Dalai lama: 80 anos de amor, compaixão e sabedoria

Por Isaias Costa

11707860_651916661609135_3623655858480341033_n

Hoje o mestre Dalai Lama está completando seus 80 anos de vida, e não poderia deixar de lhe prestar minha singela homenagem.

Como já falei por aqui outras vezes, ele foi, sem sombra de dúvidas, o ser humano que mais me ensinou o valor da compaixão, que é sentir a dor do outro como forma de tentar ajudar a saná-la.

Nós que queremos crescer em sabedoria, precisamos aprender a sermos mais compassivos. Essa é uma das virtudes humanas mais belas que existe e o mestre Dalai Lama nos ensinou isso durante toda sua vida e continua ensinando.

Foi também com o mestre Dalai Lama que aprendi a ter um respeito imenso por todas as religiões e por todas as diferenças que existem entre as pessoas.

Uma de suas mais belas frases é essa aqui, que muito provavelmente você já leu: “Qual é a melhor religião? Aquela que lhe faz ser alguém melhor…”.

Percebe a profundidade dessa frase? Se todos nós procurássemos vivê-la de fato, todos os imensos conflitos religiosos que vemos hoje deixariam de existir. Precisamos respeitar todas as religiões e crenças. Esse respeito deriva da ética universal que ele tão bem ensina a todas as pessoas no mundo todo.

Inclusive é essa a dica de livro que quero deixar a você hoje. Um dos melhores livros que já li na vida é de sua autoria, um livro chamado “Uma ética para o novo milênio”.

Esse livro é uma verdadeira obra de arte. Aprendi muito com ele e procurei por em prática na vida seus ensinamentos tão refinados e repletos de sabedoria. A ética é fundamental para que cresçamos em amor e consciência, e possamos de fato fazer a diferença nesse mundo.

A ética é um dos pré-requisitos básicos para que construamos um legado para a humanidade. Quero deixar um legado bonito de amor, paz, amizade, serviço, paz, compaixão etc. e sem dúvida, me mirando no exemplo vivo e verdadeiro desse senhor tão cativante, tenho certeza que esse legado que já estou construindo dará muitos frutos…

Enfim! Essa é minha pequena homenagem ao querido Dalai Lama. Muita saúde e paz a esse senhor que tem ajudado nosso planeta ser um pouquinho melhor e ajudado milhares de pessoas a encontrarem um sentido mais profundo para suas vidas.

Deixo você com uma pequena frase dele, proferida muito recentemente em suas palestras pelo mundo afora…

“Eu amo sorrisos e meu desejo é ver mais sorrisos, sorrisos verdadeiros, pois há muitos tipos – sarcástico, artificial, ou diplomático. Alguns sorrisos não despertam nenhuma satisfação, e alguns até mesmo geram desconfiança ou medo. Temos de criar as razões que fazem um sorriso autêntico aparecer e fazer mais sorrisos florescerem.”

Dalai Lama

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s