Só mais um passo

Por Isaias Costa

11218217_1018193561532136_2712799453079897223_n

Um dos grandes problemas dos seres humanos para não atingirem a excelência em algo ou o sentimento de realização e dever cumprido é desistir cedo demais. Recentemente li uma pequena estória no livro chamado “A universidade do sucesso”, de Og Mandino, falando sobre isso…

“Rafael Solano, desencorajado e fisicamente exausto, sentou-se à margem do leito seco do rio e anunciou para seus dois companheiros:

– Chega ! Não adianta nada ir mais longe.

Vocês veem essa pequena pedra? Completa as 999.999 que apanhei e até aqui nenhum diamante. Se eu apanhar mais uma completará um milhão… mas de que serve? Desisto.

Esse fato, segundo a história, ocorreu em 1942. Os três homens passaram meses garimpando diamantes em cursos de água na Venezuela. Trabalharam encurvados, apanhando pedrinhas, desejando e ansiando por um único sinal de diamantes.

Suas roupas estavam em farrapos, seus sombreiros em frangalhos, mas nunca haviam pensado seriamente em desistir até Solano dizer “Chega!” Melancolicamente, um deles respondeu:

-Apanhe mais uma e complete um milhão!

-Está bem – disse Solano e, encurvando-se enfiou a mão numa pilha de seixos e apanhou um. Era quase do tamanho de um ovo de galinha. – Aqui está, disse, o último.

Mas era pesado, pesado demais.

Olhou.
– Rapazes, é um diamante! – gritou!

Um comerciante de joias de Nova York pagou a Rafael Solano na época 200 mil dólares pelo milionésimo seixo.

Seu nome é Liberator, o maior e mais puro diamante jamais encontrado.

Esse garimpeiro talvez não precisasse de nenhuma outra recompensa, mas ele deve ter conhecido uma felicidade que foi além da questão financeira. Havia determinado seu caminho; tudo estava contra ele; perseverou e venceu. Não só realizou o que se havia proposto a fazer – o que é por si só uma recompensa – como o fez diante do fracasso e da obscuridade.”

O que essa estória quer dizer é que muitas vezes estamos muito perto da vitória e desistimos quando faltava dar apenas mais um pequeno passo. Esse texto vem nos lembrar da importância da PERSEVERANÇA e DETERMINAÇÃO. Com esses dois atributos, e se vinculados a eles também estiver o FOCO, certamente a vitória virá, mesmo que demore, mas virá.

Eu tive experiências assim várias vezes na vida, mas uma das mais importantes foi o curso de Física. Eu me desmotivei muito quando já estava prestes a conclui-lo, mas pensei: “Concluindo esse curso eu posso tentar um mestrado em uma área afim…”. Assim, decidi continuar e encontrar o diamante escondido. Conclui o curso e passei direto para o mestrado em Engenharia Mecânica. Essa foi uma decisão que mudou radicalmente a minha vida. Foi nesse período em que estava no mestrado que despertei o meu lado escritor e tenho certeza que, se não tivesse trilhado esse caminho, minha vida hoje seria totalmente diferente. Talvez estivesse cheio de frustrações e lamentações. Esse caminho que trilhei está melhor explicado no meu e-book gratuito. Se você ainda não o baixou para ler, o link está logo abaixo.

E-book: Descobrindo um novo sentido no viver

Você já desistiu de alguma coisa quando já estava prestes a consegui-la? Se já, espero que estas palavras tenham lhe levado a refletir e lhe dado mais motivação para seguir em frente, mesmo que sinta tristeza, desânimo, vontade de desistir etc. Acredite! Ter esses sentimentos é normal. Já passei muito por eles e continuo passando, mas quando colocamos um propósito maior na nossa mente e no nosso coração, conseguimos essa força e energia extra. Conseguimos percorrer aquela famosa “milha extra”. Todos nós podemos. Basta querer e acreditar!

Para que você continue refletindo sobre isso, compartilho um texto do blog inspirado no clássico filme “Homens de honra”, que é brilhante ao nos ensinar a importância da persistência, da autoconfiança, da garra e da determinação. Se você ainda não leu, o link está logo abaixo… Muito sucesso nos seus caminhos!

Homens de honra

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s