Eu posso morrer a qualquer momento

Por Isaias Costa

ceu-6

Já falei em conversas e também no facebook que admiro profundamente o papa Francisco e uma frase dita por ele enquanto esteve no Brasil em 2013 na Jornada Mundial da Juventude me refletir bastante, reflexão que me inspirou a escrever esse texto.

Em um dos dias que ele esteve no Rio de Janeiro, ele visitou a favela da Rocinha e na ocasião uma pessoa lhe perguntou:

 – Papa Francisco! O senhor não tem medo de andar nesta favela?

E ele respondeu:

– Medo do quê? Eu posso morrer a qualquer momento! Posso morrer aqui ou posso morrer em qualquer outro lugar. Estou preparado para a morte…

Nestas poucas palavras estão guardadas uma imensa sabedoria de vida, fé e sentimento profundo de amor, que explicarei brevemente a você nas próximas linhas.

Nós temos muito medo de viver plenamente. Nossa vida não tem problema nenhum e sempre inventamos problemas a partir da nossa mente tão barulhenta.

O que leva qualquer ser humano a sentir MEDO é a sua mente. Guarde essas palavras. SEMPRE o que leva uma pessoa a sentir medo é a sua mente.

O caminho para pouco a pouco deixar de sentir medo e se entregar completamente à vida é deixar de ser dominado pela mente.

Existem diversos caminhos, mas digo a partir da minha própria vivência. Não acredito que exista forma melhor que a meditação para isso. Quando buscamos meditar e aquietar a nossa mente, passamos a sentir a vida e o momento presente com muito mais intensidade, e essa mudança de perspectiva nos deixa muito mais atentos e preparados para vivenciar qualquer coisa com serenidade e paz.

É algo absolutamente fantástico e até um tanto difícil explicar em um texto curto como esse. É preciso experimentar para ver os resultados acontecerem na vida. Portanto! Esse é o meu principal intuito com esse texto. Busque alguma forma de meditação e você se voltará muito mais para o momento presente, sentindo a maravilhosa beleza da existência.

O papa Francisco sem sombra de dúvidas é um homem meditativo, sua paz e serenidade provam isso muito facilmente. Por isso ele disse estar preparado para a morte.

Agora vou falar para você uma coisa que, se você entender de verdade e acolher no mais profundo do coração, sua vida dará um enorme salto de qualidade e você atingirá um grau de paz e serenidade muito maior do que imagina.

É sobre a lei da atração. Nós sempre atraímos o que vem da nossa mente. Nossos pensamentos têm o poder de determinar como será a nossa vida. Se eu penso o tempo todo que posso ser assaltado, que alguém pode me fazer de refém, que alguém está tentando roubar meu carro, que minha casa não é segura etc. Provavelmente, mais cedo ou mais tarde alguma dessas coisas vai acontecer, e não foi por má sorte ou azar. Nada disso! Foi porque atraímos esta situação, entende?

Já se eu busco o tempo todo sentir um amor profundo por mim mesmo e por todos os seres. Se procuro ser uma presença luminosa em qualquer lugar que venha a adentrar. Se eu olho para o meu irmão carente na rua, olho nos seus olhos e sei que ele é meu irmão, que somos parecidos, que sofremos as mesmas dores, que teremos o mesmo destino… Essa energia maravilhosa tomará conta de nós de uma forma que nos tornamos um corpo luminoso e a possibilidade de acontecer o que descrevi agora a pouco é muito menor, algo que tende a zero.

O papa Francisco é uma dessas pessoas. Ele irradia amor, compaixão, solidariedade, paz, desapego, condolência etc. Como alguém pode fazer algum mal a alguém tão iluminado? Como?

Ainda tem mais. E essa informação quase ninguém fala, mas eu falo porque sinto isso. Nunca li isso em nenhum livro ou manual. Sei disso porque é uma verdade que só se explica pelo coração. Preste atenção!

As pessoas que moram em favelas têm um lado intuitivo muito, muito mais avançado do que as pessoas que moram nos bairros nobres. O sofrimento por eles vivido diariamente os leva a acessar o coração muito mais que as outras pessoas. E o engraçado é que eles nem se dão conta da intuição aguçada que têm.

Quando eles veem alguém desconhecido se aproximando. Eles sentem a pessoa. Eles simplesmente observam seus gestos e comportamento. Se for uma pessoa do bem, como um papa Francisco ou qualquer outra comprometida com o amor, eles não fazem nenhum mal. Por quê? Por um motivo muito simples. Eles sentem IGUALDADE.

Esta é outra palavra que você precisa gravar, IGUALDADE.

No fundo na mente deles vem um pensamento mais ou menos assim: “Aquele cara é diferente. Não é pedante como os outros. Sabe nos respeitar. Olha nos nossos olhos. Não se sente superior…”.

E assim, de maneira muito simples e sem argumentos avançados, cria-se uma harmonia, cria-se um sentimento bom de pertencimento, de unidade.

Eu sinto isso meus amigos. Tudo que falei nesse texto é real. É assim que acontece. É uma pena que são tão poucas as pessoas preparadas para ler um texto como esse e acolher no mais profundo do coração.

Sei que dentre os que lerão, apenas uma minoria vai acolher e experienciar na própria vida. Você acredita no que eu coloquei aqui?

Eu estou procurando fazer como o papa Francisco. Preparando todos os dias o meu coração para morrer a qualquer momento. Sei que isso pode acontecer, mas sei também que vivendo no amor, exalando esse amor por todos os lugares que for. A possibilidade de isso acontecer de maneira trágica é muito menor.

Jesus dizia a todos: “Orai e vigiai, pois não sabeis nem o dia nem a hora…”

Nenhum de nós sabe. Então, porque ter medo? O destino de todos nós é o mesmo. Todos nós morreremos e podemos ter uma vida mais feliz através desta consciência da finitude.

Enfim. Há muito mais a ser dito e explorado em relação a esse tema.

Em resumo, tudo que quis dizer foi: AME! Apenas ame.

Se você for um ser que ama, tanto faz se você está na favela da Rocinha, ou no Japão, ou até mesmo na Síria. Seu coração estará em paz e feliz…

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Eu posso morrer a qualquer momento

  1. Marielle

    Lindo texto! Perfeito!

  2. Lúcia

    Isaias,lindo o que escreveu!…
    Mas,eu quero repetir apenas para eu mesma…. ainda viverei muito e pretendo fazer o bem e ser feliz!

    É a lei da atração!!!

    • Mas é aí que está Lúcia. Entendo o que você disse e tem razão. Olha como é legal! É justamente buscando cada vez mais o amor, o desapego, o desprendimento e as mais nobres virtudes que o nosso corpo e espírito se tornam cada vez mais saudáveis e luminosos.
      Desta forma, o que certamente vem como consequência é a saúde e a possibilidade de viver muitos anos.
      Quero também viver muitos anos para levar o amor e mensagens de carinho para milhares e milhares de pessoas!
      Vida longa para nós! Grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s