Você se acha mais espiritual que os outros?

Por Isaias Costa

1329781

Quero dizer de antemão que estou escrevendo esse texto para mim mesmo muito antes de escrevê-lo como reflexão para você. Estou dizendo isso porque sei que eu, sendo escritor, posso muito facilmente cair nas garras afiadas do EGO e ele me fazer pensar que sou alguém diferente ou especial. NÃO! Não sou mesmo! E faço questão de deixar isso muito claro.

Quanto mais o tempo passa, mais eu tenho a certeza do quão insignificante eu sou perante esse universo tão absurdamente incrível e maravilhoso.

Serei breve neste texto, porque quero lhe deixar com a reflexão profunda do grande mestre espiritual Mooji e ao final, compartilharei com você um vídeo muito bonito da terapeuta Gisela Vallin falando sobre o tema central desse texto, as armadilhas do ego.

O seu ego tem uma influência muito grande sobre seus comportamentos e sentimentos? Não é fácil identificar o tamanho da sua influência, porque ele nos envolve como uma sombra, e para jogar luz sobre ele é preciso acima de tudo HUMILDADE e uma busca incessante e diária pelo autoconhecimento.

O ego possui muitas armadilhas, algumas até disfarçadas e perfumadas de coisas boas, de bênçãos, mas que sem uma análise mais profunda acaba nos entorpecendo e enchendo nosso coração de orgulho e prepotência. Mais uma vez! Cuidado para que isso não acometa o seu coração também!

Recomendo que leia essas palavras com bastante atenção e faça esse exercício de observar seu comportamento, sentimentos e pensamentos todos os momentos do seu dia a dia, para que não se deixe agarrar pelas inúmeras armadilhas do ego…

*********

Se você acha que é mais “espiritual” andar de bicicleta ou usar transporte público para se locomover, tudo bem, mas se você julgar qualquer outra pessoa que dirige um carro, então você está preso em uma armadilha do ego.

Se você acha que é mais “espiritual” não ver televisão porque fode com o seu cérebro, tudo bem, mas se julgar aqueles que ainda assistem, então você está preso em uma armadilha do ego. 

Se você acha que é mais “espiritual” evitar saber de fofocas ou noticias da mídia, mas se encontra julgando aqueles que leem essas coisas, então você está preso em uma armadilha do ego.

Se você acha que é mais “espiritual” fazer Yoga, se tornar vegano, comprar só comidas orgânicas, comprar cristais, praticar reiki, meditar, usar roupas “hippies”, visitar templos e ler livros sobre iluminação espiritual, mas julgar qualquer pessoa que não faça isso, então você está preso em uma armadilha do ego. 

Sempre esteja consciente ao se sentir superior.

A noção de que você é superior é a maior indicação de que você está em uma armadilha egóica.

O ego adora entrar pela porta de trás. Ele vai pegar uma ideia nobre, como começar yoga e, então, distorcê-la para servir o seu objetivo ao fazer você se sentir superior aos outros; você começará a menosprezar aqueles que não estão seguindo o seu “caminho espiritual certo”. 

Superioridade, julgamento e condenação.

Essas são armadilhas do ego.

Link: Mais espiritual

****************

Vídeo da terapeuta Gisela Vallin falando sobre as armadilhas do nosso ego para tentar nos colocar como superiores aos outros. Vale a pena assistir…

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Você se acha mais espiritual que os outros?

  1. Lúcia

    Que blog fantástico!
    É tudo o que eu precisava encontrar.
    Sou uma seguidora, na medida do possível, do grande…
    Mestre oriental “Osho”
    Portanto,esse blog veio de encontro aos meus anseios.
    Gostei muito do que li nesta página!
    Devagar,vou navegando…
    Obrigada!!!

    • Muito obrigado Lúcia. Isso mostra que você está nesta busca de se conhecer cada vez mais. Esse é um blog que tem como principal objetivo, colocar reflexões sobre AUTOCONHECIMENTO e ESPIRITUALIDADE, entre outras coisas, e o mestre Osho é uma das minhas maiores fontes de inspiração.
      Fique à vontade para ler, comentar, compartilhar os textos com os amigos… Esse espaço é nosso! Um grande abraço. Muita paz e luz na sua vida!

  2. Muito obrigada pela seu texto! Sua sinceridade tocou meu coração! Você poderia por favor compartilhar também o link da reflexão do mestre espiritual Mooji? Gratidão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s