Dai-lhes vós mesmos de comer

Por Isaias Costa

prosperidade-multiplicacao-paes-peixes-oferta-dizimo

Nos últimos dias, passei por uma experiência bem simples, mas que me deixou muito reflexivo, e quis compartilhar nesse texto, porque tenho certeza que fará o mesmo com alguns que lerem.

Fui, no período da manhã à casa de uma pessoa bem querida para fazer um favor, porém, o que tínhamos para resolver acabou se alongando no tempo, chegando até a hora do almoço. A pessoa que era dona da casa chegou até mim e essa minha amiga e disse que tinha preparado o almoço somente para a quantidade de pessoas que moravam lá. Imediatamente percebi qual era a intenção dela e tratei de me apressar em ir pra casa.

Não falei nada a esse respeito. Simplesmente disse que foi ótimo passar a manhã com minha amiga e ter podido ajudá-la de alguma forma.

Mas no fundo, a minha vontade era de ter ficado para almoçar. Tinha sido ótimo passar a manhã nesta casa. Por que estou contando essa estória? Ela parece bem banal, não é? Você vai entender agora!

A mensagem que quero lhe transmitir hoje tem a ver com a PARTILHA. Existe uma magia incrível quando de coração partilhamos o que somos e o que temos. Essa dona de casa que descrevi nunca conseguiu entender essa magia que se chama partilha. Ela não só tinha, como tem mentalidade de ESCASSEZ, de achar que o que tem pode acabar. E sabe de uma coisa? Pode mesmo! Porque ela constantemente atrai isso para si. Digo isso por evidenciar em fatos. Conheço levemente essa pessoa e sei que não existe abundância de nenhuma natureza em sua vida. Isso é muito triste, e estou falando abundância em todos os sentidos, viu? Dinheiro, amigos, carinho, afeto da família, conhecimento, experiências de vida ricas de sabedoria etc. etc.

Já falei várias vezes aqui no blog, mas é sempre bom repetir. Existe uma lei universal chamada LEI DE CAUSA E EFEITO, ou LEI DA ATRAÇÃO. Ou seja, você atrai para si aquilo que vibra. Se você dá amor, recebe amor. Se você dá atenção, recebe uma atenção bem maior dos outros. Se você é carinhoso, naturalmente as pessoas serão carinhosas com você. É assim com tudo! Não adianta discutir, brigar, contestar, discordar, porque é uma lei, entenda! É uma LEI UNIVERSAL. O universo inteiro funciona desta maneira…

Da mesma forma! Se você oferece um prato de comida, um objeto, uma roupa, ou mesmo dinheiro, mas faz isso de coração aberto, com pureza de intenção, tudo isso voltará para você, de uma forma ou de outra vai voltar. Eu fico impressionado como existem pessoas que passam a vida inteira e não conseguem entender que é assim que as coisas acontecem…

Sabe aquela passagem da bíblia sagrada que acontece a multiplicação dos pães? Pode ser que nunca tenham falado para você, mas o nome mais adequado para essa passagem deveria ser A MULTIPLICAÇÃO DA PARTILHA.

Não vou transcrevê-la para cá, porque certamente você já leu essa passagem ou ouviu de alguém. Nela, Jesus fala poucas palavras, mas de uma profundidade absolutamente impressionante. Quando a multidão com fome se aproxima de Jesus e pede para que ele faça alguma coisa para ajudá-la, ele diz: “O que vocês têm de comida?”. Oferecem 5 pães e 2 peixes.

Muitos não entendem, esses 5 pães e 2 peixes é simplesmente uma alegoria. O que é uma alegoria? É uma representação simbólica. A bíblia é cheia destas alegorias. O número 7 (a soma do 5 com o 2), representa a PERFEIÇÃO, ou seja, havia alimento em uma quantidade perfeita para alimentar os mais de 5000 homens que estavam com fome.

Em seguida Jesus pronuncia as palavras sábias dignas de um grande e iluminado mestre:

“Dai-lhes vós mesmos de comer…”

Essas palavras geraram o MILAGRE, não o milagre da multiplicação, mas o milagre da PARTILHA. Jesus não tinha esses super poderes de pegar um pão e transformar em 500 pães. Quem pensa assim, sinto dizer! Nunca entendeu uma palavra do que está escrito na bíblia sagrada.

Perceba! Quando Jesus pronunciou essas belas palavras, por ser um imenso líder, mobilizou a todos que lá estavam para compartilharem o pouco que tinham. E certamente todos tinham algo para oferecer à multidão.

Cada um colaborou com o pouco que tinha, todos comeram e ficaram saciados. E mais! No final, sobraram 12 cestos cheios com as sobras de comida.

Maravilhoso não é?

Essa foi a multiplicação da partilha! Ela não é um milagre em termos de magia como foi ensinado a nós. Imagine a seguinte situação bem corriqueira!

Você quer fazer um almoço ente amigos e quer reunir uma turma para esse dia. Cada um se compromete em levar alguma coisa, um leva uma panela de arroz, outro uma panelinha de feijão, outro um pouco de paçoca, outro leva um macarrãozinho, outro leva um frango assado, outro leva uma lasanha, outro leva uma salada de verduras. São quantas pessoas? Sete, OK?

Cada um levando o que se comprometeu, o que vai acontecer? É óbvio! Todos vão comer, ficar saciados, e vai sobrar comida no final, podendo cada um levar um pouco de tudo de volta pra casa para comer na hora da janta.

Isso é comum! Acontece o tempo todo em todos os lugares deste planeta. Isso é a multiplicação dos pães!

Perceba! Eu fui levando algo e voltei trazendo muito mais do que eu levei. Não é incrível? Parece absurdo não é? Como pode eu levar um pouco de comida, todos ficarem saciados e ainda voltar trazendo mais do que levei?

É muito simples! Isso é matemático. O que você leva, mesmo sendo pouco, é o suficiente para alimentar de forma pobre pelo menos duas pessoas. Entenda! Estou dizendo pobre no sentido de ser uma única coisa, OK? Imagine almoçar arroz limpo e seco? Seria muito sem graça não é? É nesse sentido que estou falando!

Se são 7 pessoas e cada um leva o equivalente para duas, ao juntar tudo, temos comida para 14 pessoas. O que vai acontecer? Vai sobrar no final! E todos levarão um pouquinho de tudo pra casa.

Acabei de descrever para você como se deu a multiplicação dos pães citada na bíblia sagrada. Não é incrível?

Portanto! Essa é a mensagem. Sirva! Compartilhe! Doe! Ajude! Faça o que for possível e que esteja ao seu alcance! Desta forma, milagres cada vez maiores surgirão ao seu redor e se espalhará para o mundo todo…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s