O sucesso pode levar anos para chegar

Por Isaias Costa

360

Estamos vivendo em tempos de pressa, do tudo “para ontem”, e nessa correria enlouquecida deixamos de prestar atenção nos detalhes e nas pequenas coisas do dia a dia. Tenho notado um desejo crescente entre as pessoas por se tornarem cada vez mais ricas financeiramente. Vendo tal realidade sempre me questiono! Mais dinheiro para quê? É uma pena dizer isso, mas não consigo sentir na maior parte das pessoas que querem crescer financeiramente o desejo genuíno de crescerem também o lado humano, social, espiritual, afetivo.

E nesse ponto há um detalhe importantíssimo. É IMPOSSÍVEL estar feliz e realizado se estas esferas da vida que citei não estiverem profundamente alinhadas com o propósito de crescer financeiramente. Ainda digo mais! Sem esse alinhamento é muito mais difícil crescer, porque você se torna uma pessoa gananciosa, fechada em si mesmo, e tal fechamento leva ao desequilíbrio e a restrição do crescimento financeiro. Pouquíssimas são as pessoas que têm essa consciência. Que hoje você reflita um pouco sobre isso…

Ganância e ambição

Quero lhe levar a refletir sobre o sucesso. Muitos pensam que o sucesso se restringe a crescer financeiramente, mas NÃO. O sucesso vai muito mais além, e ele pode levar anos para acontecer. Um ingrediente fundamental para atingir o sucesso na vida é o seguinte: “Na maior parte das vezes, o sucesso é resultado de ações metódicas, feitas ao longo do tempo”- Chris Widener.

Para entender melhor essa frase, compartilho um trecho do livro “O anjo interior”, do autor da mesma, o Chris Widener.

“O sucesso às vezes leva anos para chegar. E, eventualmente, anos e anos. Il Gigante tem mais de 4 metros de altura. Como disse, Michelangelo levou 28 meses para esculpir a estátua, do começo ao fim. Isso significa cerca de 15 centímetros por mês, ou menos de 4 centímetros por semana. A bem-sucedida conclusão do Davi, por Michelangelo, foi lenta. Mesmo assim, ele sabia que o tempo e a paciência investidos valeria muito a pena. A vida também é assim.  Na maior parte das vezes, o sucesso é resultado de ações metódicas, feitas ao longo do tempo.

Você acha que Michelangelo parava todos os dias, depois de completar um pouco do Davi, e dizia a si mesmo: “Nunca vou terminar isso. Já deveria estar mais adiantado”? Ou acha que ele mantinha a mente confiante de que, aos poucos, ia completando a sua obra-prima e que logo ela estaria pronta?”

academia-3

O autor tocou no ponto principal, a MENTE. O que faz com que atinjamos o sucesso é ter a mente focada no nosso objetivo, que com as ações metódicas, com paciência e perseverança, certamente virá, levando muito tempo ou não.

Muita gente desiste dos seus projetos, nos seus sonhos, quando já estão prestes a realizá-los. Quando só precisam dar mais uns passos. E muitas vezes, essa desistência pode gerar consequências desastrosas ou mesmo inimagináveis. Posso dar o próprio exemplo do Michelangelo, que é perfeito. Você imagina o que seria da história da arte sem a sua perseverança? Seu empenho? Se o Michelangelo tivesse parado no meio do caminho, desistido de sua obra-prima, o mundo jamais teria conhecido o majestoso Davi. Uma das mais importantes obras do mundo, que não tem preço. É uma obra que jamais será vendida, porque ela é de uma perfeição que faltam palavras para descrever.

Perceba! Ele levou 28 meses em uma única escultura, mas acreditou, manteve-se focado, determinado, agiu metodicamente todos os dias, e consequentemente, atingiu o sucesso.

O sucesso pode levar anos para acontecer, mas para as mentes preparadas ele sempre, SEMPRE vem. E a mente preparada deve ser treinada todos os dias. Como gosto sempre de dizer. A melhor e mais eficaz forma de treinar a mente para o sucesso é investir tempo e dinheiro com AUTOCONHECIMENTO. Ler livros, assistir a bons filmes, participar de cursos, ler artigos na internet etc.

Se você prestar atenção nas pessoas de sucesso da nossa sociedade, aquelas com perfis de liderança e que estão sempre crescendo e compartilhando suas vitórias com as pessoas, estas possuem uma base muito bem alicerçada no AUTOCONHECIMENTO. Elas sempre dizem que o crescimento financeiro é importante, mas aliado ao crescimento humano, familiar, social, espiritual… É assim que eu penso, e quando o crescimento acontece desta forma, não há absolutamente nada que impeça a pessoa de atingir seu sucesso, pois a base está muito bem alicerçada. Nada derruba uma base sólida e forte…

Que você reflita sobre isso e se inspire na belíssima história do grande Michelangelo. Se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho um texto anterior, no qual também tomei o exemplo do Michelangelo com sua obra-prima Davi. É uma leitura que vale muito a pena. O link está logo abaixo.

A escultura chamada ser humano

Lembre-se sempre: “Na maior parte das vezes, o sucesso é resultado de ações metódicas, feitas ao longo do tempo…”

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s