A pobreza de espírito é a verdadeira pobreza

Por Isaias Costa

gratidao

Outro dia li uma pequena estória budista com uma profunda mensagem sobre a pobreza de espírito. Leia com bastante atenção.

*************

A POBREZA DE ESPÍRITO É A VERDADEIRA POBREZA

“Um homem pobre perguntou a Buda:
– Por que sou tão pobre?

Buda respondeu:
– Tu não aprendeste a dar.

Então o homem pobre disse:
– Mas se eu nada tenho!…

Buda replicou:
– Tu tens algumas coisas. Tens um rosto que pode dar um sorriso; uma boca para confortar os outros; um coração que pode abrir-se para os outros; olhos que podem olhar o outro com bondade; um corpo que pode ser usado para ajudar os outros; como vês, não és assim tão pobre. A pobreza de espírito é a verdadeira pobreza.”

**************

Concordo plenamente com essas palavras. Tudo é uma questão de perspectiva. Se busco, mesmo nas situações mais difíceis, enxergar coisas boas, enxergar beleza na vida e transmitir essa energia boa aos outros, é assim que o meu mundo vai ser. O nosso espírito se enriquece na SIMPLICIDADE. Quanto mais simples nos tornamos, mais abertos para receber as belezas e dádivas da vida estaremos.

Esse é o princípio maior da PROSPERIDADE, dar para receber. Eu só posso receber da vida, seja lá o que for, se antes eu der, se antes eu me der abertura, avançar, ofertar meus dons aos outros, despretensiosamente. Só assim eu posso conquistar mais e mais prosperidade.

É assim com tudo meus amigos! É uma pena que muitas pessoas passem a vida inteira e não entendam isso.

Nessas poucas palavras, o Buda está nos ensinando sobre o mal do EGOÍSMO e do AUTORREBAIXAMENTO. Duas coisas extremamente destruidoras.

O egoísmo é você achar que não pode de forma alguma contribuir com os outros, se colocando como alguém incapaz, ou que está muito atarefado, sem tempo etc. etc. Isso é egoísmo! Viver pelo EGO, apenas olhando para a própria realidade, sem colocar o mundo dos outros na sua balança.

E o autorrebaixamento é você ter valores e virtudes que podem agregar valor à vida das pessoas e você se privar de ajudar, de fazer o bem, de levar uma palavra amiga, um sorriso ou mesmo um pequeno gesto. Esses dois venenos destroem o que há de mais belo e precioso no ser humano, que é a sua capacidade de amar, de se colocar no lugar do outro, de ser generoso, caridoso, afetuoso.

Todos esses grandes valores estão morrendo na nossa sociedade atual e gerando essa pobreza de espírito. Vamos fazer diferente. Vamos seguir o exemplo do mestre Buda e tantos outros seres iluminados que já passaram por esse planeta.

Seguindo o exemplo dos grandes mestres, podemos nos tornar pessoas verdadeiramente ricas, que se doam, que amam, que tem empatia e compaixão para com todos os seres, que cuidam e preservam a natureza, os mares e a vida como um todo.

Acredite! É possível sim construirmos esse mundo maravilhoso, e ele começa nas pequenas atitudes.

Para que você continue refletindo um pouco mais sobre isso, compartilho um texto mais antigo do blog no qual eu falava sobre o que é ser rico. No meu pensamento, é como coloco no texto: Ser rico não é sobre quanto se tem, mas sim quanto você pode dar… O link segue logo abaixo. Pense um pouco sobre isso…

O que é se rico?

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “A pobreza de espírito é a verdadeira pobreza

  1. Lúcia

    Gostaria de deixar um vídeo de um de meus “Mestres”
    Acho que você vai gostar!
    Obrigada….

Deixe uma resposta

