Aqui é o meu lugar

Por Isaias Costa

Eu amo ensinar!!

Eu amo ensinar!!

Outro dia eu li uma frase absolutamente fantástica e reflexiva do grande filósofo da antiguidade Aristóteles. Farei uma breve reflexão a partir da imensa sabedoria que existe por trás da sua mensagem.

“Quando os meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, aqui está o meu lugar.”

Aristóteles

Há muito que se tirar de ensinamentos desta frase. Vou falar primeiro a respeito dos talentos e paixões, e depois associar isso com às necessidades do mundo.

Durante muito tempo na vida procuramos saber quais são os nossos talentos e aptidões, esse processo de AUTOCONHECIMENTO leva muitos anos, e nos termos mais reais, leva a vida inteira, pois a todo momento nós estamos mudando e consequentemente, utilizando nossos talentos e paixões de maneiras diferentes.

Para nós que vivemos no Ocidente, esse questionamento a respeito dos talentos e paixões é ainda mais difícil de responder, pois a nossa cultura é extremamente voltada para o lado material e nosso modo de vida é quase que totalmente focado no PENSAMENTO, e não nos SENTIMENTOS.

Para que realmente encontremos aquilo que desperta paixão em nós, devemos nos ligar aos nossos sentimentos, ao nosso coração, só ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

Portanto, esse é o primeiro ponto e que é crucial nesse processo, devemos nos conectar à nossa essência, que é o nosso coração.

Cada um de nós tem talentos únicos e especiais, que se voltados para as necessidades do mundo, podem ajudá-lo a se tornar um lugar cada vez melhor. Vou falar nesse texto a partir da minha experiência para que fique como algo a ser pensado, OK?

Já falei diversas vezes que só consegui descobrir minhas verdadeiras paixões e talentos depois de ter passado por muitos sofrimentos enquanto cursava Física. Meus talentos não eram e nunca foram para pesquisas em Física e hoje eu tenho convicção disso. Meus talentos e paixões são o ENSINO e a ESCRITA. Essas são as coisas que eu verdadeiramente amo fazer, e por conta de ter encontrado essas paixões, hoje tenho certeza que sou alguém que está fazendo diferença nessas duas esferas.

É preciso prestar muita atenção no nosso sentimento. Se aquilo que estamos fazendo e desenvolvendo nos enche de alegria, entusiasmo, brilho no olho, nos leva a ficar horas e horas sem nos deixar cansados e desanimados etc. etc. certamente é nisso que devemos depositar nossas melhores energias e esperanças.

Foi isso que eu fiz, fui pouco a pouco descobrindo que minhas maiores vocações são o ensino e a escrita. Através dessas vocações eu posso ser um agente transformador nessa nossa sociedade que está tão carente de grandes profissionais.

E você? Pense um pouquinho em você? O que você faz que realmente lhe dá tesão? Que enche seus olhos do brilho de uma criança?

Responder claramente a essa pergunta fará toda a diferença na sua vida…

Agora vou falar algo magnífico que está nas entrelinhas dessa frase. Preste atenção!

As nossas paixões mudam.

Os nossos talentos são desenvolvidos.

E as necessidades do mundo mudam também…

Perceba? Nessa minha conclusão está impregnado o conceito de IMPERMANÊNCIA, tão ensinado pelos budistas, não existe nada fixo e nada permanente nesse mundo. Tudo muda o tempo todo, inclusive eu, inclusive você!

Você pode ter uma paixão hoje e amanhã ela mudar para algo completamente diferente. Minha paixão quando estudante secundarista era resolver problemas dificílimos de Matemática e Física. Quem me conheceu nesse tempo sabe o quanto eu era “fissurado” em matemática! Rsrsrs

Mas minha paixão mudou e meus interesses maiores também. Hoje em dia, meu maior interesse é a mente humana e seus mistérios! E quero me desenvolver cada vez mais nesse mundo fantástico.

Estou desenvolvendo meus talentos para o ensino e a escrita. A cada ano que passa sinto que estou me tornando um melhor professor e um melhor escritor. A prova para isso é falar com meus alunos de hoje e de alguns anos atrás ou ler os meus textos de hoje e os de 2012. É possível perceber claramente que houve uma evolução, e é para ser assim, não estou falando isso para me orgulhar, de maneira nenhuma, estou dizendo isso para que você saiba que é para ser assim o nosso caminho, se não melhoramos com o passar dos anos, pode ter certeza que alguma coisa está errada! Muito provavelmente você se acomodou em algum ponto da sua caminhada.

Por fim, as necessidades do mundo mudam o tempo todo. Aquilo que faço hoje pode não ser mais importante para o mundo daqui a alguns anos. Um exemplo simples é quem trabalhava antigamente como digitador, quem trabalhava com isso teve que, ou mudar completamente de emprego, ou se adaptar às mudanças através de cursos e aperfeiçoamentos.

É assim com tudo meus amigos! Tudo aquilo que fazemos para o mundo, tem uma necessidade por determinado tempo, depois desse tempo, a própria vida nos mostra que é preciso mudar a rota, e isso é lindo. Já pensou? Fazer sempre a mesma coisa a vida inteira? Ainda mais nesse mundo contemporâneo que vem mudando a passos largos e numa velocidade incrível? Por isso que enfatizei tanto a questão da impermanência. Ela é uma dádiva divina para que nossa vida se torne mais dinâmica e emocionante.

Então volto a essa brilhante frase do Aristóteles:

“Quando os meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, aqui está o meu lugar.”

Aristóteles

Você já encontrou seus talentos e paixões que foram ao encontro das necessidades do mundo? Reflita sobre isso com bastante carinho e sem nenhuma pressa. Se possível, transforme essa frase em uma oração ou um mantra. Agora que já conheço essa frase, já a deixei gravada no mais profundo da minha mente, para que me lembre dela todos os dias.

Qual a marca que você quer deixar no mundo? Entendendo e vivenciando esse questionamento do Aristóteles, garanto a você que as marcas serão maravilhosas e farão diferença na vida de muitas pessoas.

Paz e luz…

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Aqui é o meu lugar

  1. Leidiane Santos da Silva

    Bom dia!

    Obrigada por esse texto.
    Com certeza vc encontrou o seu lugar e esse texto me ajudou muito na procura do meu.

    Abraço fraterno.
    Leidiane Santos.

    Enviado do meu iPad

    >

Deixe uma resposta

