Livres da perfeição

Por Isaias Costa

294845_270637962949579_100000101338172_1285561_788006_n

O ser humano é imperfeito e nunca fica 100% satisfeito com nada nesta vida. Hoje quero tratar da imperfeição no campo dos relacionamentos amorosos. É comum haver a ruptura de muitos relacionamentos por conta de uma decepção, um rancor, uma mágoa, uma desconfiança etc. Como aprender a lidar com esses sentimentos negativos? A resposta a essa pergunta não é tão simples, ela tem muitas interpretações e possíveis soluções, mas vou me ater apenas a uma.

Muitos relacionamentos são rompidos ou ficam desgastados por causa da busca pela perfeição, que é absolutamente impossível. Como pode haver um relacionamento perfeito com pessoas imperfeitas? Essa é a grande questão! Um bom relacionamento sempre passa por momentos de crise e estes surgem para levar um dos parceiros ou mesmo os dois a algum tipo de mudança de postura ou comportamento. Quase sempre surgem para uma evolução como ser humano, e não como pretexto para o fim do relacionamento. Entender isso pode fazer toda a diferença e evitar o dissabor de terminar um relacionamento com alguém que ainda poderia nos acrescentar muito e trazer momentos de alegria e aconchego. Escrevi sobre isso com mais detalhes nos dois textos abaixo. Confira!

A palavra crise

Um encontro mais profundo

Mas uma vez quero repetir que a busca pelo autoconhecimento é fundamental para desenvolver em nós mais maturidade emocional e aprendermos a lidar com as nossas limitações e a de nossos parceiros amorosos de modo sereno. Aprender a ver o relacionamento sob a perspectiva da outra pessoa nos ajuda a sermos mais empáticos, menos orgulhosos e prepotentes, além de ver que a outra pessoa também tem suas dificuldades, medos e aflições tanto quanto nós. Eu levei muito tempo para entender isso e depois que aprendi passei a ter relacionamentos bem mais saudáveis.

Se já aconteceu com você de terminar um relacionamento por causa do orgulho, da intolerância, do medo de uma entrega maior a outra pessoa, por achar que não poderia ser feliz ao lado dela etc. Fique tranquilo! Não fique se lamentando ou se martirizando por isso! É normal, acontece com todo mundo, já aconteceu comigo e sei que dá para superar.

Para continuar pensando e refletindo sobre esse tema, quero deixar uma das músicas mais bonitas do Nando Reis e ao mesmo tempo uma das mais desconhecidas, a música “minha gratidão é uma pessoa”. Escute com atenção e preste atenção na sua letra. Aprenda a se livrar da perfeição, porque ela só pode trazer estragos…

Depois de pensar um pouco
Ela viu que não havia mais motivo e nem razão
E pode perdoá-lo

É fácil culpar os outros
Mas a vida não precisa de juizes
A questão é sermos razoáveis

E por isso voltou
Porque sempre o amou
Mesmo levando a dor
Daquela mágoa
Mas segurando a sua mão
Sentiu sorrir seu coração
E amou como nunca havia amado

Mas como começar de novo
Se a ferida que sangrou
Acostumou a me sentir prejudicado

É só você lavar o rosto
E deixar que a água suja
Leve longe do seu corpo
O infeliz passado

E por isso voltou
Pra quem sempre amou
Mesmo levando a dor
E aquela mágoa
Mas segurando a sua mão
Sentiu sorrir seu coração
E amou como nunca havia amado

E viveram felizes… para sempre
E eles estavam livre da perfeição que só fazia estragos

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Livres da perfeição

  1. Zuleine Oliveira

    Amoooooooooo musicas do Nando Reis, Poesia Pura!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s