O que determina o sucesso de uma criança na vida?

Por Isaias Costa

autoestimacriancas

Esse texto é um recado principalmente para os pais, pois estamos vivendo em uma sociedade cada dia mais materialista e que vem invertendo os grandes valores educacionais das crianças.

Muitos falam em sucesso. O que é o sucesso? Essa é uma palavrinha de difícil significado. Não sei responder a essa pergunta, exatamente porque sei que para cada pessoa a resposta é diferente, ou seja, sucesso é algo absolutamente individual. A minha definição de sucesso certamente é diferente da sua.

Vou falar aqui o que acredito ser o fator mais determinante para o sucesso de uma criança na sua vida adulta. Fique à vontade para discordar de mim. Para embasar a reflexão, compartilho as simples e belas palavras do mestre Dalai Lama.

“A atmosfera em que uma criança vive seu dia a dia e que é percebida por ela é um dos elementos mais importantes para determinar se a sua vida será bem sucedida. Em uma família em que existe amor e compaixão, as crianças serão adultos mais felizes e realizados. Sem amor, toda a sua vida futura corre o risco de ser estragada, arruinada. O afeto tem portanto uma influência decisiva no desenvolvimento das crianças.”

Dalai Lama

O AMOR e a COMPAIXÃO, em minha opinião, são os fatores mais determinantes para criar filhos felizes e que serão muito realizados no futuro. Quando os pais ensinam desde pequeninhos os filhos a amarem e sentirem com profundidade as necessidades dos outros que convivem com elas, esse é mais de meio caminho andado para que elas cresçam seguindo sempre o coração em todas as escolhas. Essa é a grande questão. Não canso de repetir que as escolhas quando feitas a partir do coração sempre nos levam para o caminho certo, mesmo que no meio do caminho hajam tropeços e quedas, todas elas servem para o nosso bem e crescimento humano.

Tomo por mim. Tive uma infância maravilhosa. Minhas lembranças são cheia de alegria e contentamento. Minha família sempre foi pobre, mas o amor prevalecia e ainda prevalece acima de qualquer coisa. Isso fez com que eu sempre buscasse seguir meu coração. Essa tendência que cresceu a partir da minha educação foi primordial para que tivesse uma intuição mais aguçada, e consequentemente fosse mais cauteloso em tudo. Essa cautela me ajuda a tomar melhores decisões e atrair situações boas, pessoas boas e ambientes agradáveis.

Você também pode isso, sabia? Mesmo que você tenha crescido num ambiente que não foi favorável. Basta que você coloque o amor como sendo o principal em sua vida, basta colocá-lo como prioridade número um em sua vida. Fazendo isso, suas escolhas serão baseadas nesse sentimento profundo.

Outra coisa. Não se prenda jamais ao passado. Acredito que muitos dos que me leem talvez não tiveram o mesmo privilégio que eu de nascer em uma família equilibrada, amorosa e feliz. Sei disso! Agradeço todos os dias por ser um privilegiado. Mas você pode se tornar um se colocar o amor na frente. Acredite! Está em nossas mãos o poder de mudar a realidade. Lembra as famosas palavras do Gandhi? “Seja você a mudança que deseja ver no mundo…”. É bem por aí mesmo! Você se tornando uma fonte de amor, vai levar naturalmente isso para seus filhos, para as pessoas do seu trabalho e para todos que de alguma maneira cruzarem o seu caminho. Assim, você será um promotor do bem e do amor. É simples! Simples como essas lindas palavras do Dalai Lama.

Portanto! Seja essa fonte de amor e compaixão para seus filhos. Garanto a você que agindo desta forma, eles se tornarão muito bem sucedidos no futuro e lhe darão muitas alegrias. Pense nisso com carinho…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O que determina o sucesso de uma criança na vida?

  1. Hey me chamo Alexandre Silva e sou o dono do Blog http://www.feelingsofaguy.wordpress.com onde falo sobre vida pessoal, música, filmes e sobre amor. Gosto de conhecer novos blogs e o que as pessoas tem a dizer também, é um prazer estar aqui, te convido a conhecer e caso se identifique segue lá e dê like em https://www.facebook.com/blogsentimentosdeumgaroto Obrigado 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s