Um verme no uísque

Por Isaias Costa

_2270471Outro dia eu uma pequena estória no livro “O sucesso é ser feliz”, do Roberto Shinyashiki, muito interessante e que pode nos levar a boas reflexões.

“Há a história de um médico que fazia uma palestra a um grupo de alcoólatras. Ao iniciar a apresentação disse:”Hoje vou realizar uma experiência para mostrar a vocês o efeito do álcool”. Levantou um copo e afirmou: “Aqui dentro há álcool”. Com uma pinça, pegou um verme, mostrou-o para a platéia e o soltou dentro do copo. Imediatamente o verme se desfez, causando impacto nos presentes. Em seguida, ele levantou outro copo e disse: “Aqui dentro há água”. Novamente pegou outro verme e o soltou dentro do copo. O verme se mexeu, mostrando a sua energia. Nesse momento, no meio da platéia, um indivíduo embriagado levantou a mão e, com voz pastosa disse: “Entendi bem o que o doutor quis dizer, e concordo inteiramente. Sua mensagem é sensacional”. Feliz, o médico pediu: “Por favor, diga em voz alta, para que todos escutem, qual é a minha mensagem”. Solícito, o indivíduo declarou: “Doutor, o senhor acabou de mostrar com essa experiência que quem bebe não tem verme no organismo!”

Essa pequena estória serve para nos ensinar que os seres humanos só entendem aquilo que querem entender. Quando alguém quer no ensinar algo no qual não estamos dispostos a mudar, acatar ou aprender, de nada adianta! Podemos ter o melhor professor, o melhor palestrante, o melhor psicólogo, o melhor livro, o melhor curso, e nada, nada fará com que qualquer tipo de mudança aconteça. Essa estória conta isso, mostra muito claramente através de um experimento que as bebidas alcoólicas fazem muitos mal ao organismo e devem ser evitadas, porém, o homem bêbado representa uma pessoa viciada que não abre mão do vício sob hipótese nenhuma.

Lendo essa estória eu me lembrei do quanto eu, como escritor, posso ser mal interpretado. Procuro sempre me expressar da forma mais clara e objetiva possível, mas tenho certeza absoluta que tem determinados textos que algumas pessoas leem e simplesmente não querem entender, porque aquilo que estou dizendo e propondo está longe de ser o que elas querem para si. Eu fico até pensando no quanto seria interessante se muitos leitores colocassem em prática no dia a dia aquilo que proponho, seria incrível, mas sei que muitas vezes isso não acontece, devido às distrações, o desinteresse, o medo, as prisões de pensamento, os hábitos, os vícios, entre muitas outras coisas. Quem sabe com esse texto de hoje eu desperte algo diferente em algum leitor? Eu procuro estar sempre mudando, escrevendo de um jeito novo, mostrando algo que eu mesmo me surpreendi. Veja só o título desse texto! “Um verme no uísque”. Eu não bebo nem cerveja, quanto mais uísque! Mas estou escrevendo sobre bebidas alcoólicas para fazer você pensar um pouco e extrair algo que sirva para você.

Tente aprender um pouco com tudo e com todos! Essa é uma lição de vida e sabedoria. Não ache que você tem verdades absolutas, porque definitivamente não tem. Evite aprender ou acatar apenas aquilo que ache conveniente. Busque mais, explore o mundo, veja as infinitas possibilidades que estão aí, na ponta do seu nariz. Ouse! Voe alto! Seja criativo! Queira ser uma pessoa cada vez melhor. Pode ter certeza que você pode ser! Lute por isso!

Se quiser ler um pouco mais sobre esse tema, vou deixar um texto que escrevi falando sobre as interpretações, que “cada um entende como quer”, ele tem tudo a ver com o que expliquei neste texto..

Cada um entende como quer

 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Um verme no uísque

  1. Lucia Helena

    Sensacional essa matéria “Um Verme no Uísque”
    Adorei esse texto!!! Sempre tomei álcool socialmente.
    Mesmo assim,sou portadora de uma cirrose hepática,que com toda certeza o álcool teve seu peso. Muito importante uma reflexão em cima dessa história. Se o álcool destrói o verme,imagine as células do figado!
    Isaias, super parabéns pelo post!…Muito bom!!!

Deixe um comentário

