Estar ocupado não quer dizer muita coisa

Por Isaias Costa

homem-correndo-relogio-pretobranco

Nos últimos tempos tenho refletido bastante a respeito de ESTAR OCUPADO, provavelmente porque eu estou muito ocupado. Eu nunca trabalhei tão intensamente até esse momento e essa reflexão surgiu disso.

É comum as pessoas se confundirem quando olham para uma pessoa muito ocupada e pensam que ela é importante. Será mesmo? Vamos pensar um pouco sobre isso? Para embasar essa reflexão, compartilho algumas palavras do psicólogo americano Rollo May.

“Muitas pessoas estão ocupadas só para disfarçar a ansiedade; seu ativismo é um modo de fugir de si mesmas. Elas obtêm um pseudo e temporário senso de vivacidade correndo de um lado para o outro, como se estivessem realizando algo só pelo fato de se movimentarem, ou como se estarem ocupadas fosse uma prova de sua importância.”

Rollo May

Ele vai direto na ferida com as suas palavras. Existe uma diferença enorme entre ESTAR OCUPADO e ser PRODUTIVO. Temos estas possibilidades:

  • Alguém pode estar ocupado e ser produtivo;
  • Pode estar desocupado e ser produtivo;
  • Pode estar ocupado e ser desprodutivo;
  • E pode estar desocupado e ser desprodutivo.

Essas são as 4 possibilidades. Falando com sinceridade! Se alguém está dentro da 4ª possibilidade, é bom que procure refletir com carinho sobre o que veio fazer nesse planeta, porque eu acho quase um atentado contra a existência alguém abrir a boca e dizer: “Não tenho nada pra fazer…”.

Como assim não tem nada pra fazer? Eu me tremo quando escuto essas palavras de alguém. Nossa!

Muitas pessoas fazem parte da 3ª possibilidade. Pelo fato de estarmos no Ocidente, com uma cultura totalmente voltada para o consumo e para o materialismo, eu me arrisco a dizer que eles estão em maioria, e um pouco adiante vou explicar porque penso isso…

A 2ª possibilidade é maravilhosa, porém, ela só pode ser vivida pelos SÁBIOS ou pelo menos pelos que estão aspirando à sabedoria. As pessoas mega criativas oscilam constantemente entre a 1ª e a 2ª possibilidade. Eu mesmo, no ano de 2014, fiquei desempregado um bom tempo e nesse tempo desocupado escrevi textos que marcaram a história desse blog e estão entre os mais acessados. Ou seja, tornei minha vida produtiva mesmo estando desocupado, entende?

A 1ª possibilidade é a mais difícil de todas, porém, deveria ser o desejo de todos nós, concorda comigo? Já pensou você ser ocupado e produtivo? O mundo inteiro agradecerá por isso e uma energia imensa de alegria poderá fazer com que esse mundo se torne um lugar melhor.

No momento, tenho trabalhado quase todos os dias nos três turnos e ainda consigo encontrar tempo para estar aqui compartilhando conhecimentos e experiências de vida com você. Não é nada fácil, pode ter certeza disso! Exige muito FOCO, DISCIPLINA e DETERMINAÇÃO. É preciso haver um PROPÓSITO por trás para que tudo transcorra bem e flua com facilidade.

Eu acredito muito que minhas palavras podem levar os leitores a refletirem sobre suas vidas e seus caminhos, por isso, mesmo estando muito ocupado, sempre consigo encontrar tempo para me dedicar ao blog. Isso é uma ESCOLHA, eu escolho estar aqui. E você? Escolhe estar aonde? Pense sobre isso…

Voltando à 3ª possibilidade! Eu acredito que a maior parte das pessoas está nela por causa de uma coisinha chamada ANSIEDADE. O número de pessoas ansiosas e estressadas é algo surreal, não consigo nem imaginar quantas pessoas assim existem não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

É nesse ponto que acontece a falta de produtividade. Já constatei através de mim mesmo que a verdadeira produtividade acontece quando estamos SERENOS.

Guarde essas palavras ou anote em algum lugar: A VERDADEIRA PRODUTIVIDADE ACONTECE QUANDO ESTAMOS SERENOS.

Por causa disso que a maior parte das pessoas está na 3ª possibilidade. Para adquirir essa serenidade e paz é preciso antes haver um profundo mergulho no AUTOCONHECIMENTO. É o que eu venho fazendo há muitos anos, o que tem feito e continua fazendo toda a diferença.

Se você observar bem, da 4ª para a 1ª possibilidade há um caminho de ASCENSÃO, e essa ascensão acontece à medida que vamos ganhando mais consciência. Em minha opinião, ser produtivo é fazer algo que beneficie tanto você quanto as outras pessoas. 

Meu conceito de produtividade é esse, e considero bem simples de compreender. O próprio nome PRODUZIR remete a isso, eu faço algo para os outros, destinado aos outros.

Pois é! Até agora eu só falei sobre essas possibilidades. Mas afinal? O que fazer para se tornar mais produtivo?

Essa pergunta é comum entre os coachs e empresários. Eles falam um montão de coisas, mas sabe o que eu digo a você? Talvez você se espante!

NÃO FAÇA NADA

O quê? Como assim não fazer nada? Vou explicar. Esse nada não quer dizer ficar deitado na cama dormindo o dia todo. Isso parece mais é uma depressão! Esse nada é entrar em um estado de QUIETUDE DA MENTE, para poder refletir sobre a vida e seus caminhos em PAZ e conectado com o coração.

Você não faz ideia do poder imenso que surge na gente com essa quietude. Acredite! Foi assim comigo e pode ser com você também. Esse é um exercício de autoconhecimento. Ao mergulhar em si mesmo, pouco a pouco você vai conhecendo melhor todas as suas potencialidades para poder desenvolvê-las.

Na quietude pude perceber o quanto eu poderia ser um grande professor e é isso que estou me tornando. Jamais conseguiria me tornar um excelente professor com ansiedade, com insônia, com desespero. E isso vale para toda e qualquer profissão.

Portanto. Esse é o meu recado para você hoje. Não se preocupe com essas possibilidades, eu as coloquei para ser mais didático e para que esse texto fosse fácil de ler.

Agora você já sabe! Quer se tornar mais produtivo? Busque a conexão com o seu ser interior mais profundo. Desta forma, não tenho a menor dúvida de que você será produtivo…

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Estar ocupado não quer dizer muita coisa

  1. Santos

    Realmente vivemos um momento de muita ansiedade, e é dificil encontrar essa paz interior, que nos liberta e faz encontrar quem a gente é. Muito grandiosa a mensagem, precisamos de pessoas assim para dividir suas experiencias. abraço!

Deixe uma resposta

