Os bens materias são apenas um meio, e não um fim

Por Isaias Costa

Homem-limpando-motoAlguns dias atrás, tive uma conversa com o meu irmão que me deixou bastante reflexivo a respeito do meu comportamento. Foi uma conversa bem simples e até mesmo banal para algumas pessoas, mas se analisada de uma forma um pouco mais criteriosa pode nos trazer uma lição importante.

Foi mais ou menos assim! Eu tenho uma moto que utilizo como transporte pessoal. Gosto muito dela, ela me ajuda a chegar muito mais rápido nos lugares, principalmente quando dou aulas particulares, nas quais preciso me deslocar quase pela cidade toda.

Ele me fez uma observação de que não cuidava bem da moto, não a deixava limpinha e lavada.

De certa forma ele tem razão. Certamente eu não lavo a minha moto com a frequência que uma pessoa bem zelosa faria, e foi sobre esse meu comportamento que parei para refletir. Gosto de refletir para tentar melhorar o que precisa ser melhorado.

Mas depois de um tempo pensando, cheguei a conclusão de que essa minha pouca preocupação com lavar a moto com certa frequência tem a ver com meu desapego às coisas materiais. Gosto muito da minha moto e cuido dela, mas com desapego, para mim tanto faz se ela está brilhando impecavelmente ou está com umas sujeirinhas aqui e ali. O importante para mim é que ele me auxilie a chegar ao local que quero, só isso!

Desse ponto de vista, meu comportamento já não passa a ser desleixo, mas desapego, pois considero outras coisas muito mais importantes.

Meu irmão também me questionou (e com razão!), de que o pouco cuidado com a limpeza dela pode desvalorizá-la na hora de vender. É verdade! Pode mesmo. Mas sabe que eu nem me importo muito com isso? Nesse ponto, estamos falando apenas de dinheiro, um pouco a mais ou um pouco a menos na hora de vender não me deixará nem mais feliz nem mais triste, é algo indiferente.

Eu sei porque me comporto dessa forma, e aqui que quero lhe levar a refletir junto comigo. Eu sou um amante das leituras e do aprimoramento humano. Praticamente a maior parte do meu tempo dedico às leituras e estudos. Isso é algo que me realiza de verdade.

Minha essência humana é naturalmente mais voltada para o lado espiritual e menos para o material. É apenas uma questão de prioridades, entende? Em vez de ficar horas e horas lavando a minha moto, encerando e deixando-a um brilho, eu passo esse tempo lendo um bom livro ou meditando, o que me dá uma satisfação incrível.

Quero deixar claro que compreendo e respeito demais quem gosta de ter seu carro ou sua moto sempre limpinhos e brilhando, mas pelo menos para mim, as prioridades são outras.

Sempre que escrevo meus textos, tento levar os leitores a refletirem sobre o CAMINHO DO MEIO, ou seja, o equilíbrio entre o material e o espiritual. Estou buscando isso e posso levar para esse exemplo. Eu sempre faço todos os check-ups da minha moto como troca de óleo do motor, troca do kit quando está desgastado, revisões da autorizada, troca das peças velhas etc. etc. Faço isso para que ela funcione sempre bem, mas sem apegos, sem perda de tempo com coisas desnecessárias.

Para resumir, minha moto é apenas um veículo, um meio que me ajuda a me deslocar com mais rapidez, nada mais, nada menos do que isso.

Meu desejo é que mais pessoas busquem essa compreensão. É importante ter as coisas materiais, porém, mais importante ainda é a busca espiritual, a busca por conhecer a si mesmo todos os dias e ter isso como algo vital. Procuro fazer isso, e por conta dessa busca dosada e equilibrada, tenho crescido tanto espiritualmente como materialmente, e nada melhor do que crescer das duas formas! Pode ter certeza disso!

Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho abaixo um texto recente no qual tratei desse tema, a junção do caminho de elevação espiritual juntamente com a elevação material. Vale a pena ler…

A busca espiritual pode acompanhar o progresso material?

Enfim! Busque os bens materiais como um meio na sua vida, e não um fim nelas próprias! Esse é um dos segredos da harmonia, do equilíbrio e da prosperidade. Acredite e constatará em sua própria vida…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Os bens materias são apenas um meio, e não um fim

  1. Boa tarde Isaias!

    Me identifiquei com esse artigo, pois também sou desapegada em coisas materiais. Não sou o tipo de moça que mal espera o salário chegar e sai correndo para as compras…muito pelo contrário, só compro quando preciso. O lado espiritual, pra mim, é muito mais importante, então vou em busca de autoconhecimento. Me sinto realizada assim!!!

  2. Pingback: Links interessantes – Mude Seu Estilo de Viver

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s