A busca espiritual pode acompanhar o progresso material?

Por Isaias Costa

igreja_e_dinheiro

A maior parte das pessoas tem uma enorme dificuldade de entender a profunda relação que existe entre o crescimento espiritual e o material. É possível unir os dois, o grande problema é que, por estarmos no ocidente, temos o predomínio das religiões cristãs, e nos é pregado de forma quase unânime que “Não se pode servir a Deus e ao dinheiro”.

Essa passagem bíblica até hoje foi totalmente distorcida. O significado desta frase não é de que se você serve a Deus deve desprezar o dinheiro. NÃO, NÃO e NÃO.

A palavra chave é SERVO. Precisamos entender isso! Servir ao dinheiro significa se tornar um ESCRAVO dele, entende? E tudo aquilo no qual você se torna escravo é destrutivo, retira você da sua essência mais profunda.

Da mesma forma que servir a Deus. Uma coisa é servir por amor, outra muito diferente é servir em busca de algum tipo de reconhecimento ou de sonho por uma “vida eterna” num paraíso cheio de bençãos!

Esses dois caminhos são enganosos. São caminhos baseados em EXTREMOS. Seguir os dois vai lhe fazer sofrer e quando chegar o tempo da sua velhice e a aproximação da morte, certamente você sentirá algum vazio no coração, um vazio que você nem fará ideia de onde veio.

Preste atenção nestas palavras! Estou falando isso porque sei que é assim. O mergulho no autoconhecimento tem me orientado e ajudado a entender com mais profundidade esses temas que são de difícil entendimento.

É preciso buscar o CAMINHO DO MEIO. Esse é o caminho perfeito para a civilização humana. Se todos o buscassem, não tenho a menor dúvida que já viveríamos em um planeta muito mais bonito e equilibrado, com pessoas muito mais felizes e realizadas.

Eu acredito que não só é possível, como é um caminho muito melhor acompanhar o progresso espiritual com o material. O grande segredo é colocar o dinheiro como seu servo, ou seja, não servir a ele, mas ele lhe servir. Simples assim! Essa mudança faz com que tudo seja diferente…

Para que você entenda essa questão com bem mais clareza, compartilho algumas sábias palavras do místico oriental Osho falando sobre isso. Leia com bastante atenção e procure de verdade colocar em prática! Você vai se surpreender com as maravilhas que serão derramadas sobre a sua vida…

*************

“Não há contradição. O crescimento espiritual pode acompanhar o progresso material. Apenas um fato deve ser lembrado: o progresso material deve funcionar como um servo, e o crescimento espiritual deve permanecer o mestre. Em nenhum ponto o crescimento espiritual deve ser sacrificado pelo progresso material. A qualquer hora, sempre que for necessário, o progresso material pode ser sacrificado em favor do crescimento espiritual. Se isso estiver claro, então não haverá problema. O problema surge apenas porque o progresso material permanece o mestre, e ainda assim você quer crescer espiritualmente. A espiritualidade não pode crescer como uma serva. Seu espírito não pode ser um servo de seu corpo. Sua espiritualidade tem de ser o mestre, então tudo pode funcionar como um servo e pode ajudar.

Não há necessidade de dividir a vida. Para aqueles que podem lidar com isso dessa maneira – colocando o crescimento espiritual como prioridade e o crescimento material somente como ajuda, não contra, sempre com e pelo crescimento espiritual – não há problema. Isso tem de ficar claro para todas as religiões do mundo. O Oriente escolheu metade – o crescimento espiritual – e teve medo do crescimento material. Quem sabe? Ele pode tornar-se o mestre, tornar-se prioridade. Assim o Oriente é pobre, doente.
O ocidente foi para o outro extremo: devotou toda a sua energia ao progresso material, esquecendo completamente que o progresso material em si mesmo não tem significado. Ele não leva a lugar algum; ele o leva a uma profunda frustração, a uma vida sem sentido na qual você percebe claramente que perdeu toda a vida colecionando entulhos, lixo. E isso não lhe dá paz, não lhe dá silencio. Não é capaz de torna-lo consciente da verdade. E agora a morte está se aproximando e suas mãos estão vazias. Toda a sua vida foi apenas um deserto.
O Ocidente é espiritualmente pobre, materialmente rico. O Oriente é materialmente pobre, espiritualmente rico. Ambos são metade, e ambos estão sofrendo. Meu esforço é para que haja uma síntese – e a síntese é possível. Apenas lembre-se de quem é o mestre e quem é o servo.”

Link: Dinheiro e Espiritualidade

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A busca espiritual pode acompanhar o progresso material?

  1. Julia Tarira

    Olá Isaias Obrigada por continuar a enviar seus escritos. Eles trazem-me sempre pontos em que concordo e posso dar tambem minha ajuda apoiando, outros nem por isso, mas deixam-me nanifestar minha opinião. E assim, acabamos conversando. Date: Mon, 23 Mar 2015 10:04:45 +0000 To: chingange@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s