Retire todas as suas camadas de ignorância e medo

Por Isaias Costa

1294701797881_f

Esses dias li um texto muito bonito e reflexivo do palestrante e escritor Robert Happé. Farei uma breve reflexão a partir de uma passagem dele. Leia com bastante atenção!

É uma violação das Leis Universais presumir que se pode libertar o outro de seus erros. Só a própria alma pode fazer isso quando a personalidade pode perdoar a si mesma e melhorar suas ações. Cada um de nós evolui ou não. O desejo é a chave. Muitas pessoas desejam mudar, mas não querem fazer o trabalho necessário e permanecem nas mesmas condições por várias vidas, colhendo os resultados de sua inatividade repetidas vezes. É preciso que cada um de nós se lembre de que a jornada através de todas as nossas experiências neste mundo de dualidade é superar o conflito e a dor, mover-se além das polaridades para um mundo onde todos são reconhecidos como sagrados e preciosos.

Para que qualquer um alcance esse nível superior de ser e de viver, toda a negatividade precisa ser abandonada. Esse ensinamento e aprendizado simples foi distorcido e poluído com falsas informações por aqueles que buscam o poder sobre os outros. É preciso lembrar que o amor está em polaridade com a ausência de amor, que é o medo. E medo é escuridão. A ausência do amor precisa da luz para se tornar um com o entendimento, que é o amor. Quando aprendemos a amar tudo o que é sombra em nossas experiências diárias, a escuridão não pode mais existir. Não existem duas pessoas iguais, nós só precisamos trabalhar juntos em serviço para toda a humanidade.

Robert Happé

Nessas palavras, o Robert está nos falando sobre a IGNORÂNCIA e o MEDO. Infelizmente, a maior parte das pessoas vive mergulhada em um grau de ignorância tão devastador que nem conseguem perceber isso. É aquela velha questão de que o ser humano se acostuma com tudo, até mesmo com as desgraças e o aprisionamento da mente e da nossa capacidade de amar.

O amor é a dimensão que pode transformar a nossa vida e nos levar em direção a luz e a paz. Um dos venenos mais poderosos que nos impedem de alcançar a iluminação é a ignorância, que infelizmente até hoje tem sido plantada veementemente por muitas religiões e seitas.

Muitos buscam doutrinar as pessoas através do medo e também através de um prêmio no céu para os que vivem uma vida “correta”. Ora! Se você realmente de coração sincero buscar a sabedoria e a luz, vai perceber que existe alguma coisa errada naquilo que tentam nos ensinar.

Quase todos buscam nos ensinar a ideia de pecado, de erro, de castigo, de penitência, de sacrifício etc. etc. tudo isso com o único objetivo de nos escravizar a mente e o coração e deixar adormecido em nós nosso maior poder, a capacidade de amar.

Se estamos com medo de tudo, não conseguimos amar em plenitude e toda a nossa vida se transforma numa espécie de rascunho borrado. Não conseguimos sentir a vida em toda a sua plenitude.

A educação religiosa apela para o prêmio e castigo de Deus após a morte. Embora esses motivos externos devam ser tolerados temporariamente, eles são ineficientes para tornarem o homem realmente bom. Toda ideia de prêmio e castigo se baseia em egoísmo, e com motivos egoísticos não se pode educar e realizar o homem. Bergson, o filósofo francês contemporâneo, diz que as religiões detestam o egoísmo terrestre, mas recomendam o egoísmo celeste, porque argumentam com prêmio e castigo, com céu e inferno, para educar o homem.

Egoísmo não cura egoísmo, ainda que seja egoísmo póstumo.”

Huberto Rohden

Eu estou no firme propósito de escrever sempre que possível sobre isso e lhe fazer relembrar o que sempre esteve aí, dentro do seu coração, de uma maneira bem fácil de acessar, mas que foi obscurecido por uma monte de falsas verdades que introjetaram no mais profundo da sua mente.

É preciso todo um caminho e uma busca espiritual para dissolver essas falsas verdades e você finalmente compreender que dentro de você já existe essa luz, esse amor, essa dimensão cósmica que lhe conecta com todos os seres do planeta.

Eu estou em um processo constante de crescer em amor e quero levar você junto comigo, levando um pouquinho de luz para o seu coração.

Gosto de associar a busca por autoconhecimento com uma cebola. Você precisa retirar todas as camadas de ignorância que lhe impedem de enxergar de uma forma mais profunda. A cebola é constituída de muitas camadas bem próximas umas das outras. Assim é também o nosso ser. Lá no mais profundo de nós existe o EU INTERIOR só esperando para ser acessado, mas só é possível acessá-lo depois de eliminar todas essas camadas de ignorância e medo.

É preciso coragem e assumir riscos. Tenho certeza que alguns dos que estão lendo esse texto agora já estão há algum tempo cheios de questionamentos interiores, mas que estão com medo do que os outros podem pensar a respeito.

Alguns podem estar pensando mais ou menos assim: “Se eu abandonasse a minha religião, o que os meus amigos iriam pensar de mim, ou a minha família… Talvez muitos devam achar que eu estou me perdendo…”.

O que é se perder? Já se perguntou isso? Eu já! Quando deixei a religião que eu seguia, muitos achavam que tinha me perdido, mas na realidade só me encontrei depois de ter tomado essa atitude corajosa. Eu não fazia a menor ideia do que eu queria e o que estava fazendo inserido na religião que estava.

Mas, enfim, estou falando apenas da minha experiência. Você não precisa abandonar sua religião para encontrar o seu eu interior, deve apenas escutar o seu coração e aprender a amar incondicionalmente, e esses aprendizados só são acessados olhando para dentro de você mesmo. Ninguém do lado de fora pode lhe ensinar isso, apenas você, só você pode acessar essa dimensão, por isso que falo sobre as religiões, porque definitivamente você não precisa delas para acessar esse conhecimento que já existe dentro de você.

É preciso vibrar essa energia do amor em tudo que você for fazer, desde o amanhecer do dia às mínimas atividades do cotidiano. Quanto mais você vibrar essa energia, mais sua vida vai se tornando iluminada, e mais o medo e a ignorância vão perdendo o espaço em você, porque diariamente você vai em direção a essa luz, sem ouvir os muitos ruídos das mentiras que tentam impor para você.

E é interessante dizer que esse é um caminho sem volta. Quanto mais você busca iluminar sua vida e seu caminho, não há mais necessidade de olhar para trás. Fé é isso! Você só consegue olhar para frente. Essa é uma experiência fabulosa e nenhuma palavra consegue expressar isso com tanta eloquência do que a própria vida. Portanto, vou ficando por aqui, porque minhas palavras não podem acessar essa dimensão que só a vida pode mostrar.

Quer experimentar isso? Aquiete o seu coração! Leia esse texto novamente e busque muitas outras coisas pela internet. Há muita informação boa por lá!

Se você estiver disposto a crescer espiritualmente, você chegará exatamente ao conhecimento que precisa chegar. Acredite! É assim com todos que estão dispostos a adentrar esse universo…

Desejo muito amor e muita luz na sua vida!

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Retire todas as suas camadas de ignorância e medo

  1. Lúcia

    Caríssimo Isaías, infelizmente mesmo, as pessoas vivem em um grau devastador da mais completa ignorância!
    Da trabalho pensar,questionar,evoluir,da trabalho!
    Realmente, as religiões,sociedade com esses padrões de comportamento,educação errônea da maioria dos pais,acabam criando um ego nas pessoas e elas só agem de acordo com esses padrões. Não tem uma consciência desenvolvida para nada!
    Por isso é tão importante, os questionamentos como “quem sou eu?”. “O que fizeram do meu “eu” interior?”
    E é isso mesmo, as falsas verdades introjetaram no mais fundo das mentes e só mesmo um mergulho para dentro,através de meditações e muita conscientização,buscando um caminho espiritual mais elevado,o homem ainda será capaz de se encontrar e ter plena lucides sobre seu papel no mundo em que é inserido. Sem muito questionamento,sem uma busca espiritual, sem um mergulho para dentro de si mesmo, nada será possível.
    Só assim,o homem deixa de ser escravizado por falsos ensinamentos e poderá experienciar a beleza de ser livre! Mas, com uma consciência tão pura que não precisará ser comandado por nenhuma crença.
    É isso mesmo que você bem colocou Isaías….Fé é isso,olhar sempre para frente com confiança e procurar sempre fazer o bem com total amor.
    Afinal, foi isso que o grande mestre Jesus nos ensinou “O amor”
    Isaías querido,pode ter certeza,se no seu blog estivesse escrito muitas asneiras,como é o caso de um vídeo de uma pessoa totalmente alienada e que só fala palavrões de auto calão,ele estaria cheio de comentários.
    Não estou generalizando, por favor,não me interpretem mal,mas, a maioria,digo a maioria dos jovens preferem ver ou ler coisas sem conteúdo nenhum,do que ler um bom texto que tanto poderia ajudar em seu crescimento e aprendizado.

    Parabéns Isaías, esse blog é um dos melhores do meu arquivo.
    Tenho aprendido muito aqui…
    Abraço…

    • Muito obrigado Lucia. Eu tenho consciência de que esses textos que escrevo não atingem uma grande massa, e até acho bom que seja assim, porque eles promovem desconstruções, e quem está disposto a quebrar os tijolinhos do atual castelo frágil e com pouco brilho? Poucos são os dispostos a isso, mas só de saber que estou atingindo esses poucos, já fico imensamente feliz, porque sei que esse pouco faz toda a diferença e contribui para que novas pessoas com novas consciências surjam e também contribuam para esse mundo melhor!

      Grande abraço!

Deixe uma resposta

