A sabedoria dos aviões

Por Isaias Costa

taprainbow

Achou estranho o título desse texto? Pois é! Tive essa inspiração “do nada” outro dia. Você sabia que os aviões têm uma sabedoria incrível para nos ensinar? Como assim? Como um objeto pode me trazer sabedoria? Vou explicar…

Quando todos os passageiros já estão acomodados nas suas poltronas e os procedimentos para se iniciar o voo já estão acontecendo, ou as aeromoças ou um vídeo gravado falam essa célebre frase:

“Em caso de despressurização máscaras individuais de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico e respire normalmente, auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua”.

Você já parou para pensar com carinho na profundidade que existe por trás dessa frase? Ela está nos ensinando uma VERDADE UNIVERSAL: eu só posso fazer qualquer coisa pelo outro se antes eu fizer por mim mesmo…

Tudo na vida e no universo funciona dessa maneira, porém, nós teimamos em fazer diferente. Parece simples e até óbvio, não é? Se houver uma despressurização e você for rápido em colocar a máscara de oxigênio, você terá muito mais condição de colocar a máscara na pessoa que estiver ao lado. Se você não colocar a máscara, além de essa possibilidade ser infinitamente menor, mesmo que você consiga colocar a máscara na outra pessoa, talvez você desmaie em seguida pela falta de ar.

E aí? De que adianta salvar uma pessoa e correr o risco de morrer, por pura falta de sabedoria? Pois esta eu denominei de SABEDORIA DOS AVIÕES. Interessante não é?

Parece que eu estou de brincadeira, mas é verdade, inclusive todos os grandes mestres da humanidade ensinam a mesma coisa, tudo que fizer deve ser feito primeiro para si mesmo e depois para os outros.

Deveria ser assim com o conhecimento, sabia? Por isso que eu falo tanto sobre AUTOCONHECIMENTO. Somente me conhecendo pelo menos relativamente bem, eu posso ter mais autoridade para ensinar as outras pessoas, e serei ouvido com muito mais atenção.

Para amar alguém de verdade eu preciso antes de tudo me amar.

Para poder ajudar uma pessoa que esteja doente, eu preciso estar bem comigo mesmo. Não tem como um doente ajudar outro doente.

Para ajudar alguém financeiramente, eu tenho que primeiro conseguir dinheiro.

Um professor só pode ensinar um conteúdo qualquer a alguém se ele domina esse conteúdo.

Enfim. Tudo começa primeiro na gente para depois ser levado para os outros! Mas o engraçado é que existem muitas pessoas com CRENÇAS LIMITANTES que dizem isso aqui: “Não! Mas se eu pensar primeiro em mim eu estarei sendo egoísta, ou pensarão que sou egoísta…”.

Percebe? É exatamente o contrário! Quanto mais eu busco ME CONHECER, mais preparado estarei para ajudar as outras pessoas e mais recursos terei disponíveis para fazer isso.

A minha visão sobre o egoísmo é bem diferente, e aprofundei mais nesse texto abaixo, vale a pena a sua leitura.

O que é egoísmo?

Portanto, que essas poucas palavras lhe levem a refletir sobre essa grande verdade: primeiro eu, depois os outros…

* Sugestões de leitura

Dar e receber amor

Dê e lhe será dado

Só é seu aquilo que você dá

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

