Torne-se um ser liberto e desperto

Por Isaias Costa

borboleta na mao

Já falei diversas vezes por aqui que a forma como enxergamos o mundo e a realidade é que faz toda a diferença na felicidade e realização pessoal. Não tenho dúvidas de que esse mundo é e está muito mais bonito do que aquilo que vemos nos telejornais tão sensacionalistas.

Esta sociedade doente na qual vivemos só prega que o mundo está um caos, que a corrupção não tem mais fim, que precisamos de mais segurança, precisamos comprar o produto tal para ser feliz, precisamos nos curvar ao pastor X para alcançar a libertação. Chega! Essas são apenas algumas das inúmeras ilusões que tentam nos impor.

É possível sim nos tornarmos livres e despertos, e uma das primeiras atitudes para isso é deixar de assistir a TV aberta. Só essa atitude já fará de você uma pessoa bem mais positiva na vida, pois deixará de se alimentar de tantas desgraças.

Outra atitude é a busca por mais momentos de quietude e paz. Os maravilhosos momentos de solitude, que é estar sozinho fisicamente, mas em estado de paz e reflexão interior. Se quiser ler mais sobre solitude, compartilho abaixo outro texto que escrevi sobre isso. Vale a pena a sua leitura.

Solidão e Solitude 

Apenas com essas duas atitudes, já é possível você começar a se tornar mais livre e desperto. Mas lógico que não termina por aí. O caminho é longo e árduo.

Para que você reflita mais profundamente sobre isso, compartilho abaixo um texto maravilhoso e extremamente claro do escritor e palestrante Diogo Beltrame falando sobre a LIBERDADE.

Mas antes disso quero apenas reforçar o que ele fala nesse texto e provo ser verdade através da minha própria vida. Guarde essas palavras. Quando você começa a se tornar mais livre, nunca mais, repito, NUNCA MAIS você será o mesmo. Esse se trata de um caminho sem volta, e exatamente por saber que é sem volta que você se torna cada vez mais feliz e pleno. 

Quer experimentar também essa sensação? Leia esse texto com bastante atenção e ponha em prática seus ensinamentos…

*******************

Nenhuma sociedade deseja que você seja livre. Um ser liberto representa um grande risco para o estado, para as religiões, para as comunidades, para o sistema.

Pessoas vivendo como robôs, com atitudes mecanizadas, vivendo para trabalhar e trabalhando para consumir. Seres cada vez mais endividados achando que tudo bem, que isso é normal, que a vida é assim mesmo. Tudo para ter um singelo gosto de satisfação, uma falsa sensação de preenchimento. É isso que o sistema espera e vem recebendo dos humanos.

O trabalho enobrece o homem, certamente esta afirmação é correta, mas trabalho e diversão devem ser uma única coisa, sem nenhuma distinção. Se você faz o que gosta, se está cumprindo a sua missão de alma, então tudo bem, não tem problema algum trabalhar 12 ou 24 horas por dia. Do contrario, você estará vendendo a sua vida em troca de dinheiro e, neste caso, resta se contentar com aquilo que ele pode comprar.

Saiba que liberdade, só pode ser adquirida através do conhecimento, de inteligência. E tudo que lhe foi ensinado serve para mantê-lo dentro do Status Quo, aprisionado dentro das teias invisíveis que fazem da massa meros escravos. Escravos da necessidade de aprovação, escravos dos seus desejos egoicos e da normatização, fazendo o que os outros fazem e pensando o que os outros pensam. Aceitando as coisas do jeito que são e acolhendo crenças transmitidas pelos seus ancestrais sem nenhum questionamento.

É preciso muito coragem para escolher a liberdade, pois ela tem o seu preço e, ao optar por ela, você representará uma nova opção, uma nova forma de viver. Você se tornará uma ameaça para a sua família, para o sistema e os grupos do qual faz parte. Você não será mais bem-vindo, você será aquele que a partir das suas atitudes, irá mexer com a zona de conforto de pessoas que, acredite, não querem sair dela, e por isso será excluído, rejeitado e chamado de louco.

Liberdade é não depender do mundo, das coisas e, sobretudo, da necessidade de atribuir o seu bem estar ao outro. Liberdade nada tem a ver com você poder almoçar ou jantar o que tem vontade ou dormir a hora que quiser. Isto não é liberdade. Isso é esmola, é apenas um vislumbre do que de fato ela é.

Um ser liberto e desperto não permitirá nunca mais ser controlado por nada e ninguém, mesmo que para isto tenha que pagar com a sua própria vida.

É necessário desvencilhar-se deste sistema e gritar por liberdade. Mas não se trata de uma rebelião externa, de movimentos organizados ou cartazes na rua. Essa transformação deve ocorrer, exclusivamente, dentro de você mesmo.

Como disse assertivamente Gandhi: Muda-te a ti mesmo.

Diogo Beltrame

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Torne-se um ser liberto e desperto

  1. joana calai

    Este texto é o mais verdadeiro que já li , as pessoas não querem sair da zona de conforto e ler , assistir outros programas .Se contentam com a rotina e com a maxima de quanto pior melhor ,devemos realmente cultivar o silêncio e sempre pensar positivamente. Alegria , Saùde , Abundância . Um grande abraço Isaias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s