Fatores importantes para a conquista da paz e de uma felicidade duradoura

Por Isaias Costa

Meditação e Consciência Por Sandra Belleza Novelli 220

A principal busca de todos nós, seres humanos, é pela felicidade, mas muitos esquecem que, para se ter uma felicidade duradoura, também é preciso nutrir a paz interior, além de outros fatores extremamente importantes. Para refletir sobre isso, compartilho algumas sábias palavras do mestre Dalai Lama, extraídas do seu livro “Uma ética para o novo milênio”.

“Saúde, amigos, liberdade e uma certa prosperidade são algo muito valioso e útil. Saúde, nem se fala. Todos a desejamos. Também queremos e precisamos de amigos, independente de nossa situação e do sucesso que alcançamos. Sempre fui fascinado por relógios, e, apesar de gostar muito do que costumo usar, ele nunca me demonstrou qualquer afeição. Para obtermos a satisfação do amor precisamos de amigos que retribuam nossa afeição. É claro que há diversos tipos de amigos. Há os que são amigos da posição social de alguém, do seu dinheiro e da fama, mas não são amigos das pessoas que possuem essas coisas. Os amigos a quem me refiro são os que estão presentes para nos ajudar quando nos encontramos em uma fase difícil da vida, não os que baseiam seu relacionamento conosco em atributos superficiais.

A liberdade, no sentido de ter condições internas e externas para buscara felicidade e manter e manifestar opiniões pessoais, contribui igualmente para o nosso sentido de paz interior. Nas sociedade em que isso não é permitido há espiões e censores que investigam as vidas de todas as comunidades, até das próprias famílias. O resultado inevitável é que as pessoas começam a perder confiança umas nas outras. Tornam-se desconfiadas e suspeitam dos motivos alheios. Quando o sentimento básico de confiança de uma pessoa é destruído, como se pode esperar que seja feliz?

A prosperidade também- não tanto no sentido de possuir grande riqueza material e mais no de desenvolvimento mental e emocional- é bastante significativa para a nossa sensação de paz interior. Aqui, cabe lembrar o exemplo dos refugiados tibetanos, prósperos apesar de sua falta de recursos materiais.

Cada um desses fatores desempenha um papel importante para se ter uma sensação de bem-estar individual. Contudo, sem que haja um sentimento básico de paz e segurança interiores, nenhum deles traz qualquer proveito. Por quê? Porque, como já vimos, nossos bens materiais são uma fonte de ansiedade. Assim como nosso trabalho ou nosso emprego, à medida que nos preocupamos com a possibilidade de perdê-los. Até nossos amigos e parentes são capazes de tornar-se uma fonte de problemas. Podem ficar doentes e necessitar de nossa atenção quando estamos ocupados com negócios importantes. Podem até mesmo se voltar contra nós e nos prejudicar, agindo de maneira desonesta. E os nossos corpos, por mais bem dispostos e bonitos que estejam no momento, um dia acabarão sucumbindo à velhice. Também não somos invulneráveis à doença e à dor. Portanto, não há esperança de alcançar uma felicidade duradoura se não tivermos paz interior.”

            Ele está falando sobre vários fatores, que são saúde, amigos, liberdade e prosperidade. Todos são fundamentais para a conquista da paz interior e da felicidade duradoura. Não vou me estender, porque estas palavras, por si só, já nos levam a uma reflexão profunda, mas vou deixar alguns textos de aprofundamento para cada um destes fatores citados. Boas leituras…

* Saúde

=> Autoconhecimento gera saúde

* Amigos

=> A base das amizades

* Liberdade

=> A base fundamental da liberdade

* Prosperidade

=> Um mundo governado pelo dinheiro

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s