A paz conquistada pelo autoconhecimento

Por Isaias Costa

mulher-na-rede-quintal-de-casa-cpia-762x333

Lendo as sábias palavras do místico indiano Krishnamurti, fiquei refletindo sobre a importância do autoconhecimento na transformação da nossa vida. A verdadeira paz só pode ser conquistada através do autoconhecimento. Vamos a ela?

“O autoconhecimento é infinito; nunca se chega a um remate, nunca se chega a uma conclusão. É um rio sem fim. Estudando-o e penetrando-o mais e mais, encontramos a paz. Só quando a mente está tranquila – em virtude do autoconhecimento e não em autodisciplina – só então, nessa tranquilidade, nesse silêncio, pode manifestar-se a realidade. Só então pode haver bem-aventurança, ação criadora. E se, sem termos essa compreensão, esta experiência, pomo-nos a ler livros, a assistir a conferências, a fazer propaganda, isso me parece extremamente infantil, uma simples atividade sem muita significação. Mas se, ao contrário, o indivíduo for capaz de compreender a si mesmo e, por conseguinte, de fazer nascer aquela felicidade criadora, aquele experimentar de algo não produzido pela mente, então talvez possa haver uma transformação imediata das relações, ao redor de nós, e, por conseguinte, no mundo em que vivemos.”

Krishnamurti

Ao ler essas palavras, eu me transportei para minha adolescência, tempo no qual comecei a me tornar um cara extremamente tímido e fechado no meu mundo. Lembro que, mesmo com todo meu isolamento, já buscava, de certa forma, as mesmas leituras que me preenchem hoje. Com uma diferença básica e extremamente importante, eu não me conhecia nem um pouco.

Em resumo, praticamente a maior parte dos livros que eu li nessa época não me serviram de muita coisa, porque, como até eu já disse em um texto mais antigo do blog, eu buscava os estudos e as leituras como um mecanismo de fuga para uma área da minha vida em que não era desenvolvido, os relacionamentos interpessoais.

Só depois de muitos sofrimentos e quedas na vida, comecei a, de fato, silenciar o meu coração e me aquietar para conseguir ouvir o que ele tinha para me dizer. Foi assim, que pouco a pouco fui me conhecendo e explorando meus potenciais.

Tem um detalhe interessante que eu nunca falei por aqui, mas que mostra essa mudança de vida através do autoconhecimento. Na minha adolescência, eu li diversos livros, sem conseguir retirar deles os seus ensinamentos. Grandes nomes como Dalai Lama, Osho, Brian Weiss, Taylor Caldwell entre outros, faziam parte das minhas leituras, mas o que ficou desta época? Quase nada.

Praticamente todos esses livros foram relidos depois de alguns anos, principalmente os do Dalai Lama. Algumas vezes eu cheguei até a dizer esse absurdo aqui: “Não gostei não. Os livros desse senhor são autoajuda barata. Eu lá vou ler isso…”. Só para você ter uma noção do tamanho da minha ignorância na época.

Hoje, se você der uma pesquisada no blog, vai perceber que escrevi dezenas de textos inspirados nele e o tenho como uma das minhas maiores referências na vida. Procuro vivenciar os princípios da compaixão que tão bem ele nos ensina. Grande Dalai Lama!

Hoje eu já me conheço muito mais e sei que estou no caminho certo. Descobri meus maiores talentos e estou desenvolvendo-os pouco a pouco. Desta forma, como o próprio Krishnamurti diz, nasceu em mim essa felicidade criadora. Isso é muito interessante, além dos textos que escrevo, nasceu em mim essa felicidade expandida, que as pessoas sentem quando vou até o encontro delas.

Quero com esse pequeno texto apenas lhe levar a refletir um pouco sobre isso. O autoconhecimento é uma busca absolutamente individual. Não adianta querer ser igual ao fulaninho ou ciclaninho, porque você é você. O verdadeiro autoconhecimento nos leva a sermos cada vez mais AUTÊNTICOS. Seja autêntico, seja você mesmo, e assim, a paz se instalará no mais profundo do seu ser e você passará a ser um agente transformador nesse mundo. Sua presença vai fazer diferença onde você for e seu jeito de ser inspirará os outros a também buscarem esse autoconhecimento. Acredite! É assim! Vivencie e você será prova viva do que estou dizendo aqui…

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

