Ser amável não é ser agradável

Por Isaias Costa

Nesse texto eu vou falar sobre um tema que acaba afligindo muita gente, a sutil e importante diferença que existe entre ser AMÁVEL e ser AGRADÁVEL. Esses comportamentos são muito diferentes, e quanto mais cedo você aprender a ser amável de verdade, mais a sua vida dará um salto de qualidade.

O que é ser amável? É você ter no seu coração o desejo profundo de fazer o bem às pessoas e agir com compaixão, porém, sem JAMAIS deixar de ser você mesmo, sem JAMAIS se desconectar da sua essência. É exatamente nesse ponto que muitas pessoas não conseguem pôr em prática na vida essa amabilidade. As pessoas que buscam ser agradáveis se esforçam para agirem com amor, com carinho, com dedicação, porém, é comum elas se ANULAREM, ou seja, elas deixam de ser elas mesmas para serem recebidas pelas outras como “boazinhas”, inclusive até já falei outras vezes aqui que ser “bom” é absolutamente diferente de ser “bonzinho”.

Quero aproveitar essa reflexão para compartilhar um dos vídeos que mais me fez refletir de forma profunda sobre isso, esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores vídeos já publicados pelo jornalista e radialista Flávio Siqueira. Escute com bastante atenção e abertura de mente. Garanto a você que se você conseguir absorver a mensagem transmitida por ele, sua vida vai começar a mudar e você de fato passará a se tornar amável…

Eu falo isso para você lembrando do meu passado, eu já fui um cara que buscava ser o “legalzinho” para tentar agradar todo mundo, e o resultado disso tudo é que eu não era amado de verdade por ninguém, a começar por mim, logicamente. Quem tenta ser agradável para todos mostra na realidade ter diversas CARÊNCIAS EMOCIONAIS. Eu era carente afetivamente e tentava suprir essa carência sendo bonzinho, grande engano! O que supre na raiz essa carência se chama AMOR PRÓPRIO. Eu fui aprendendo a me valorizar de verdade e entendendo que ninguém, absolutamente ninguém consegue agradar todo mundo. Saber disso é um libertação, tira de você um peso completamente desnecessário que você insiste em carregar pela falta desse AUTOCONHECIMENTO. Escrevi tempos atrás um texto bem mais detalhado sobre isso, recomendo que você o leia, pois a sua mensagem complementa de forma muito interessante a ideia transmitida nesse texto que você lê agora, o link está logo abaixo.

O risco de querer agradar a todos

Há muito mais a ser falado sobre esse tema, mas vou deixar as reflexões com você agora. Que você consiga introjetar no mais profundo do seu ser que precisamos ser amáveis, e não nos preocuparmos em sermos agradáveis. Pois sendo amáveis, nos tornamos agradáveis para aquelas pessoas que vibram de uma forma parecida com a gente, e isso é que é o importante…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

