Esqueça toda e qualquer receita de felicidade

Por Isaias Costa

tumblr_l89axm6q2w1qc1949o1_5001

Desde criança sempre tive em mim um lado intuitivo que dizia que a felicidade é algo interno, que não adianta procurar por ela, porque quanto mais a gente procura, mais distante ela fica.

Hoje, já adulto, tenho verdadeira convicção disso e quero nesse texto lhe levar a refletir que não existem receitas para a felicidade, e se alguém chegar até você querendo lhe vender alguma, faça como eu, deixe entrar por um ouvido e sai pelo outro. Sim! Não precisa ser estúpido com ninguém. Treine A arte de ouvir! Depois de ouvir diga apenas “obrigado” e volte pra casa…

Quero compartilhar com você um vídeo bem rápido do grande filósofo Clóvis de Barros Filho no qual ele fala sobre essas tais receitas para a felicidade. Gostei tanto de suas palavras que decide transcrevê-las para cá, pois dá vontade de colocar numa moldara… Espero que goste!

*******************

É óbvio que não há receita para ser feliz. Se tivesse receita válida para muita gente, concorde comigo! Já teríamos eliminado a tristeza do mundo, todo mundo seguiria.

Vamos ver! “10 lições para ser feliz” e funciona. Bem! Eu sou o primeiro a aplicar. Todo mundo será o primeiro a aplicar. E o quê que aconteceria? 2 coisas:

1º) Todo mundo viveria igual. Por exemplo: correria na praia, faria Yoga, comeria linhaça. E todo mundo seria feliz, não haveria tristeza. 

Você tá com pressa, fecha o semáforo. Não tem importância, afinal, você comeu linhaça. 

A sua namorada te chifra. Não tem importância, afinal você corre na praia.

As lições para ser feliz elas são patéticas. Por quê? Porque se seu filho tem câncer no meio do caminho ou já nasceu com câncer. Procure lá as “10 lições para ser feliz” para ver que solução elas dão!

E você verá que o mundo debocha das nossas fórmulas. A complexidade da vida tira sarro das nossas tentativas de felicidade. E a capacidade que o mundo tem de agredir é tão poderosa… O poder de fogo da realidade contra nós é tão violento, que você achar que vai ser feliz com 10 lições faz uma criança dar risada, porque 99% dos problemas da vida são imprevisíveis e detonadores.

Eu posso imaginar que pelo que eu falei as pessoas devem estar pensando: “Pô! Esse cara é um pessimista!”

De jeito nenhum. O que eu não suporto são os falsos profetas do mundo contemporâneo que querem nos fazer acreditar que seguindo certos protocolos está excluído o risco da tristeza. 

Então eu garanto! A tristeza faz parte da vida e ela faz parte de maneira robusta. A vida é feita com a matéria prima da tristeza. Só que aqui e acolá tem alguns instantes alegradores que acabam compensando e é na esperança deles que a gente continua tocando o barco. Quanto menos você esperar do mundo, mais chance vai ter de perceber esses momentos alegradores. Quanto menos você achar que o mundo vai trazer um paraíso Eldorado com mulheres maravilhosas, homens incríveis e muito dinheiro e fama e glória. Quanto menos você achar isso, mais você vai ter condição de se encantar com coisas mais simples e que são enternecedoras. 

Quanto maior a esperança, mais vai ser frustrante, mais vai despencar do 18° andar, mais vai perceber que não é todo dia que tem pão quente.

Então, eu sou adepto assim, de entender a vida na sua crueza, na sua concretitude para ter mais chance de desfrutar dos pequenos momentos que a vida traz de alegria e de felicidade…

***********************

Leitura complementar

Ninguém bate mais duro do que a vida

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s