele não se considerava um bom velocista. Sempre que ia correr, já começava com um enorme sentimento de derrota, pensando que não havia se preparado adequadamente e que não merecia ser um destaque nessa modalidade.

E isso foi se repetindo, repetindo, repetindo… Até que certo dia ele acordou convicto de que deveria fazer outra coisa da sua vida. Seus pais e familiares lhe orientaram que procurasse um emprego fixo que garantisse um sustento mais seguro etc.

Mas quando estava prestes a se desligar do grupo em que treinava, apareceu um senhor velhinho e bastante simpático lhe dizendo:

– Por que você está desistindo das corridas meu jovem?

– Porque não sou bom. Sempre que tento correr só perco e todos já estão é fazendo “chacota” da minha cara!

– Quer dizer que você sonha em ter algum reconhecimento não é mesmo?

– Não sei! É porque é tão bom chegar em primeiro lugar! Ganhar uma medalha de ouro!

– Você não acha esse seu desejo pequeno demais não? Uma medalha? Você corre para chegar em primeiro e ganhar uma medalha? É! Você tem razão! Acho que é melhor você procurar outra coisa da sua vida…

Dito isso, ele se virou e começou a andar pro outro lado. O jovem ficou muito confuso com as palavras do velhinho e lhe interpelou.

– Espere senhor! Espere! Não estou entendendo porque você me disse isso. Pensei que era isso que os grandes velocistas almejavam, ganhar muitas medalhas de ouro.

– Você tem um minutinho para me ouvir? Sente aí que eu vou te dizer uma coisa. Preste atenção! Sabe o que move os grandes velocistas deste planeta?

– O quê?

– O CAMINHO… Nada os deixa mais felizes que o processo de treinamento, no qual eles se superam a si mesmos constantemente. O cansaço e a fraqueza muscular que muitas vezes dá lugar a uma determinação de saber que pode ir um pouco mais longe. Medalha? Isso é a última coisa que eles pensam. Eles estão totalmente focados no hoje, no aqui e agora, pensando apenas neste momento, que é o único que verdadeiramente importa. Você mal começou e já está pensando no estrelato, em ser famoso, em colecionar um montão de medalhas. Não é assim meu amigo! Você precisa ser mais humilde e saber que todos começam de baixo e vão construindo o seu sucesso dia após dia, é um processo, é algo lento.

Lhe dou outro conselho. Você disse que todos estão fazendo chacotas suas, certo? Utilize-as a seu favor?

– Mas como? Não estou entendendo…

– É simples! Não crie nenhum tipo de EXPECTATIVA. Simplesmente vá e corra! Só isso. Expectativas demais andam lado a lado com o medo! É por isso que você está com tanto medo. Está se colocando uma sobrecarga totalmente desnecessária.

…Tenho que ganhar… …Tenho que ganhar… …Tenho que ganhar…

Quem foi que disse que você tem que ganhar? Ninguém! Foi você mesmo que se pôs nesta prisão! Escute com atenção e grave no mais profundo da sua mente. VOCÊ NÃO TEM QUE NADA, ouviu? TEM QUE NADA, NADA

Isso te aliviou?

– Nossa! E como aliviou?

– Pois antes de você desistir de correr, faça isso! Experimente!

– Tá certo! Vou fazer isso…

Passada essa conversa! O rapaz refletiu bastante sobre as palavras do velho senhor e quando voltou a correr, pareceu uma mágica. Foram vitórias em cima de vitórias. E ele já não mais se importou com as medalhas, mas apenas em fazer bem o seu trabalho. Correr com maestria.

Em pouco tempo ele se tornou um grande velocista e passou a ensinar para muitos outros jovens esta mesma sabedoria que ele adquiriu com o velho senhor…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s