O destemor nos torna livres

Por Isaias Costa

o-mindfulness-practice-facebook-1

Eu já falei em diversos textos que, para mim, nada supera a sensação de ter LIBERDADE. Minha alma sempre ansiou por isso e a cada dia me sinto livre para ser quem eu sou, com alegria e autenticidade.

Muitas pessoas querem se tornar livres, mas não conseguem devido ao maior de todos os empecilhos, o MEDO. Neste texto farei uma breve reflexão sobre o antídoto para o medo, que se chama CORAGEM, é ela que nos torna livres. Quanto mais corajosos nós somos de seguirmos a nossa alma, mais livres nos tornamos…

“Coragem não é apenas possível, é a derradeira alegria. Quando você toca o destemor, você está livre. Se eu estou em um avião e o piloto anuncia que o avião está prestes a falhar, vou praticar respiração consciente. Se você receber más notícias, espero que você vá fazer o mesmo. Mas não espere por um momento crítico chegar para você começar a praticar a transformar o seu medo e viver conscientemente. Ninguém pode lhe dar coragem. Mesmo se o Buda estivesse sentado bem aqui ao seu lado, ele não poderia dar isso a você. Você tem que praticar e realizar você mesmo. Se você fez da prática de mindfulness um hábito, quando surgirem dificuldades, você saberá o que fazer.”

Thich Nhat Hanh

Eu achei essa frase no monge Thich Nhat Hanh perfeita, porque ele coloca como exemplo uma situação limite. Não há uma situação que possa nos deixar com mais medo de morrer do que um avião que está prestes a cair.

Ele deu esse exemplo de propósito, para dizer às pessoas o quanto a prática meditativa pode ir longe. Ao praticar a mindfulness, que significa ATENÇÃO PLENA. Você concentra toda a sua energia e pensamentos no momento presente, naquilo que você está fazendo AGORA. Viver o agora em plenitude nos torna livres. Basta observar os animais na natureza e todos os seres vivos que nela habitam. Todos eles vivem apenas o hoje, e por isso, têm uma harmonia absolutamente impressionante com tudo.

Em um passado muito distante, nós também já tivemos essa harmonia com a natureza. O que mudou? Mudou a nossa maneira de encarar a vida. Pouco a pouco o estresse foi tomando conta do ser humano, preocupações quanto ao futuro e mágoas com o passado fizeram com que ele se deslocasse do agora para o que não existe, o futuro miragem e o passado história.

Para viver o AGORA é preciso CORAGEM e . Acreditar que você está vivendo o melhor possível e prestando atenção na estrada que está trilhando. Praticar uma meditação, um Yoga, Thai Chi Chuan, relaxamentos, ou mesmo orações, pode ajudar muito a sentir a vida acontecendo a cada segundo. Todas essas práticas nos transportam para o AGORA, por isso que recomendo com tanta ênfase, porque vale a pena. Depois que passei a meditar todos os dias, mesmo que por alguns minutos, minha vida se transformou. Hoje sou muito mais feliz e esse sentimento só cresce mais e mais a cada dia.

Desejo o mesmo a você que me lê agora. Digo como o mestre Thich Nhat Hanh, se você transformar a atenção plena em um HÁBITO, sempre que as situações limites ou críticas surgirem, você saberá o que fazer. Mas como ele mesmo diz, não adianta apenas ler a respeito e ficar por isso, é preciso praticar. Vamos praticar?…

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “O destemor nos torna livres

  1. Excelente texto!
    Não é fácil atingir esse ponto, mas o caminho tem que ser iniciado.
    É um aprendizado contínuo e que vale muito a pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s