O que significa se converter?

Por Isaias Costa

006d20b980edbfc870fa57d68fdb3f04

Nós vivemos em uma sociedade que, pela falta de autoconhecimento e pela cultura voltada para o materialismo, não sabe o significado real de um montão de palavras.

Esse texto talvez venha a lhe surpreender. Alguma vez você já se questionou sobre O QUE SIGNIFICA SE CONVERTER?

Eu já me fiz esse questionamento muitas vezes e hoje compartilho com você a melhor resposta que eu já li, do escritor, filósofo e teólogo Jean-Yves Leloup. Veja só!

“A primeira frase de Jesus é: Metanoie-te. Que muitas vezes é traduzido por: Convertei-vos. Como uma tradução da palavra hebraica Teshuvá, que significa voltar para si mesmo, voltar para sua terra.

Os antigos diziam que a conversão é voltar daquilo que é contrário a nossa natureza para aquilo que lhe é próprio. Reencontrar em nós essa natureza do Cristo. Essa natureza que é ao mesmo tempo luz e compaixão.
Mas qual caminho tomar?

E é aqui que a palavra Metanoie-te é importante. Assim como na palava metafísica, o radical meta significa além, por além, do mental. 

Metanoie-te é um convite a irmos além do mental. Ou seja, na maior parte do tempo vivemos em nossos pensamentos, não vivemos a realidade, vivemos na realidade interpretada; sejam as interpretações positivas, negativas ou neutras da realidade. E trata-se de irmos além dessas representações, e entrarmos num olhar puro, virgem, de todas as projeções; um olhar esvaziado de todas essas projeções que projetamos sobre o real. Não vemos a realidade, mas sim as imagens, as ideias, julgamentos sobre a realidade, e trata-se de sair dessa ilusão.”

Jean-Yves Leloup

************************

Muito interessante não acha? Você percebe que o que ele fala, inspirado no mestre Jesus Cristo, é exatamente o contrário do que a maior parte das pessoas acredita?

Se converter significa VOLTAR DAQUILO QUE É CONTRÁRIO À SUA NATUREZA.

Repito com bastante ênfase a SUA, A SUA NATUREZA.

Nós somos seres únicos nesse planeta, jamais existirá ninguém igual a nós, somos joias raras habitando esse planeta tão imensamente belo. E precisamos retornar a esse abrigo que se encontra dentro de nós mesmos.

Jesus sempre dizia a todas as pessoas: “O reino dos céus está dentro de vós…”, porém, esse ensinamento tão belo e profundo foi extremamente distorcido ao longo desses mais de 2000 anos da sua partida.

Eu acho engraçado que para a maior parte das pessoas, pelo menos no Brasil, se converter significa “aceitar Jesus como o salvador”. 

Seria lindo se essa fosse a verdade! Eu ficaria imensamente feliz se de fato se converter fosse isso. Nossa! O Brasil e o mundo já teriam se tornado um paraíso…

Mas isso não se verifica. Por quê? Muito simples! Porque não há uma aceitação real de Jesus, o que acontece é uma espécie de DOUTRINAÇÃO, na qual o líder de algum grupo religioso tenta se sobressair, impor regras e ordens etc. aí a coisa desanda. As pessoas se tornam reféns de cultos, de preceitos, de dogmas, de rituais e nem se dão conta disso.

O que falta para praticamente todas elas é um mergulho profundo para dentro de si mesmas. O AUTOCONHECIMENTO.

Lembra as palavras de Jesus? “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará…”.

Essa verdade já existe desde que você surgiu nesse mundo, ela sempre esteve dentro de você mesmo, essa verdade mora no mais profundo do seu coração e você pode acessá-la hoje mesmo, basta que você se AQUIETE e ouça essa voz tão doce e silenciosa…

A maior parte das pessoas se deixam ser doutrinadas porque SUAS MENTES estão fazendo muito barulho. Barulho mesmo! Já disse outras vezes que era religioso há alguns anos, porém, nesse tempo nunca tive acesso à minha verdade, a verdade que me libertou. E sabe qual era um dos motivos? Um dos principais? BARULHO

Participava de encontros de jovens e o que acontecia do começo ao fim era praticamente só barulho e mais barulho, mas para eles era chamado de “louvor”.

Deus mora na gente e ele adora o silêncio. Sua manifestação verdadeira e profunda em cada um de nós só acontece no silêncio. Será que você ainda duvida disso?

Portanto! Esse é o recado que queria lhe passar hoje. Espero que tenha sido bastante claro e objetivo.

O que acha de você procurar a verdadeira conversão? Saiba que você nunca vai encontrá-la na igreja, no padre, no pastor, no guru, num líder religioso etc. essa conversão já está aí, dentro de você mesmo, e ela só vai acontecer quando você SILENCIAR completamente, eliminar todos os barulhos que lhe impedem de ouvir essa voz suave…

Para continuar a refletir sobre isso, compartilho uma belíssima frase do mestre Yogananda que resume bem a ideia transmitida nesse texto. Paz e luz…

Se a água ficar quieta por muito tempo, o barro se depositará no fundo e a água se tornará clara. Na meditação, quando o barro de seus pensamentos inquietos começa a depositar-se, o poder de Deus começa a refletir-se nas águas claras de sua consciência.

Paramahansa Yogananda

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “O que significa se converter?

  1. Ângela Diehl

    Texto magnífico e verdadeiro !

  2. Vladimir Godoy

    Parabéns Isaias teus textos são bons de mais , gratidão irmãozinho tudo de bom pra ti!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s