Não tome ninguém como garantido em sua vida

Por Isaias Costa

tumblr_m1m3h5Oc0t1qi23vmo1_500_largeEu amo as palavras do místico oriental Osho e sempre aprendo muitas coisas boas com ele. Suas palavras são repletas de sabedoria e neste texto farei uma breve reflexão sobre os relacionamentos amorosos e um dos principais erros do cotidiano de muitos casais.

*************

“Esqueça os relacionamentos. Aprenda a ligar-se, a interagir. Quando uma pessoa está num relacionamento, começa a tomar o outro como garantido. É isso que destrói as relações amorosas. A mulher pensa que conhece o homem, e o homem pensa que conhece a mulher, mas nenhum deles conhece o outro. É impossível conhecer-se o outro. O outro é sempre um mistério. Tomá-lo por garantido é um insulto, um ato de desrespeito.

Um homem que está convencido de que conhece a sua mulher é um ser extremamente ingrato. Como poderia ele conhecer a mulher, se cada pessoa é um processo, e não uma coisa? A mulher que ontem conheceu já não está diante dele hoje. Muita água passou debaixo da ponte, e essa mulher já não é a mesma, pois passou a ser alguém totalmente diferente. Relacione-se, interaja, recomece a cada instante. Não tome o outro por garantido.”

Osho

**************

Ele está falando nessas poucas palavras sobre o universo do outro. Não canso de repetir as palavras do meu amigo Raul Seixas: “Cada um de nós é um universo”, e é mesmo!

Nunca conseguiremos conhecer totalmente pessoa alguma em nossa vida. Já é uma tarefa sobre-humana tentar conhecer a nós mesmos ao longo de toda uma vida? Quanto mais tentar conhecer o outro em alguns meses ou anos! Isso é absolutamente impossível.

Manter um relacionamento amoroso é um verdadeiro desafio, exatamente por causa das mudanças. Todos nós mudamos muito ao longo dos anos, e sempre vem aquela pergunta. Será possível conviver uma vida inteira ao lado da mesma pessoa?

Essa é uma pergunta bem difícil, mas nessa hora sempre lembro as geniais palavras do grande Friedrich Nietzsche: “A única pergunta que devemos nos fazer quando pretendemos casar é: Terei prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?”.

Diálogo meu amigos! DIÁLOGO. Isso é o que sustenta qualquer relacionamento amoroso. O Nietzsche foi muito sábio ao escrever esse aforismo! Implicitamente ele está falando sobre a questão da sexualidade nestas palavras. Muitos casam sob o “fogo da paixão”. Pensam no sexo incrível que tem com o parceiro(a) na doce ilusão de que isso sustenta um relacionamento. Errado! Não sustenta! A sexualidade tem como determinante os nossos hormônios. À medida que esses vão diminuindo, naturalmente nosso desejo por sexo vai diminuindo também. E aí? Se não houver um forte vínculo entre os cônjuges, o que sobra? Não sei! Pode ser que sobre a convivência com alguém que nunca se buscou conhecer com mais profundidade…

É disso que precisamos. Ter abertura de coração para nos comunicarmos de uma maneira mais sincera e verdadeira. Ao abrirmos de verdade nosso coração a quem amamos, com diálogos respeitosos e compreensivos. A tendência é poder sim alongar um relacionamento para toda uma vida.

É por esse e muitos outros motivos que hoje em dia está muito difícil sustentar um casamento. É muito fácil fazer com que ele caia na rotina e achar que a outra pessoa será sempre do mesmo jeito. Não! Não é assim. Todos nós mudamos o tempo todo, todos os dias. E precisamos nos adaptar a essas mudanças com criatividade, com alegria, com entusiasmo, com risos, com brincadeiras, com descontração…

Desta forma, a vida se torna muito mais bonita e feliz. Precisamos também tirar das nossas mentes tanto peso, principalmente quando nos tornamos pais. Pensamos assim: “Tenho que trabalhar muito para colocar comida dentro de casa…”, “Tenho que trabalhar para dar uma boa educação aos meus filhos…”, “Tenho que trabalhar muito para garantir uma boa aposentadoria…”. Quanto mais TEM QUE tirarmos, melhor para nossa vida.

E o aqui e agora? Cadê? Vivendo o hoje, o momento presente em toda a sua plenitude, é muito mais fácil ter um relacionamento mais sincero e profundo com a esposa, marido e acima de tudo, com os filhos.

Muito mais do que uma boa educação, os filhos querem dos pais: amor, afeto, carinho, calor humano. Nada os preenche mais do que isso! A nossa presença, não uma presença qualquer, mas uma presença afetuosa, uma presença de qualidade…

Portanto! O outro jamais será uma garantia em nossa vida. Tendo isso como uma certeza, teremos muito mais cuidado e daremos muito mais valor à pessoa que escolhemos para dividir a vida conosco.

Desejo a você muito amor, luz e paz…

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Não tome ninguém como garantido em sua vida

  1. Elton J. S.

    eu gostei do texto , e vejo e acredito que é assim mesmo a vida , a gente nunca conhece a outra por inteiro , faço 33 ano de casamento hoje 17 de abril e aja paciência , e a 2 dias atras resolveu discutir e se magoar ai como vamos comemorar é complicado, mas como sempre eu vou contornar mais essa … obrigado pelo desabafo .

    • Parabéns Elton. Relacionar-se não é nada fácil, mas é uma das experiências mais enriquecedoras na nossa vida. Só pelo seu comentário, já pude perceber uma virtude que cresceu em você ao longo desses 33 anos, a paciência. Esta é uma virtude para poucos, principalmente no mundo de hoje, onde todos querem tudo agora, do seu jeito e sem concessões de nenhuma natureza.
      Que bom que você já possui essa compreensão! Ela nos ajuda a caminhar pela vida de uma forma mais leve e tranquila.
      Grande abraço!

  2. Magda Matos

    Gostei demais do seu texto,me ajudou bastante a esclarecer alguns pontos de interrogação que tinha.Obrigada por suas palavras…Forte abraço

  3. Lúcia

    Gostei imensamente do seu texto!
    Também,sigo essa linha de pensamentos e sou seguidora fervorosa dos ensinamentos de Osho e Eckhart Tolle.
    Muito bom seu blog….amei…
    Abraços….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s