Liberte o seu filho do consumismo

Por Isaias Costa

Criança

A nossa sociedade está se tornando cada vez mais consumista e infeliz. O mundo está sendo cada vez mais governado pelo dinheiro e os maiores valores e virtudes da vida estão sendo negligenciados. Outro dia eu li um artigo maravilhoso do empresário Marcos Rezende, administrador do site Insistimento, no qual falava sobre alguns sinais de que as pessoas estão criando os filhos para serem escravos, e no texto ele explica sobre a escravidão no mais profundo da palavra. Ao final deixarei o link com o artigo completo. Vou fazer uma breve reflexão apenas sobre o consumismo ensinado aos filhos.

NÃO LEVE SEU FILHO PARA PASSEAR NO SHOPPING

Shopping não é para passear. Shopping é para comprar ou então se distrair para comprar ainda mais. O objetivo do shopping é vender mais e por isso é tão importante para seus proprietários agregar serviços como praças de alimentação e espaço para as crianças com brinquedos eletrônicos e pequenos parques dentro dos seus estabelecimentos. Quanto mais próximas dos shoppings as crianças estiverem, melhor retorno financeiro o shopping terá no longo prazo. O impacto deste mau hábito pode levar seu filho a sempre querer consumir para se manter feliz.

Marcos Rezende

Os shoppings são cheios de jogos de marketing, eles são completamente arquitetados para vender e persuadir as pessoas para comprarem tudo que veem pela frente. Eu agradeço profundamente aos meus pais pela vida simples que levaram e por terem me ensinado grandes valores, principalmente a SIMPLICIDADE, que considero um dos valores mais nobres que um ser humano pode desenvolver. Meus pais me ensinaram desde cedo que os shoppings são lugares onde reina as aparências, e não as essências. Aliás! Mais uma vez volto ao essencial. O que é o essencial? Como diria o pequeno príncipe: “O essencial é invisível aos olhos”. Tempos atrás escrevi sobre isso, se você ainda não leu, deixo o link abaixo, pois sua mensagem complementa essa minha reflexão…

A beleza da simplicidade

As crianças são os seres humanos mais sábios desta terra, pois elas sabem capturar a essência das coisas. Para uma criança, os mais importante não é ter muitos brinquedos ou uma condição de vida que lhe faça ter tudo o que queira. Não! O mais importante para uma criança é receber amor dos pais e dos amigos. Pouco importa se as condições financeiras não são as mais favoráveis, se a criança está em um ambiente repleto de amor e de aconchego, isso é o bastante. Tomo por mim, a minha família sempre foi pobre e meus pais sempre batalharam muito para sustentar a mim e meus irmãos, mas nós sempre tivemos os essencial, que é o amor, a união, a espiritualidade, a sinceridade, o diálogo etc. Escrevi um pouco mais sobre alguns valores ensinados pelos meus pais na minha infância e que foram cruciais para a construção do meu caráter e personalidade. Um texto falando sobre as coisas que são fundamentais na infância. Se quiser ler, o link está logo abaixo…

O fundamental na infância

Em minha opinião, não há o menor sentido em se sair de casa para ir passear no shopping. O shopping é um lugar para fazer compras. Ponto. Não há nada além disso, coloque isso profundamente na sua cabeça e, principalmente, na de seus filhos. Pode ter certeza que agindo assim, você estará criando filhos que se tornarão verdadeiramente livres e que estarão longe deste sistema escravizador e mediocrizante. Pense sobre isso… E se quiser ampliar esta reflexão, compartilho o belíssimo artigo do Marcos Rezende que me inspirou a escrever este texto…

Link: 12 sinais de que você está criando seu filho para ser um escravo

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

